Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Esporte

Vagas para atividades esportivas disponíveis gratuitamente na Secretaria de Esportes de Parauapebas

Crianças e adolescentes de até dezessete anos podem se inscrever para as atividades.

A prática de atividades esportivas é sempre indicada por especialistas da área de nutrição para o público infantil e juvenil, principalmente por conta do aumento considerável da obesidade em crianças e adolescentes. Os pais que tem interesse de colocar os filhos em atividades esportivas, gratuitamente, podem contar com as modalidades ofertadas pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel).

No início do ano a secretaria disponibilizou vagas para diversas modalidades esportivas, entre elas judô, jiu-jitsu, caratê, balé, vôlei, handball, futsal, capoeira e bicicross, e agora, no final do semestre, algumas vagas foram abertas para essas modalidades. Crianças e adolescentes de até dezessete anos podem se inscrever para qualquer uma dessas atividades.

De acordo com o secretário, Laoreci Diniz, cerca de quatro mil alunos estão matriculados na Semel. As aulas ocorrem sempre nos três principais polos esportivos: o Ginásio Poliesportivo, localizado no bairro Beira Rio, o Complexo, localizado no bairro Rio Verde, e a Praça da Juventude, no bairro Habitar Feliz II (Casas Populares II).

As inscrições são realizadas também nos polos, das 8 às 14 horas. É necessário que o responsável leve cópias dos seus documentos pessoais e também dos seus filhos, assim como comprovante de residência. Agora em julho a maior parte dos alunos entrará de recesso, as atividades retornarão a partir de agosto.

 

Esporte

Convênio entre Liga Esportiva de Parauapebas e Semel é explicado para presidentes de clubes de futebol

Durante uma reunião amistosa realizada na noite desta quinta-feira (6), no ginásio poliesportivo foi apresentado aos presidentes dos 20 times vinculados à Liga Esportiva de Parauapebas (LEP) o formato do convênio que está sendo firmando entre a entidade e a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel).

“A Liga Esportiva de Parauapebas é uma referência. Juntos, Semel, Liga, os clubes e a sociedade, iremos tentar resgatar o futebol amador em Parauapebas e a grandiosidade que era”, afirmou o titular da Semel, Laoreci Diniz. Informações sobre valores do convênio e sua devida aplicação foram repassados durante o evento.

O foco principal do convênio é garantir a realização, até o final, do Campeonato Municipal de Futebol Amador com todas as condições necessárias para que os atletas e seus respectivos times possam atuar. “Quanto às melhorias no Estádio Rosenão, só podemos realizar após assinarmos o convênio”, informou o secretário.

“É um momento decisivo para o futebol amador de Parauapebas. Hoje ficou selada a parceria entre a LEP e a Semel. Vamos trabalhar juntos, para resgatar o futebol amador em nossa cidade. Nós, enquanto Liga Esportiva, devemos muito ao Darci, que é um apaixonado pelo esporte. Aquele nosso Estádio Rosenão foi construído no mandato dele”, destacou Eldemarte dos Santos, presidente da LEP. “Dia 20 ou 21 de maio já devemos iniciar as competições, com o apoio total da gestão municipal. Mas faremos também com responsabilidade e respeito ao dinheiro público e ao torcedor, que é a pessoa mais importante desse processo”, acrescentou o presidente da LEP.

“Essa reunião está muito boa porque ninguém está fazendo promessas. Estão nos passando a realidade e as condições para trabalharmos com o que amamos, que é o futebol. Temos que aproveitar essa oportunidade que temos à frente da Semel pessoas que já foram jogadores dos nossos times e conhecem bem a nossa realidade”, disse o presidente do Floresta Futebol Clube, Cleonilson Souza.

Futebol

Bragantino é campeão do torneio início da 17ª edição da Copa Palmares de Futebol

Além de troféus e medalhas para o campeão e vice-campeão, o título do torneio início deu vaga para a 2ª fase da competição.

Por Fábio Relvas, direto da Palmares Sul

A bola rolou o dia inteiro neste domingo (19/03) para o torneio início da 17ª edição da Copa Palmares. As partidas foram realizadas na comunidade Palmares Sul, no estádio Castanheirão, que pertence ao Dallas Esporte Clube, e contou com a presença de um grande público para prestigiar o evento que já se tornou tradição em Parauapebas, sudeste do estado do Pará.

A competição é organizada pela Prefeitura Municipal de Parauapebas, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL), que neste ano inicia com uma nova gestão, tendo como presidente Laoreci Diniz. “As expectativas são boas. Organizamos uma ótima equipe para fazer parte da secretaria e contamos com o apoio da prefeitura, dando um padrão de qualidade e descentralizando o esporte”, afirmou Laoreci.

Antes da abertura do evento, houve toda uma cerimônia com direito aos hinos da cidade de Parauapebas e do Brasil, terminando com os discursos dos organizadores em cima do palanque montado. Representantes de cada time participaram de um sorteio para saber a sequência dos jogos. O torneio início contou com a participação de 34 equipes no sistema eliminatório e com as partidas tendo duração de 15 minutos corridos, sem intervalo e com algumas normas como critérios de desempate, entre elas: números de escanteios a favor, cartão vermelho do adversário, maior número de cartões amarelos do adversário e cobranças de pênaltis alternados.

Para passar credibilidade, a organização contou com uma arbitragem selecionada para comandar os jogos, mesclando juventude e experiência. A competição será uma espécie de seleção para a turma do apito visando futuros torneios na cidade. “Todos os campeonatos realizados pela SEMEL, vão ser arbitrados por profissionais locais. Estamos fazendo teste para apitar jogos da 1ª divisão da Liga Esportiva”, disse o árbitro Bruno Serejo.

Além de troféus e medalhas para o campeão e vice-campeão, o título do torneio início daria vaga para a 2ª fase da competição, uma motivação para os participantes, que correram atrás de seus objetivos durante mais de dez horas de bola rolando. A final foi decidida entre Bragantino e ARTCOM, que ficaram no empate em 0 a 0. A disputa seguiu para os pênaltis e as duas equipes converteram todas as penalidades, deixando o placar em 4 a 4. Como o estádio não tinha iluminação e a partida já estava no período da noite, a arbitragem decidiu jogar a moedinha para cima e deu Bragantino como o grande campeão do torneio início.

A competição terá inicio no próximo sábado (25/03) com os jogos sendo realizados no estádio Castanheirão e tem como o principal objetivo priorizar a participação de atletas da Palmares Sul e aqueles atletas que não tem oportunidade de participar de competições oficiais. Todos os times que disputaram o torneio início irão entrar na fase de mata-mata, com jogos de ida e volta, com exceção do ADEP que foi campeão em 2016 e já se garantiu na 2ª fase entre os 18 melhores, assim como o Bragantino, campeão do torneio início. “É um torneio sério, viemos para conquistar mais um título e tentar fazer história na Copa Palmares, uma competição difícil”, enfatizou o meio campo e capitão, Dinho Marcos, do ADEP.

Times que vão disputar a 17ª edição da Copa Palmares: ADEP, Dallas, Grêmio, VS-10, Bragantino, Real Madri, Real Massa, Novo Brasil, Estação, Rio Branco, Garimpo das Pedras, Açaí, ARTCOM, Vila Romana, Cidade Jardim, Palmares, Estrela Verde, Parazão, Internacional, Pontilhão, Tigre, Cobreloa, B.E.C, Primavera, Força Jovem, Águia Azul, Fênix Sport, União, MP, Jatobá, ASSERP, Atlético Paraense, Santa Cruz e Brasiliense.

Dois jogos movimentaram a programação de aniversário dos 27 anos de Parauapebas no estádio Rosenão

Por Fábio Relvas

Ao longo da semana, vários eventos foram realizados pela Prefeitura Municipal de Parauapebas em comemoração ao aniversário de 27 anos da cidade. O futebol não poderia ficar de fora e no domingo (10), no dia em que se comemorou a emancipação do município, o estádio José Raimundo Roseno Araújo, o Rosenão recebeu dois jogos festivos.

DSC_0332

No primeiro a Seleção de Parauapebas campeã do intermunicipal em 2006 recebeu o time dos índios da aldeia Xikrin do Kateté. A partida terminou com o placar de 3 a 1 para o time indígena, com dois gols de Bebyry Xikrib Djydjêkô e Pat-i Xikrin Kateté, enquanto Lovanor marcou para a seleção do Pebas.

A partida principal contou com a Seleção Master de Parauapebas contra a Seleção Carioca de Master. Os cariocas trouxeram vários jogadores que tiveram passagens pelos grandes times do Rio de Janeiro (Vasco, Flamengo, Botafogo e Fluminense), entre eles: Emerson, Júnior Baiano, Fábio Noronha, Gian, Ronald, Tinho, Cássio, Leandro Ávila, Willian, Haroldo, Marcelo Ribeiro, Estevão, Alan, entre outros.

DSC_0339

O jogo festivo terminou com o placar de 4 a 1 para os cariocas. O destaque da partida ficou por conta de Gian, o mesmo que atuou pelo Vasco e pelo Cube do Remo. O ex-atleta e agora treinador, marcou três gols dos cariocas e Alan também deixou sua marca, enquanto que Baiano fez o gol da Seleção de Parauapebas. “Foi um jogo festivo e especial. No dia das mães e no aniversário de Parauapebas, conseguimos realizar uma boa partida e tive tranquilidade na hora de fazer o gol. Nós praticamente fundamos o esporte na cidade”, afirmou Baiano, atleta da Seleção de Parauapebas.

Além de toda a festa, com paraquedismo, hinos e premiações, o evento esportivo da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), foi realizado em prol do ex-jogador Jorginho, que sofreu um acidente de moto e está em estado grave, realizando tratamento em Belém. Alguns desportistas da cidade de Parauapebas organizaram uma rifa para ajudar com toda a renda arrecadada. “O evento foi realizado da maneira como esperávamos. Foi muito bom. A Semel realizou vários eventos esportivos durante a programação de aniversário da cidade tendo bicicross, paraquedismo, moto show e futebol”, declarou João do Feijão, Secretário Municipal de Esporte e Lazer.

Fotos: Carlos Campos

Parauapebas

Dois novos secretários de Valmir Mariano tomam posse hoje em Parauapebas

“Política é como nuvem. Você olha e ela está de um jeito. Olha de novo e ela já mudou”. (Magalhães Pinto, político mineiro)

O vereador João Assi, o João do Feijão (SD) deve comunicar hoje pela manhã à mesa diretora que se afastará da Câmara Municipal de Parauapebas para assumir a Secretaria Municipal de Esporte Lazer de Parauapebas – Semel.

João do Feijão foi eleito pelo Partido Progressista – PP – na Coligação Unidos Por Parauapebas com 1.472 votos. 

O novo gestor da pasta do esporte é casado e tem 51 anos.

Deve assumir seu lugar Zacarias Assunção Vieira Marques, que é o primeiro suplente do PP com 1.431 votos, apenas 41 votos a menos que João do Feijão nas eleições 2012. Zacarias se declara de situação e deverá formar a base de apoio ao governo Valmir Mariano.

A posse de Zacarias enfraquece o grupo dos 8 vereadores do qual João do Feijão fazia parte e deve dar outro tom aos discursos e movimentações na Câmara de Parauapebas a partir do momento que este assumir a cadeira. Alguns vereadores que há pouco mais de 30 dias eram da base aliada, tais como Irmã Luzinete (PV), Josineto (SD) devem estar com a barba de molho nesse momento e analisando qual o melhor caminho a seguir no futuro. Luzinete já perdeu a Secretaria da Mulher (Terezinha de Jesus Gonçalves dos Santos, ligada a vereadora, foi substituída por Cimeire Santos, esposa do vereador Maridé -PSC)- )e outros cargos que mantinha quando era da situação, mas preferiu mudar de lado, persuadida pela oposição.

Leia o decreto que acaba de ser publicado pela PMP.

Decreto JF Semel

Quem também toma posse logo mais às 8h30 no gabinete do prefeito é Gesmar Rosa. Ele, como adiantado pelo Blog, assumirá a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Apesar de nomeado desde a semana passada, Gesmar havia solicitado uma semana de prazo ao prefeito para resolver assuntos pessoais.


Parauapebas: abertas as matrículas para as escolinhas da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer

A Prefeitura de Parauapebas informa que a partir da próxima segunda-feira (2) estarão abertas as inscrições para as escolinhas da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. A Semel oferecerá 12 modalidades esportivas, além de aulas no já reconhecido balé. Os interessados deverão comparecer a um dos três locais disponibilizados para treinos das 8h às 12 ou das 14h às 18h: Ginásio Poliesportivo, no Bairro Beira Rio; Complexo Poliesportivo,no Bairro Rio Verde; ou Praça da Juventude, nas Casas Populares II.

Menores de idade deverão estar acompanhados pelos responsáveis no ato da matrícula. Cópias da Certidão de Nascimento ou RG, comprovante de residência, declaração escolar (no caso de estudante) e uma foto 3×4 são exigidos para confirmar as inscrições.

image

Mais informações pelos contatos: (94) 99126-7411 (Ginásio) / (94) 98130-4620 (Complexo) / (94) 99285-7448 (Praça da Juventude).

Parauapebas

A 11ª Corrida de São Sebastião foi considerada a melhor de todos os tempos

Por Fábio Relvas

IMG_0993A Prefeitura Municipal de Parauapebas, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), realizou no dia 20 de janeiro, a 11ª edição da Corrida de São Sebastião, em homenagem ao padroeiro do município. Este ano o número de atletas participantes surpreendeu a coordenação do evento, onde mais de 200 atletas de Parauapebas e de outras regiões e estados, se inscreveram e correram pelas ruas da cidade, até chegarem à Paróquia de São Sebastião que fica na Praça Mahatma Gandhi.

O percurso foi de 7 km para a categoria masculina, 5,5 km para a categoria feminina e categoria especial (deficientes visuais) e 300 metros para a categoria especial (cadeirantes). Quem levou a melhor no masculino, foi o experiente atleta Itamar Silva, 32 anos, de Tucuruí, que pela segunda vez disputou a tradicional corrida de São Sebastião. A primeira vez foi ano passado, quando ficou em segundo lugar, este ano depois de muito esforço, o atleta que já tem nove anos no atletismo, alcançou o lugar mais alto do pódio. “Para mim, pela situação difícil que estou passando, foi importante ter vencido. Fui feliz na minha estratégia de ir no pelotão da frente, sou rápido e deu para chegar. Meu objetivo agora é fazer o índice para os Jogos Pan-Americanos”, afirmou Itamar, que concluiu a prova em 19 minutos e meio.

A ganhadora no feminino, também foi uma atleta de fora. Trata-se de Maria Sandra, 42 anos, natural de Caxias-MA. Com uma vasta experiência de 22 anos dentro do atletismo, a maratonista foi soberana em sua categoria e venceu com uma certa tranquilidade, com o tempo de 18 minutos e 18 segundos, batendo o recorde da prova. “O resultado foi satisfatório. A primeira corrida do ano, você nunca sabe como está fisicamente. Assim que chegar a minha cidade vou só arrumar as malas e viajar para Poço de Caldas, Minas Gerais, onde vou disputar a corrida Volta ao Cristo. Uma prova difícil, nunca corri lá”, declarou Maria.

IMG_1165

Mas nem todos vitoriosos foram atletas de fora de Parauapebas. Para honrar o nome da cidade, na categoria especial (cadeirante), Pedro Saraiva, ficou com o primeiro lugar, após ser vice ano passado. “Não tem melhor resultado que este. Me preparei um pouco. Ano passado participei da Corrida do Trabalhador. Apesar da cadeira não ser adequada para competições, consegui o meu objetivo. A nossa preparação é no dia a dia”, disse Pedro.

“Este ano a Corrida de São Sebastião foi considerada a melhor de todos os tempos, com número recorde de inscritos, melhores tempos dos atletas, maiores premiações, mais parcerias, enfim, vários fatores que encheram de expectativa a quem apoia o esporte do município de Parauapebas. Estou feliz, satisfeito por esta realização. Este ano foi a melhor corrida com recorde de atletas inscritos, que correram com a inovação do chip obrigatório ajudando a cronometrar eletronicamente o tempo. Quero agradecer o apoio da Paróquia de São Sebastião, além das parcerias como a Secretária de Saúde, o Corpo de Bombeiros, enfim. Não fazemos nada sozinho. Lembrando que a melhor premiação do estado é a nossa, com mais de 20 mil em premiações”, finalizou Marcel Nogueira, Secretário de Esporte do município.

Parauapebas

Abertas as inscrições para 11ª Corrida de São Sebastião

Estão abertas as inscrições para a Corrida de São Sebastião, padroeiro de Parauapebas. Os esportistas interessados deverão se inscrever até o dia 19 de janeiro, na secretaria da Paróquia de São Sebastião, na Praça Mahatma Gandhi, em horário comercial ou na sede da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), no Ginásio Poliesportivo, de 8 às 14 horas.

IMG_1285

Evento realizado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) com apoio da Paróquia São Sebastião, a disputa acontece pelo décimo primeiro ano consecutivo, com provas masculinas, femininas e categorias especiais (para deficientes visuais e cadeirantes), reunindo também atletas não profissionais.

A corrida acontecerá às 8 horas, dia 20 de janeiro, data em que é comemorado o dia do santo. O percurso para as categorias masculinas é de 7 km e iniciará em frente ao shopping da cidade.

A trajetória feminina e especial (deficientes visuais) será de 5,5 km, com saída do Posto de Fiscalização da Sefa (próximo ao Viaduto) para a categoria especial (cadeirantes) o percurso ainda será definido.

São parceiros do evento: Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT); Secretaria Municipal de Saúde (Semsa); Corpo de Bombeiros; Policia Militar.

Mais informações na Igreja de São Sebastião (94) 3346-3434 e Semel (94) 98179-0564/99220-9806 / 8808-0083/9167-1408/8169-9181

Confira as premiações destinadas a cada categoria:

  • Geral masculino e feminino (sem limite de idade ou residência):
    1º Lugar: R$ 1.500,00
    2º Lugar: R$ 1.000,00
    3º Lugar: R$ 700,00
  • Categorias Master masculino e feminino – 40 anos acima -; Categoria Especial – Deficientes Visuais – e  Categoria Especial – Cadeirantes:
    1º Lugar: R$ 1.000,00
    2º Lugar: R$ 700,00
    3º Lugar: R$ 500,00
  • Categoria Atletas Locais – 16 a 39 anos (masculino e feminino) e Categoria Atletas Locais Master – 40 anos acima (masculino e feminino):
    1º Lugar: R$ 700,00
    2º Lugar: R$ 500,00
    3º Lugar: R$ 300,00

Serão distribuídas medalhas de participação para os que se classificarem entre o 4º ao 10º lugar.

error: Conteúdo protegido contra cópia!