Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Saúde

Reunião em Belém busca melhorias para a saúde de Parauapebas

O Secretário de saúde, Coutinho, o Deputado Estadual Gesmar Costa e o promotor Helio Rubens estão reunidos com o Secretário Estadual de Saúde para solucionar os problemas da Alta Complexidade na saúde de Parauapebas

A Constituição Federal de 1988 deu um importante passo na garantia do direito à saúde com a criação do Sistema Único de Saúde, o SUS. Seus princípios apontam para a democratização nos serviços de saúde, que deixam de ser restritos e passam a ser universais.

Da mesma forma, deixam de ser centralizados e passam a ser norteados pela descentralização, com os estados e municípios assumindo suas responsabilidades e prerrogativas diante do SUS, bem como desenvolvendo ações que deem prioridade à prevenção e à promoção da saúde.

Essa descentralização da saúde tem provocado um colapso financeiro na Secretaria de Saúde de Parauapebas, já que o município vem arcando com despesas que por Lei deveriam ser do Estado.

Para tentar solucionar esse problema, o Ministério Público do Pará, por meio do promotor de justiça Hélio Rubens, o Secretário de Saúde de Parauapebas, José das Dores Couto, e o Deputado Estadual Gesmar Costa estão hoje (14) na Secretaria Estadual de Saúde Pública – Sespa, em Belém, em uma reunião com o Secretário Estadual da Pasta, Vitor Manuel Jesus Mateus.

O encontro teve como objetivo principal sensibilizar o Estado do Pará a assumir os custos dos serviços médicos de Alta Complexidade (UTI, UCI, Hemodiálise, Cirurgias Eletivas…) realizados no município de Parauapebas, que hoje estão sendo arcados pelo prefeitura local. O pleito se baseia na lei do Sistema Único de Saúde – SUS, que confere aos Estados a responsabilidade pela Alta Complexidade.

A reunião teve início por volta das 16 horas e ainda não tem hora para terminar. Mais detalhes sobre o que ficou decidido nesta reunião em breve aqui no Blog.

Política

Deputado Beto Salame recebe prefeito Tião Miranda para tratar de parcerias por Marabá

A reunião, em Brasília, é simbólica e mostra que as lideranças políticas de Marabá podem e devem unir forças em prol do município.

Na tarde desta quinta-feira, em seu Gabinete em Brasília, o deputado Beto Salame (PP) recebeu a visita do prefeito de Marabá, Tião Miranda (PTB). O prefeito estava acompanhado do presidente da Câmara Municipal, vereador Pedro Correia, e do seu chefe de gabinete, Valmor Costa. O teor da reunião foi a união de esforços em prol do desenvolvimento de Marabá.

Tião Miranda destacou a importância do trabalho conjunto com Beto Salame para viabilizar um investimento de cerca de R$ 65 milhões junto ao Ministério da Integração Nacional para a ampliação da obra do cais de arrimo da Orla dos rios Tocantins e Itacaiúnas.

O deputado ressaltou que esse investimento é uma prioridade do seu mandato e tem o compromisso do ministro Hélder Barbalho de viabilizar a alocação desses recursos. “Inclusive o projeto já está pronto. Os técnicos do Ministério já estiveram em Marabá e a obra vai contemplar cais de arrimo no final da Orla no rio Tocantins, uma parte no Itacaiúnas próximo ao bairro Francisco Coelho e também nos bairros do Amapá e Folha 33”, informou o deputado.

O prefeito de Marabá agradeceu o empenho do deputado na liberação de um caminhão caçamba e um caminhão coletor de lixo para a prefeitura, como também a destinação de recursos, através de emenda parlamentar, para a pavimentação de ruas que dão acesso ao Lar dos Idosos, na Folha 6, e disse que sua gestão estará de braços abertos para reconhecer todos os esforços que forem feitos pelo deputado em favor do município.

Beto Salame enumerou uma série de outras ações que vem desenvolvendo em favor de Marabá e reafirmou sua disposição em unir forças em prol do município. “Além do que já foi entregue, colocamos recursos que esperamos sejam liberados ainda este ano para a aquisição de uma patrol para a prefeitura; mais 400 mil para a construção de poços artesianos, com chafariz; e estamos viabilizando recursos para a área da saúde pública”, pontuou.

Apesar de não ser diretamente para a prefeitura, mas importante para o município, Beto Salame já destinou recursos para a construção do Restaurante Universitário do Campus de Marabá da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará e colocou emenda para a aquisição de uma geleira para a Colônia Z 30.

No governo do prefeito João Salame, o deputado liberou recursos para a pavimentação de ruas no bairro Laranjeiras e na Folha 15; recursos para o custeio da saúde pública e para equipar creches. “Da mesma forma como ajudamos o prefeito João Salame vamos ajudar o prefeito Tião Miranda. Marabá tem que estar acima de qualquer divergência política”, assegurou.

Para Beto Salame, a visita do prefeito Tião Miranda é simbólica no sentido que as lideranças de Marabá devem unir forças em prol do município. “Sabemos que existem divergências, mas elas precisam ser superadas em benefício de nossa cidade. A hora é de trabalhar e não de acentuar diferenças. Se o prefeito nos procura para propor essa parceria nós só temos que responder afirmativamente e trabalhar ainda mais pela nossa gente”, finalizou o deputado. (Com informações da Assessoria de Imprensa do Deputado Beto Salame)

Sebrae

SEBRAE presta consultoria aos moveleiros de Parauapebas

A consultoria serviu para que os cooperados saiam da informalidade

Com o objetivo de instruir os empresários que estão instalados no Polo Moveleiro sobre os meios de formalização dos empreendimentos, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) reuniu com a categoria durante a manhã de quinta-feira (13), na sede da Cooperativa da Indústria Moveleira e Serradores de Parauapebas (Coopmasp).

A gestora de projetos do SEBRAE, Tatiane Fard explicou por meio de gráficos todos os caminhos a serem seguidos para regularização das empresas. “Esse encontro foi bem produtivo, pois todos puderam ver as possibilidades de formalização tanto para o microempreendedor individual, quanto para o microempresa. Esperamos que eles possam sair da informalidade e busquem ampliar o mercado para os consumidores”, disse.

O microempresário Dionatas Sousa ficou atento a cada informação. “Muito bom. Estão nos dando toda a bagagem de conhecimento para que possamos prosseguir e reerguer nossa empresa”, declarou.

De acordo com o presidente da Coopmasp, Sérgio Ferreira, a ideia é que os moveleiros sejam acompanhados sempre que possível. “O SEBRAE se disponibilizou em nos auxiliar na medida em que forem surgindo as demandas. Tudo faz parte do processo para que todos nós possamos trabalhar dentro da legalidade”, afirmou.

Toda a movimentação foi acompanhada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento de Parauapebas (Seden), que possui um coordenador responsável pelo Polo Moveleiro.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Coopmasp

Leia também Polo Moveleiro

Esporte

Convênio entre Liga Esportiva de Parauapebas e Semel é explicado para presidentes de clubes de futebol

Durante uma reunião amistosa realizada na noite desta quinta-feira (6), no ginásio poliesportivo foi apresentado aos presidentes dos 20 times vinculados à Liga Esportiva de Parauapebas (LEP) o formato do convênio que está sendo firmando entre a entidade e a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel).

“A Liga Esportiva de Parauapebas é uma referência. Juntos, Semel, Liga, os clubes e a sociedade, iremos tentar resgatar o futebol amador em Parauapebas e a grandiosidade que era”, afirmou o titular da Semel, Laoreci Diniz. Informações sobre valores do convênio e sua devida aplicação foram repassados durante o evento.

O foco principal do convênio é garantir a realização, até o final, do Campeonato Municipal de Futebol Amador com todas as condições necessárias para que os atletas e seus respectivos times possam atuar. “Quanto às melhorias no Estádio Rosenão, só podemos realizar após assinarmos o convênio”, informou o secretário.

“É um momento decisivo para o futebol amador de Parauapebas. Hoje ficou selada a parceria entre a LEP e a Semel. Vamos trabalhar juntos, para resgatar o futebol amador em nossa cidade. Nós, enquanto Liga Esportiva, devemos muito ao Darci, que é um apaixonado pelo esporte. Aquele nosso Estádio Rosenão foi construído no mandato dele”, destacou Eldemarte dos Santos, presidente da LEP. “Dia 20 ou 21 de maio já devemos iniciar as competições, com o apoio total da gestão municipal. Mas faremos também com responsabilidade e respeito ao dinheiro público e ao torcedor, que é a pessoa mais importante desse processo”, acrescentou o presidente da LEP.

“Essa reunião está muito boa porque ninguém está fazendo promessas. Estão nos passando a realidade e as condições para trabalharmos com o que amamos, que é o futebol. Temos que aproveitar essa oportunidade que temos à frente da Semel pessoas que já foram jogadores dos nossos times e conhecem bem a nossa realidade”, disse o presidente do Floresta Futebol Clube, Cleonilson Souza.

Política

Famep realiza reunião de Conselho Político em Brasília

A reforma da Previdência é o o principal item de preocupação dos prefeitos do Estado do Pará

Os dirigentes da Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (Famep), juntamente com os presidentes das Associações e Consórcios Regionais estiveram reunidos na tarde desta terça-feira, 7 de março, na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM), em Brasília. O encontro – que ocorreu após a reunião do Conselho Político Ampliado, realizado pela Confederação – teve por objetivo discutir pautas de interesse dos Municípios do Estado, além de debater estratégias para a XX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.

De acordo com o presidente da Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (Famep), Xarão Leão, o principal item de preocupação dos prefeitos do Estado é a previdência. “A nossa pauta é comum ao restante do Brasil. As dificuldades são as mesmas, mas a Previdência é algo que nos traz muita preocupação”, disse. Ele ressaltou que a Famep vai realizar, no dia 15 de março, Marcha com todos os prefeitos do Estado para debater a pauta.

Xarão destacou, ainda, a importância de os gestores se mobilizarem. “Devemos conscientizar os prefeitos sobre a importância do movimento municipalista. Os exemplos citados pelo presidente Paulo Ziulkoski sobre as conquistas do movimento, como o aumento do FPM [Fundo de Participação dos Municípios] e a repatriação, encorajam os novos prefeitos a seguirem essa carreira tão difícil. E isso pé muito importante”, disse o presidente.

Estiveram presentes o presidente da Famep, Xarão Leão; presidente do Consórcio de Desenvolvimento Sócio-Econômico Intermunicipal (Codesei) e prefeito de Abaetetuba, Alcides Negrão (Chita); presidente da Associação de Municípios do Araguaia, Tocantins e Carajás (Amat-Carajás) e prefeito de São Domingos do Araguaia, Pedro Paraná; presidente da Associação de Municípios das Rodovias da Transamazônica, Santarém-Cuiabá e Região Oeste do Pará (Amut) e prefeito de Santarém, Nelio Aguiar; presidente da Associação de Municípios do Arquipélago do Marajó (Amam) e prefeito de Muaná, Sérgio Murilo; presidente da Associação de Municípios da Calha Norte (Amucam) e prefeito de Oriximiná, Antônio Odinelio; presidente  Consórcio de Municípios Alagados pelo Rio Tocantins (Compart)  e prefeito de Tucuruí, Jones Wiliam.

Demandas

Na quarta-feira (8), a comitiva paraense reuniu ainda com o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, e a bancada federal, onde solicitaram apoio para solucionar demandas das regiões, como o rebaixamento do linhão de energia na Calha Norte; pavimentação da BR 163 e Transamazônica; parcelamento do INSS; retomada do Projeto Calha Norte; financiamento para viabilização de recursos resíduos sólido; execução do Plano do Marajó; construção da ponte no Rio Araguaia, que vai ligar São Geraldo do Araguaia (PA) e Xambioá (TO); derrocamento do Pedral do Lourenço; Construção da Hidrelétrica de Marabá; pavimentação da BR 422; compensações ambientais para os municípios as jusante (Eletronorte); Criação de Matadouros, entre outros.

Prefeito e manifestantes discutem pauta de reivindicações

IMG-20140318-WA0002

O prefeito de Parauapebas Valmir Mariano Queiroz está nesse momento (19 horas) em reunião com lideranças dos manifestantes que acamparam no Morro dos Ventos, sede da PMP, hoje pela manhã.

Totô e Jorge Neres, do MST, e Ribamar, do Táxi Lotação falarão representando os manifestantes. ~

Durante a manhã e parte da tarde o prefeito Valmir Mariano vistoriou algumas obras em execução no município na companhia do deputado estadual Tião Miranda.

Parauapebas

Articulação Socialista do PT realiza plenária em Parauapebas

Por Bariloche Silva
A reunião realizada neste domingo (27) debateu estratégias a serem usadas pelos quatro pré-candidatos a vereador do grupo. Na oportunidade, os membros da AS-PT afirmaram apoio total à pré-candidatura de José das Dores Couto, o Coutinho (PT), ex-secretário municipal de obras que está na disputa para ser o sucessor de Darci Lermen.

Reunião AS-PT

Cerca de 200 filiados da Articulação Socialista do Partido dos Trabalhadores de Parauapebas se reuniram na manhã do último domingo (27) com o objetivo de debater estratégias a serem usadas na campanha dos quatro pré-candidatos que representarão a AS-PT nas próximas eleições municipais.

A plenária foi realizada nas dependências do Projeto Esperança e os trabalhos foram conduzidos de perto pelo Deputado Estadual Milton Zimmer (PT). Na oportunidade foram apresentados os nomes de Dona Leni, Girlan Pereira da Silva (ex-titular da Coordenadoria Municipal de Juventude) e dos vereadores Miquinha da Palmares e Zé Alves como pré-candidatos a vereador pela AS-PT. O lema da campanha da tendência petista será: “Articulação Socialista – A nossa força é nossa união”.

Presente na reunião, José das Dores Couto (Coutinho), pré-candidato a prefeito pelo Partido dos Trabalhadores de Parauapebas, em seu pronunciamento enfatizou aos presentes a importância de se estar discutindo com antecedência os rumos da campanha das eleições municipais que se aproximam e debater os melhores projetos para beneficiar os munícipes de Parauapebas. “Políticas públicas não são debatidas apenas dentro de gabinetes, precisamos reunir populares, ouvir propostas e só depois elaborarmos um plano de governo que contemple todas as classes sociais, principalmente as menos favorecidas”, destacou Couto, que na oportunidade foi bem recebido por membros da Articulação Socialista petista.

Por sua vez, Nilson Dias, atual presidente do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores, foi enfático ao dizer em seu pronunciamento que o PT tem sim candidato a prefeito para as próximas eleições municipais e não abrirá mão da sucessão.

error: Conteúdo protegido contra cópia!