Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Eventos

Programação oficial da FAP 2017 será lançada neste sábado (12)

A Feira acontece entre os dias 6 e 10 de setembro no Parque de Exposições Lázaro de Deus Vieira Neto, em Parauapebas

Comunidade, empresários e veículos de comunicação estão convidados para prestigiar o lançamento oficial da Feira de Agronegócios de Parauapebas (FAP) 2017, que este ano traz o tema “A Força que Vem do Campo”. O evento será no Tatersal do Parque de Exposições Lázaro de Deus Vieira Neto, neste sábado (12), a partir das 19 horas, e é organizado pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Parauapebas (Siproduz).

O evento de sábado contará com a presença de João Barreto (foto), presidente do Siproduz, e do prefeito Darci Lermen. Durante a programação as candidatas à Rainha FAP 2017 se apresentarão e artistas da terra terão uma participação especial. “Este ano queremos fortalecer o que temos de mais precioso em nosso município. Mostrar que o que é plantado e colhido aqui tem potencial pra elevar o poder econômico de Parauapebas. A força que vem do campo é um tema para nos levar à valorizar a produção rural e sua força para a região”, destacou João Barreto ao Blog.

“Uma grande novidade este ano é a oportunidade de gerar e oferecer negócios.  Teremos uma ótima parceria com bancos e iniciativas privadas para que os pequenos, médios e grandes produtores possam fazer negócios. Isso também estará aberto aos empresários que estejam em outros ramos de atuação, fora da produção rural. A FAP 2017 vai integrar negócios e comunidade, trazendo espaços para quem é de Parauapebas ter seus recursos reconhecidos aqui, principalmente”, acrescentou o presidente do Siproduz.

De acordo com a organização do evento, as metas da FAP este ano são: fortalecer desde o menor ao maior produtor rural com capacitação, novos negócios, investimentos; gerar renda no município e consolidar esses investimentos para que retornem em benefício à comunidade de maneira geral. Em 2017 a feira será entre os dias 6 e 10 de setembro.

Conflito Agrário

Nota pública do Siproduz sobre a situação da Fazendinha

Em definição, a reforma agrária é o conjunto de medidas para promover a melhor distribuição da terra mediante modificações no regime de posse e uso, a fim de atender aos princípios de justiça social, desenvolvimento rural sustentável e aumento de produção (Estatuto da Terra – Lei nº 4504/64).

A causa é nobre, mas os métodos, não.

É o que pensa a maioria dos brasileiros sobre os movimentos sociais do campo, como o MST – Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, por exemplo.

Diversas pesquisas realizadas pelo IBOPE mostraram que para a maioria dos entrevistados/brasileiros a palavra que melhor descreve o MST é violência, bem como consideram antidemocráticas as invasões de terras por si promovidas, trazendo mais resultados negativos do que positivos.

Todos nós temos o direito à propriedade. Invadindo uma propriedade o MST nega o direito à propriedade do dono das terras. Ter conivência com isso é ser a favor do crime. O esbulho possessório, habitualmente praticado pelo MST, é crime previsto no art. 161, II do Código Penal.

A vítima mais recente das violentas invasões realizadas pelo MST,  tem sido a Fazenda “Fazendinha”, a qual é objeto da Ação Judicial da nº 4488-08.2016.4.01.3901, que tramita na 1ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Marabá, em que são partes, exclusivamente, o INCRA – Instituto de Colonização e Reforma Agrária e os então proprietários da mesma.

Em data de 19/06/2017, restou acordado entre as partes da referida ação – da qual o MST não integra nenhum dos polos – a substituição do imóvel do litígio, denominado “Fazendinha”, estando os autos em cumprimento de diligências para fins de eventual homologação do acordo.

Os fazendeiros/proprietários da terra, vem tentando solucionar de forma pacífica e ordeira, judicialmente, buscando melhor solução para as partes através do processo referido, e, em desacordo com toda determinação judicial, o MST, invadiu – não podendo ser utilizada outra expressão, vez que sequer integra a lide – de forma desordenada e agressiva, propriedade que não lhes pertence, mais uma vez utilizando de extrema violência, fazendo de reféns pessoas trabalhadoras e, em especial, destruindo a propriedade, ateando fogo no solo e matando animais, impiedosamente.

Se por um lado a luta pela terra além de ser louvável é legítima, por outro, os meios praticados pelo movimento para promover suas invasões são repugnantes, sempre pautado pela violência, além de ter permeando suas ações pela esfera da ilegalidade, no caso específico invadindo propriedades que possuem negociação em âmbito judicial, além de ter alguns de seus militantes envolvidos em depredações, incêndios e violência contra colonos dessas fazendas.

O SIPRODUZ – Sindicato dos Produtores Rurais de Parauapebas -, em nome dos produtores rurais por si representados, vem externar seu apoio aos então proprietários da “Fazendinha”, esclarecendo que o faz em razão dos mesmos estarem agindo dentro da legalidade, aguardando decisão judicial, sem qualquer uso de violência para fins de atingir seus objetivos.

Importante ressaltar que os Produtores Rurais conseguem seu dinheiro produzindo/trabalhando, assim como todos os demais brasileiros. Isso é o certo. O errado é viver às custas do governo sem produzir nada e reclamando de quem produz.

Sucesso não é crime.

Sindicato dos Produtores Rurais de Parauapebas.

Parauapebas

Catalão interrompe show de Leonardo para fazer política. Atitude viraliza nas redes sociais da região

A campanha eleitoral de 2016 já foi antecipada em Parauapebas. Um vídeo do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Parauapebas – Siproduz –, Marcelo Catalão, interrompendo o show do cantor Leonardo durante a Feira de Agronegócios de Parauapebas, encerrada ontem, para reclamar da atual gestão da prefeitura de Parauapebas e também do ex-prefeito Darci Lermen, que estava presente ao evento, viralizou nas redes sociais no fim de semana.

IMG-20150908-WA0037No vídeo, Catalão reclama que pela primeira vez em 20 anos o governo municipal não colaborou financeiramente para a realização da festa do sindicato. Reclama, ainda, que o governo municipal teria organizado blitzes no trajeto ao parque no sentido de atrapalhar a festa. Ao final, Catalão afirma que nem prefeito, nem ex-prefeito irão demovê-lo do objetivo de ser prefeito de Parauapebas.

Segundo apurado pelo Blog, a razão que teria motivado a ação de Marcelo seria porque o cantor Leonardo, em dado momento do show, parou para dizer esteve em Parauapebas há alguns anos e que naquela época a cidade era pequena. Nesse momento parabenizou aos administradores por ter transformado Parauapebas em uma grande cidade. Inconteste, Catalão subiu ao palco para esclarecer que a prefeitura não havia contribuído com nenhum recurso financeiro para a realização da FAP 2015.

O comportamento de Catalão está sendo repercutido em jornais, programas de rádios e TV de toda a região. Se denunciado por propaganda eleitoral antecipada, o, o democrata deverá pagar multa à justiça eleitoral.

Procurado pelo Blogger, o presidente do Siproduz, Marcelo Catalão disse que sua atitude no show do Leonardo foi motivada por forte emoção momentânea, fruto do alto estresse provocado em virtude de ter feito a FAP 2015 sem ajuda da prefeitura. O presidente disse que se sentiu gratificado por ver a população de Parauapebas em peso no show mesmo com tudo que foi feito por parte da administração pública para que a feira fosse um fracasso. Marcelo se disse muito ocupado no momento com as finalizações da FAP, mas promete convocar uma coletiva com a imprensa para comentar a repercussão que o caso gerou nas redes sociais.

Parauapebas

Sindicato dos Produtores Rurais de Parauapebas emite nota de pesar pela morte do advogado Jakson Silva

O Siproduz – Sindicato dos Produtores Rurais de Parauapebas – encaminhou nota de pesar pelo falecimento do advogado Jakson Souza e Silva ocorrida no último sábado. Assina a nota o presidente daquela instituição, Marcelo Catalão. Confira a nota:

Nota Siproduz

 

Brasil

Prova de tambor e baliza, shows gospel e entrevista com o cantor José Rico são destaques deste domingo do Conexão Rural

O Conexão Rural deste domingo às 9hs na RBATV, Band, canal 30 de Parauapebas (PA) e no mesmo horário no SBT, canal 5, de Canaã dos Carajás (PA), traz como destaque acontecimentos da Feira de Agronegócios de Parauapebas, realizada de 30 de agosto a 7 de setembro, no Parque Lázaro de Deus Vieira Neto.

ATT00001O programa mostrará detalhes dos shows gospel de Celina Borges e da banda Som e Louvor. Os shows atraíram uma multidão à FAP 2014.

O Conexão Rural apresenta também uma reportagem sobre a Prova de Tambor e Baliza, que já virou tradição na Feira de Agronegócios da cidade. O apresentador Lima Rodrigues entrevista competidores e os organizadores do evento. Foram várias categorias e as provas exigem concentração, talento, domínio do cavalo e até mesmo elegância por parte da participação feminina nas diversas modalidades das provas de Tambor e Baliza. A disputa acirrada foi em busca de mais de 70 mil reais em prêmios distribuídos em várias categorias.ATT00004

Outro destaque do programa é o rodeio realizado dia 4 de setembro com a presença do presidente do Siproduz, Luciano Sartório, diretores do sindicato e da Rainha FAP 2014, Jullyane Rocha.

Lima Rodrigues entrevista ainda a dupla Milionário e José Rico. Milionário não pôde comparecer devido a problema de saúde e foi representado pelo seu filho, Marcelo. Na entrevista, José Rico fala da carreira de mais de 40 anos, comenta sobre os grandes sucessos da dupla e sobre mais uma apresentação em Parauapebas.

ATT00006

Brasil

1ª Feira do Livro de Parauapebas recebe grande público na FAP 2014

DSC_0024~1Uma das novidades da 10ª Feira de Agronegócios de Parauapebas se trata da 1ª Feira do Livro, nomes nacionais da literatura brasileira como também escritores locais se destacam frente ao grande público que comparece todos os dias e noites a FAP. Aproximadamente 10 livrarias com inúmeras obras de gêneros diversos participam desta primeira edição. A iniciativa partiu do Sindicato dos Produtores Rurais de Parauapebas- Siproduz em parceria ímpar com a Prefeitura Municipal de Parauapebas com coordenação do Instituto da Cultura, Educação, Esporte e Turismo que é dirigido por Suely Brandão.

Pelo auditório da Feira do Livro escritores, romancistas, poetas, doutores em letras e cordelistas já passaram pelo auditório da Feira do Livro ministrando palestras para alunos e professores de escolas públicas e privadas. Os escritores como Elisa Lucinda, Maria Antonieta da Cunha, José Mauro Alencar, Ignácio Loyola Brandão e Florentino Alves de Freitas “Tino Freitas” estiveram bem próximos dos amantes da leitura durante toda esta semana.DSC_0181~1

Promover o incentivo a leitura em meio às tecnologias atuais deve ser diário segundo os palestrantes, prova disto o Siproduz e PMP desenvolveram uma “moeda” (vale Livro), para doarem a todas as crianças que participarem do Circuito Cultural e Feira do Livro. Com este vale-livro crianças adquirem livros em baixo custo e levam para as suas casas.

A participação de escritores locais também foi visada pela coordenação da Feira do Livro, Terezinha Guimarães, Marcony Castro e Paulo Poeta são escritores da cidade e também expõem suas obras no estande da feira. A palestra desta sexta-feira (05) foi ministrada pelo escritor indígena Daniel Munduruku doutor em educação pela USP,um dos mais premiados em seus 45 livros lançados.

Fonte :Ascom

Brasil

Destaques do Conexão Rural deste domingo.

ABERTUA 2A abertura oficial da Feira de Agronegócios de Parauapebas (PA) e a apresentação da escritora, atriz, jornalista e poetisa Elisa Lucinda e outras atividades realizadas na FAP 2014 estão no Conexão Rural deste domingo às 9hs da manhã na RBATV, Band, canal 30, e no mesmo horário no SBT, canal 5, de Canaã dos Carajás (PA). Serão entrevistados o presidente do Siproduz, Luciano Sartório, o prefeito da cidade, Valmir Mariano, entre outras autoridades que participaram da cerimônia oficial de abertura do maior evento agropecuário do sul e sudeste do Pará na manhã de sábado, 30 de agosto.Elisa 1

O apresentador Lima Rodrigues entrevista o cantor baiano Pablo, criador do estilo arrocha e considerado o mais romântico de todos. Ele cantou no sábado, na abertura da FAP.

O programa traz ainda uma reportagem sobre os dez anos da Comitiva do Barrão, vencedora do prêmio de maior comitiva da cavalgada promovida pelo Sindicato Rural de Parauapebas.

Parauapebas

Parauapebas: DMTT informa mudanças no trânsito durante FAP

MAPA  FAP 2014

O Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT) comunica que durante os dias da Feira de Agronegócios de Parauapebas (FAP) o trânsito em direção ao Parque de Exposições deverá fluir pela Rodovia Faruk Salmen, a partir das 19 horas, com retorno pela via paralela.

MAPA  FAP 2014-2

Já a partir de 1 hora da manhã o fluxo deverá ser invertido, sendo o retorno do parque pela rodovia principal e os veículos que seguirão em direção à FAP deverão seguir pela via paralela. Os locais para embarque e desembarque de passageiros de vans, táxis e mototáxis também foram definidos pelo departamento, como mostra o mapa.