Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Esportes

Campeonato municipal de futebol de campo chega as quartas de finais

A competição já tem os classificados que disputarão as quartas de finais no Estádio Municipal Wilson de Souza a partir do próximo sábado (14).
Continua depois da publicidade

Prefeitura Municipal de Curionópolis, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL), realizou a primeira fase do Campeonato Municipal de Futebol de Campo de 2018. A competição já tem os classificados que disputarão as quartas de finais no Estádio Municipal Wilson de Souza a partir do próximo sábado (14).

Na primeira fase do campeonato houve a participação de 16 equipes distribuídas pelos grupos A, B, C e D. Foram realizadas 24 partidas durante os meses de maio a junho com um total de 130 gols marcados. Os primeiros colocados que foram classificados para as quartas de finais são: Travessos, Juec, Bairro da Paz, Serra Verde, Cruzeiro, Ajax, Vila Rica e Leão.

Confira a programação das quartas de finais:

14/07/2018 às 19:00 hrs Travessos x Vila Rica

21/07/2018 às 19:00 hrs Juec x Serra Verde

28/07/2018 às 19:00 hrs Cruzeiro x Leão

04/08/2018 às 19:00 hrs Bairro da Paz x Ajax

A realização do Campeonato Municipal de Futebol de Campo faz parte do calendário esportivo do município e tem o propósito de estimular a interação da comunidade por meio do futebol.

A retomada da secretaria de esportes e principalmente a retomada do campeonato municipal de futebol foi algo de muita importância pra cidade. Não só para os jogadores e times, mas para toda população que tem marcado presença nos dias de jogos. Os jogos da primeira fase do campeonato foram realizados no Estádio Wilson de Souza e atraiu mais de duas mil pessoas por partida, tornando-se uma opção de entretenimento na cidade.

“O esporte une as pessoas, alegra os finais de semana e movimenta a categoria esportiva. A tendência agora é investir em outras modalidades esportivas e investir nos jovens e adolescentes, para que haja desenvolvimento através do esporte” disse a Secretária Interina de Esportes Leda Viveiros.

Rogério Serelli, coordenador do campeonato, destacou que o evento possibilitou maior a interação entre os clubes. “Vários clubes tiveram a oportunidade de mostrar suas habilidades, até os clubes e jogadores que ainda não tinham tido a chance de disputar um campeonato puderam participar, isso foi possível graças à gestão da prefeitura que tem investido na prática esportiva em Curionópolis”, acrescentou.

Das equipes que irão disputar o título, a equipe Travessos e Juec se destacaram por vencerem as três primeiras partidas. Durante a disputa, foi revelado o melhor artilheiro da competição, Marcos Vinicius, da equipe Travessos, responsável por marcar 8 gols nesta primeira fase.

A comissão organizadora composta por Rogério Serelli, Leda Viveiros, Vanilson Oliveira, Antônio Almeida, Carlos Moraes e Artur Oliveira, se empenharam em oferecer as melhores condições para as equipes participantes bem como para o público que acompanharam os jogos.

Para a realização desses eventos, a SEMEL contou com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), que disponibilizou uma ambulância e técnicos de enfermagem para o atendimento de emergências e a Polícia Militar (PM) e Polícia Civil que garantiram a segurança do público durante todos os jogos.

Créditos das fotos: Rogério Serelli
Futebol

Em jogo dramático, Santa Luzia derrota o Liberdade e conquista a Copa Interbairros

A competição inédita contou com a participação de 32 bairros da cidade de Parauapebas
Continua depois da publicidade

Por Fábio Relvas

O Estádio Rosenão foi o grande palco da final da 1ª Copa Interbairros de Futebol, uma competição que faz parte do projeto “Jogos da Cidade” da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL) de Parauapebas. A bola rolou na noite deste domingo (08) para a partida entre os bairros Liberdade e Santa Luzia. Uma final acirrada, que terminou empatada em 2 a 2 no tempo normal e foi decidida em cobrança de pênaltis.

As duas equipes entraram em campo em busca do primeiro título da competição inédita da cidade de Parauapebas. Os times até que atacaram, mas não conseguiram marcar na primeira etapa, que terminou com o placar em branco. Os torcedores começaram a apoiar as equipes nas arquibancadas e os gols surgiram na etapa complementar.

O time do Liberdade foi para cima e abriu 2 a 0 no placar, com gols do atacante Gilberlan, aos 20 minutos, e de Mael, aos 23. O Santa Luzia não sentiu os gols do adversário e, logo aos 25, diminuiu com o gol de Talisson. O time só cresceu em campo e foi para pressão em busca do gol de empate, que saiu na bela cobrança de falta de Hernani, 2 a 2.

Com o empate no tempo normal, a decisão foi para os pênaltis. Melhor para o time do Santa Luzia, que venceu por 5 a 3 e soltou o grito de campeão. Anderson, Hernani, Mateus, Diego e Elivelton converteram para o Santa Luzia, enquanto que Mael, Raimundo e Campelo (goleiro), assinalaram para o Liberdade. O único que desperdiçou foi o atleta Júnior, do Liberdade.

“Primeiramente quero agradecer a Deus, porque sem ele a gente não estaria aqui, comemorando esse lindo título. Em momento nenhum a gente desistiu, e nos esforçamos até o final. É uma responsabilidade muito grande, e eles me deram a confiança de sempre bater por último o pênalti. Tive a felicidade de conseguir efetuar uma boa batida e fazer o gol e sair para comemorar o título,” afirmou o zagueiro Elivelton, autor do gol que definiu o título para o Santa Luzia.

A 1ª Copa Interbairros de Futebol iniciou com a participação de 32 equipes, divididas em oito chaves de quatro times. A competição, que envolveu os principais bairros da cidade, foi realizada com sucesso, com quase dois meses de bola rolando, tendo início no dia 10 de maio, em alusão as comemorações do aniversário de 30 Anos de Parauapebas. As partidas foram realizadas no Complexo Esportivo e Estádio Rosenão. A competição foi mais um evento da SEMEL e teve total aprovação da população da cidade.

“Uma grata surpresa e estou feliz por a gente ter organizado, como equipe SEMEL, esse campeonato e também pelas comunidades terem entendido a importância do futebol no dia a dia. De a gente trazer os bairros para dentro do esporte e realizar uma grande final. Estamos contentes pelo resultado que nós conseguimos alcançar com esse campeonato,” disse Laoreci Diniz, secretário de Esporte e Lazer.

Além dos troféus e medalhas para os primeiros colocados, houve também as premiações para os destaques da 1ª Copa Interbairros de Futebol. O time do bairro São Lucas, que ficou com o quarto lugar, ganhou o prêmio de equipe mais disciplinada. O time do bairro Ipiranga recebeu a premiação de equipe destaque. O goleiro Adriano, do bairro Santa Luzia, foi o menos vazado, com apenas seis gols sofridos. Geilson Santos, do bairro Rio Verde, foi o artilheiro, com oito gols assinalados. O atleta Diego do Carmo, do Primavera, foi eleito o craque do campeonato.

Classificação da 1ª Copa Interbairros de Futebol

Santa Luzia
Liberdade
Primavera
São Lucas

Este slideshow necessita de JavaScript.

Futebol

Primavera é campeão do Sub-18 e Beira Rio conquista o título do Master

As finais aconteceram no Estádio Rosenão e contou com a presença de autoridades do município
Continua depois da publicidade

Após mais de dois meses de bola rolando, na tarde e noite deste sábado (7), foram conhecidos os campeões do Campeonato Municipa de Parauapebas, nas categorias Sub-18 e Master. A competição foi promovida pela Liga Esportiva de Parauapebas (LEP) e contou com o total apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL). As duas finais foram decididas no Estádio Rosenão.

Na primeira final, Primavera e Juventude entraram em campo para decidir o título do Sub-18. No primeiro tempo do jogo, só deu Primavera, que atropelou o adversário. Índio abriu o placar, aos 28 minutos. Depois a estrela do garoto ítalo brilhou: o atleta do Primavera marcou três vezes, aos 29, aos 31, e aos 43 minutos, fechando os primeiros 45 minutos em 4 a 0. Na etapa final, o Juventude descontou logo aos três minutos, com Daniel Alves. Placar final: Primavera 4 x 1 Juventude. O Primavera conquistou o título do Sub-18.

A arbitragem da final do Sub-18 contou com Nielma Arouche como árbitra central, tendo as assistências de Ediceu Vital e Francinaldo Moura, enquanto Bruno Serejo foi o quarto árbitro.

Ao final da partida, ocorreram as premiações individuais para a categoria Sub-18. Ronald do Primavera foi nomeado o artilheiro da competição, com nove gols assinalados, enquanto Edinaldo Júnior do ASSERP foi o goleiro menos vazado, com três tentos sofridos.

Logo após a decisão da garotada, os times do Beira Rio e Dallas entraram em campo para a grande final da categoria Master; um jogo bastante acirrado do começo ao fim. O placar foi aberto aos 27 minutos do primeiro tempo: após um gol contra, o Beira Rio largou na frente, 1 a 0. Na segunda etapa, o Dallas tentou o empate, sem sucesso. O placar não foi mais alterado e os jogadores do Beira Rio puderam soltar o grito de “É campeão!” no Estádio Rosenão. Placar final: Beira Rio 1 x 0 Dallas.

A partida contou com José Augusto como árbitro central, sendo auxiliado por Francinaldo Moura e Ediceu Vital, contando ainda com Erivelton Vital como quarto árbitro.

A premiação individual do Master teve Edinaldo, do Dallas, e Izael, da Sociedade, como os artilheiros da competição, com seis gols marcados cada. Já Raidon, do Beira Rio, levou o prêmio de goleiro menos vazado, com apenas dois gols sofridos.

Algumas autoridades do município participaram da entrega dos troféus, medalhas e premiações para os campeões como Luiz Castilho (vereador e líder de governo na Câmara Municipal de Parauapebas), Laoreci Diniz (secretário de Esporte e Lazer) e Cássio Flausino (secretário de Administração e representante da Prefeitura Municipal de Parauapebas).

Por Fábio Relvas
Esportes

Novo Brasil vence de virada o bairro Cassas Populares e avança para as quartas

A partida foi acirrada, mas o Novo Brasil despachou o adversário pela 1ª Copa Interbairros de Futebol
Continua depois da publicidade

A bola já começou a rolar para as oitavas de final da 1ª Copa Interbairros de Futebol, uma competição promovida pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL). Na noite desta terça-feira (26), Novo Brasil e Casas Populares 1 e 2, se enfrentaram no Estádio Rosenão, em uma partida bastante acirrada. O jogo terminou, em 4 a 3, para a equipe do bairro Novo Brasil, que avançou para as quarta de final da competição.

O primeiro tempo foi bastante movimentado, com o time das Casas Populares abrindo o marcador. Mas logo a equipe do Novo Brasil sem encontrou na partida e terminou a primeira etapa com 4 a 2 no placar. Na etapa derradeira, os times seguiram buscando o gol, mas pecaram muito nas finalizações. A equipe do bairro Casas Populares conseguiu chegar ao terceiro gol, mas não deu para buscar ao empate. Placar final: Novo Brasil 4 x 3 Casas Populares 1 e 2.

O destaque da partida foi Igor Guimarães, atacante do bairro Novo Brasil, que estava em uma noite inspirada no Estádio Rosenão, sendo o artilheiro da partida assinalando três gols diante do adversário Casas Populares 1 e 2. O atacante está confiante para as próximas partidas, já que a campanha do time vem sendo boa desde a primeira fase, quando terminou em 1° lugar na Chave E.

“Graças a Deus estamos firmes e fortes. Formamos um time bem forte com grandes jogadores e conseguimos fazer a virada, já que saímos perdendo, mas é isso, vamos lutar para chegar a final e garantir esse título para sermos campeões, com o bairro Novo Brasil”, afirmou Igor Guimarães, atacante do Novo Brasil e artilheiro do jogo com três gols marcados.

Outro jogador destaque do Novo Brasil, que ajudou muito na virada no placar, foi o atacante Erick Vieira, que ressalta a raça do time dentro de campo para buscar um placar que estava adverso. O atacante que é um dos mais experientes do grupo segue confiante na equipe e acredita na possibilidade de conquistar o título da competição de futebol que envolve os principais bairros da cidade.

“Agora temos que manter o foco. Nós sabíamos que o time deles, na teoria era superior, só que a nossa equipe entrou com um fator diferenciado, que é à vontade e isso prevaleceu. Nós temos chance de brigar por esse título, mostramos isso hoje, que apesar do time deles ter jogadores diferenciados e o nosso faltar habilidade, mas não faltou raça. Vamos treinar e buscar o objetivo que é ser campeão”, disse Erick Vieira, atacante do Novo Brasil.

A 1ª Copa Interbairros de Futebol iniciou com a participação de 32 equipes, divididas em oito chaves de quarto times. Apenas 16 ficaram para a disputa das oitavas de final que vem movimentando as equipes com grandes partidas.

Por Fábio Relvas
Esportes

11ª edição do Copão de Futsal chega em sua segunda fase com grandes jogos

O evento é realizado pela SEMEL e os quatro primeiros garantem vaga na segunda divisão
Continua depois da publicidade

A bola pesada segue rolando no reformado Ginásio Poliesportivo Municipal de Parauapebas para a 11ª edição do Copão de Futsal. Das 64 equipes que iniciaram a disputa, que vale quatro vagas para a segunda divisão do Campeonato Municipal, 32 delas chegaram até a segunda fase, onde 16 avançarão para a terceira fase, sempre no sistema eliminatório. A segunda fase iniciou na noite da última terça-feira (19) com seis partidas acirradas.

Uma partida destaque da noite foi o duelo entre os times Wolf 07 e Juventus, terminando com um placar acirrado para o Juventus, que venceu o adversário, por 3 a 2, e avançou para a terceira fase da competição. Outro embate que movimentou o ginásio foi entre as equipes do Esporte News e Iludidos, que apesar do nome um tanto inusitado, os iludidos não foram só ilusão e venceram o adversário, por 2 a 0, avançando para a terceira fase.

“Ganhar um jogo em uma competição acirrada é sempre bom. A gente vem de um outro jogo que o time estava irregular, mas a gente voltou para a competição. Os times tem que está jogando tudo certo para seguir no Copão. A Prefeitura Municipal de Parauapebas através  da SEMEL, está de parabéns pelo esporte que vendo sendo valorizado aqui na cidade”, afirmou Matheus Lopes, atleta dos Iludidos.

A 11ª edição do Copão de Futsal, que já está em sua segunda fase, segue com o regulamento dos jogos sendo realizados com duração de 20 minutos no sistema eliminatório, com partidas no Ginásio Poliesportivo. A final está marcada para o próximo dia 27 de junho.  A competição faz parte do calendário oficial da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL), que busca realizar diversos eventos, incentivando a prática do esporte na cidade. A entrada é aberta ao público, que vem comparecendo em grande número para acompanhar os jogos.

“Esse é o 11° Copão Municipal de Futsal e é um evento que faz parte do calendário da secretaria e também faz parte dos jogos da cidade em comemoração aos 30 anos de Parauapebas. O campeonato começou reunindo 64 equipes no qual as quatro melhores colocadas garantem vaga na segunda divisão do Campeonato Municipal de Futsal Masculino”, disse Kledson Caetano, o popular Nego, secretário adjunto da SEMEL.

Por Fábio Relvas
Esportes

Thiego Marques rumo ao Japão com a Seleção Brasileira de Judô Paralímpico

O treinamento vai servir de preparação para o Campeonato Mundial que será realizado em Portugal
Continua depois da publicidade

Após conquistar a medalha de prata no American Championship, Campeonato das Américas IBSA, realizado na cidade de Calgary, no Canadá, no mês de maio, o judoca Thiego Marques já está de malas prontas outra vez. O parauapebense foi convocado pela Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV) para compor a Seleção Brasileira de Judô Paralímpico.

Thiego vai se juntar a outros atletas para participar de um intercâmbio nas cidades de Tsukuba e Hirosaki no Japão, no período de 1° a 26 de Julho. Na ocasião, vai treinar no país onde a modalidade foi criada e que tem a chamada potência do judô mundial. Será uma oportunidade ímpar na carreira do aleta, que faz parte do Projeto Todos à Luta da Associação Esportiva e Paradesportiva do Sul e Sudeste do Pará (AEPA) e da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL).

“Estava ansioso esperando a convocação, mais uma experiência internacional e oportunidade de aprender tecnicamente”, afirmou Thiego.

O professor de judô Antônio Sérgio, que descobriu o talentoso Thiego, acredita que o garoto vai trazer muito conhecimento técnico na bagagem, já que vai treinar com atletas japoneses de ponta. O treinamento no Japão fará parte da preparação da Seleção Brasileira de Judô Paralímpico, que visa a principal competição do ano, que é o Campeonato Mundial IBSA, em novembro, na cidade de Lisboa, em Portugal.

Além de Thiego Marques da Silva (AEPA-PA), que vai treinar na categoria ligeiro 60kg, mais sete atletas foram convocados: Maria Nubea dos Santos (Instituto Reação-RJ) na categoria 57kg, Lúcia da Silva Teixeira Araújo (CESEC-SP) na categoria 63kg, Rebeca de Souza Silva (APADV-SP) na categoria + 70kg, Luan Simões Pimentel (ISMAC-MS) na categoria 73kg, Arthur Cavalcante da Silva (ADEVIRN-RN) na categoria 90kg, Antônio Tenório da Silva (CESEC-SP) na categoria 100kg e Wilians Silva de Araújo (CEIBC-RJ) na categoria +100kg.

Os atletas vão contar com as orientações dos técnicos: Alexandre de Almeida Garcia e Jaime Roberto Bragança, que estarão na comissão brasileira no Japão.

Esportes

Parauapebas realizou a IV Taça de Voleibol no Ginásio Poliesportivo Municipal

O evento foi realizado pela SEMEL e contou com a participação de cinco times no feminino e 12 equipes no masculino
Continua depois da publicidade

A cidade de Parauapebas realizou neste final de semana a IV Taça de Voleibol que foi disputada no Ginásio Poliesportivo Municipal do bairro Beira Rio. A competição contou com a participação de cinco equipes no feminino, divididas em duas chaves e 12 times no masculino, divididos em três chaves. O evento contou com o total apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL).

A competição se entendeu ao longo de três dias e ainda em alusão aos 30 anos de emancipação política da cidade. Além de equipes da cidade de Parauapebas, o convite se estendeu para mais dois municípios que participaram da competição, como times de Curionópolis e Jacundá, agregando valores através do esporte.

“Foi mais um grande evento da SEMEL. O Voleibol de Parauapebas é o atual campeão paraense. Temos uma equipe de um nível muito alto que disputa competições municipais, estaduais e interestaduais. Nossos atletas fizeram parte de um projeto social da SEMEL e a gente sempre parabeniza esse grande trabalho e hoje eles fazem parte da equipe onde foram convocados para a Seleção Paraense e aletas campeões paraenses e brasileiros. Foi uma competição de alto nível”, afirmou Dutó Hungria, técnico da seleção e coordenador da competição.

A competição que teve um alto nível com grandes partidas de voleibol no Ginásio Poliesportivo Municipal, contou também com uma arbitragem experiente para comandar os jogos. O árbitro Fábio Holanda, que faz parte da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), arbitrou as acirradas partidas em Parauapebas. O desempenho das atletas da região sudeste engrandeceu o evento realizado pela SEMEL.

“O evento foi muito importante para agregar através do esporte como ferramenta de inclusão social. A gente viu que houve um equilíbrio entre as equipes no decorrer da competição e o nível aumentou com grandes jogos. O mais importante é ressaltar que para o munícipio de Parauapebas é bom demais e a gente agradece a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer”, ressaltou Fábio Holanda, árbitro da CBV.

Na categoria feminina, a Cia do Vôlei de Parauapebas foi a campeã, seguida pelas Meninas do Vôlei que ficou com o vice e também da cidade do Pebas e a equipe de Jacundá conquistou o terceiro lugar.

“Eu me sinto muito feliz. É a segunda vez que estou participando dessa competição. O ano passado para mim foi um pouco triste, porque eu tive uma lesão na final e eu não pude terminar a competição, também fui campeã, mas eu queria muita está em quadra e esse ano foi diferente. O nosso time é muito bom, começamos vencendo e terminamos com o título. Gosto muito dessa cidade, me sinto bem aqui, a recepção é muito boa e estou muito feliz”, disse Nagila Gonçalves, atleta da Cia do Vôlei de Parauapebas, campeã da IV Taça.

Pelo masculino, o título ficou com a rapaziada do UNIASSELVI, tendo o time do Hidrogyn como vice-campeão e a equipe do Modena com o terceiro lugar. Todas as três equipes de Parauapebas.

Parauapebas

Calendário esportivo de Parauapebas contou com Workshop e 2ª Corrida da Cidade

O evento foi realizado pela ACOPER e teve aproximadamente 200 atletas participando
Continua depois da publicidade

Ainda em comemoração aos 30 anos de emancipação da cidade de Parauapebas, os praticantes de corrida de rua do município participaram dentro do calendário esportivo, do II Workshop de Corrida de Rua e a 2ª Corrida da Cidade de Parauapebas, realizada pela Associação de Corredores de Parauapebas e Região (ACOPER), no último domingo (27), que contou com total apoio da Prefeitura Municipal de Parauapebas através Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL).

A ACOPER é uma associação recém-criada, no dia 24 de março de 2018, que tem o objetivo de difundir o esporte de corrida da cidade, contando com Robervaldo Freitas como presidente. O evento deste final de semana foi o primeiro realizado com o intuito de promover a saúde, o bem estar, a qualidade de vida, tirando um pouco o sedentarismo das pessoas que participaram.

Antes da corrida, no sábado (26), o correu o workshop que teve como o tema – “Corrida de Rua: Esporte e Qualidade de Vida”, com o objetivo de transmitir conhecimento técnico e teórico aos participantes com palestras de educador físico, nutricionista e médico ortopedista.

Quem participou do workshop também pôde acompanhar de perto uma demonstração de zumba e teve seu nome incluso em sorteio de brindes. Os atletas locais puderam trocar experiências com os demais participantes.

Aproximadamente, 200 atletas participaram do evento principal, que foi a II Corrida da Cidade, realizada no domingo (27), com largada da praça de eventos, seguindo pela rua três, até o Atrium e retornando para a praça de eventos, dando de 6 a 7 km de percurso. Os participantes tiveram total estrutura e todos puderam receber medalhas do evento, além de prêmios e troféus nas colocações gerais, tanto no masculino como no feminino, pelas categorias de 0 à 29 anos, de 30 à 39 anos, de 40 à 49 anos, de 50 à 59 anos, de 60 acima e especiais.

“A corrida foi um sucesso. Ela foi cronometrada com chip, ou seja, o corredor no ato da inscrição recebeu o número de peito com chip, no qual na largada quando o atleta passava pelo pórtico, já cronometrava o tempo e na chegada finalizava esse tempo. Nem todas as corridas que acontecem na região é chipada, eles falam cronometrada, de pessoas marcando no relógio, mas a nossa foi da maneira que tem que ser feita”, afirmou Robervaldo Freitas, presidente da ACOPER.

A ideia é que a próxima edição da Corrida de Rua seja realizada, mais ou menos, no aniversário de 31 anos da cidade de Parauapebas.

Por Fábio Relvas