Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
concurso

Tucuruí: Prefeitura encerra inscrições nesta quarta-feira 17

Seleção é para formação de cadastro reserva para a Secretaria de Educação e Cultura

A Prefeitura de Tucuruí divulgou edital de processo seletivo simplificado para a formação de cadastro reserva para a Secretária Municipal de Educação e Cultura. As inscrições são gratuitas.

Baixar edital: EDITAL-001-2018-P.-SELETIVO

Ela esclarece, que todos os candidatos que realizaram o pagamento da taxa de inscrição terão os valores reembolsados a partir do dia 15 de janeiro de 2018, nos locais onde realizaram ou vão realizar as suas inscrições, com a devida apresentação do boleto de pagamento.

Os cargos são: Professor de Educação Geral (Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental), Professor Monitor para Creches, Professor Mediador, Zelador, Merendeira, Mecânico, Eletricista, Carpinteiro, Agente de Serviços Urbanos (Capinador) e Auxiliar Administrativo.

Para participar, o candidato deverá imprimir e preencher o formulário de inscrição disponível no site http://tucurui.pa.gov.br até o dia 17 de janeiro.

As inscrições estão sendo feitas no Centro de Inclusão Digital, Bairro do Getat; Centro de Inclusão Digital, Bairro da Vila Pioneira; e Centro de Convenções, no Cais da Cidade, sempre das 9h às 17h.

comércio

Ideflor-bio vai cadastrar pescadores e compradores do Lago de Tucuruí

O cadastramento faz parte das atribuições prevista na lei de criação da APA Lago de Tucuruí

O Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-bio) vai realizar o cadastramento do todos os pescadores e compradores de pescado (intermediários) que utilizam os recursos pesqueiros do Mosaico de Unidades de Conservação Lago de Tucuruí.

O cadastro inicia por Tucuruí e Breu Branco a partir do dia 22 e seguindo até o dia 3 de fevereiro. Pescadores e compradores dos municípios de Novo Repartimento, Goianésia do Pará, Jacundá, Itupiranga, Nova Ipixuna e Marabá também deverão realizar o cadastro até o dia 10 de março, prazo final do cadastramento.

Mariana Bogéa, gerente do Mosaico do Lago de Tucuruí, explica que o cadastramento faz parte das atribuições prevista na lei de criação da APA Lago de Tucuruí e será integrado ao Sistema de Monitoramento do Desembarque Pesqueiro e Aquícola do Mosaico Lago de Tucuruí, que irá emitir o documento oficial de identificação dos usuários dos recursos pesqueiro do Mosaico, assim como o comprovante de produção dos pescadores. “O cadastro é gratuito, e os pescadores e comerciários não pagarão nenhuma taxa para efetivar o cadastramento e nem para adquirir a declaração junto às entidades do setor da Pesca”, enfatiza a gerente.

O Sistema de Monitoramento tem o apoio da Justiça Federal, Ministério Público Federal e da Polícia Federal, com o objetivo de auxiliar nas práticas adotadas por esses órgãos para coibir os ilícitos que envolvem o setor da pesca.

Os convocados deverão comparecer aos locais indicados no Chamado Público publicado no Diário Oficial do Estado do Pará n° 33527, de posse dos documentos pessoais e de específicos como o original e cópia da carteira de Pescador Profissional Artesanal (RGP); carteira da entidade de classe a qual é filiado; declaração da entidade representante de classe preenchida e assinada pelo representante legal da entidade; documento de comprovação de propriedade de embarcação, quando houver.

Mais informações:

Sede das colônias de Pescadores dos municípios envolvidos.

Sede do Ideflor-bio em Belém (AV. João Paulo II, s/n. Curió-Utinga) ou em Tucuruí (Rua Groelândia, n°01. Vila Marabá), de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Ou por meio do e-mail: grtuc.ideflorbio@gmail.com

Os cadastramentos serão realizados nos seguintes períodos e locais:

Período

Público

Local de cadastramento

Horário

22/01/2018 à 03/02/2018

Pescadores e Compradores dos municípios de Tucuruí e Breu Branco

Sede do Mosaico Lago de Tucuruí (Rua Groelência, n°01. Vila Marabá-Tucuruí)

08:00 às 12:00 e de 14:00 às 18:00 horas.

05/02 à 10/02/2018

Pescadores e Compradores do Município de Novo Repartimento

Barracão da Colônia de Pescadores Z-78 Novo Repartimento – Polo Pesqueiro.

12/02 à 17/02/2018

Pescadores e Compradores do município de Goianésia do Pará

Sede da Colônia de Pescadores Z-61 Goianésia do Pará, na Vila São Pedro.

19/02 à 24/02/2018

Pescadores e Compradores do município de Jacundá

Sede da Colônia de Pescadores Z-43 de Jacundá.

26/02 à 03/03/2018

Pescadores e Compradores do município de Itupiranga e Nova Ipixuna

Sede da Colônia de Pescadores Z-44 Itupiranga.

05/03 à 10/03/2018

Pescadores e Compradores do município de Marabá

Sede da Colônia de Pescadores Z-30 de Marabá.

justiça

Parecer manda anular toda a investigação sobre a morte do prefeito Jones William

Sub-procurador geral da república, Rodrigo Janott, recomenda a anulação de todos os atos processuais do juiz de Tucuruí, José Leonardo Vasconcelos

O sub-procurador geral da república, Rodrigo Janott, emitiu nesta segunda-feira (8) um parecer recomendando a anulação de todos os atos processuais do juiz de Tucuruí, José Leonardo Vasconcelos, na investigação da Polícia Civil do Pará sobre a morte do prefeito de Tucurui, Jones William, ocorrida em julho do ano passado.

O procurador acatou a tese do advogado Roberto Lauria, que sustenta que toda a investigação é nula, uma vez que o juiz da comarca de Tucuruí, José Leonardo Frota de Vasconcelos, não teria competência para atuar no processo, uma vez que a causa envolve o prefeito Artur Brito, que tem foro privilegiado, só cabendo ao Tribunal de Justiça do Pará a competência para julgar o mesmo.

Em seu parecer, Rodrigo Janot, relata que o juiz de Tucuruí decretou diversas medidas cautelares, dentre as quais a prisão temporária de Josenilde Brito, mãe do prefeito. Ao assim agir, usurpou a competência do TJPA, ao qual deveria o inquérito original ter sido remetido imediatamente após o surgimento de indícios da participação, no delito, de pessoa com foro por prerrogativa de função no Tribunal, para que membro desta, ao ser designado Relator, decidisse acerca de eventual cisão das apurações.

Segundo Janot, o juiz de Tucuruí errou propositalmente, pois ao decretar a prisão de Josenilde Brito, já sabia que a mesma era mãe do prefeito, que possui foro privilegiado.

O sub-procurador recomenda ainda no parecer, que todos os atos do juiz José Leonardo, sejam considerados provas ilícitas, como determina a Lei em vigor. “Como é cediço, o desmembramento deve ser pautado por critérios de conveniência e oportunidade, estabelecidos pelo Juízo da causa, no caso, o de maior graduação, ou seja, o Tribunal de Justiça, o que não se verificou na hipótese. Registre-se, por fim, que a ação penal se encontra em trâmite perante o Tribunal de Justiça. Manifesta, portanto, a incompetência do Magistrado que deferiu a medida cautelar de quebra do sigilo bancário, devendo ser considerada, pois, prova ilícita”. Asseverou Rodrigo Janot recomendando a nulidade de todos os atos do juiz de Tucuruí.

Tucuruí

Prefeito em exercício de Tucuruí também está ameaçado de morte

Denuncia vem em forma de áudio do Secretário de Apoio à Segurança que tem circulado pelo Whatsapp

Em áudio que circula por diversos grupos de Whatsapp, o Secretário de Apoio à Segurança, Coronel Pedro Paulo Barata, denunciou que o grupo político que assumiu o poder municipal, logo após o assassinato de Jones William, se reuniu na casa do prefeito afastado, Artur Brito, onde teria sido planejado “bater” no prefeito em exercício.

O Coronel Barata também afirma que outro grupo menor faz ameaça de morte ao atual prefeito, Benedito Joaquim Campos Couto, o Bena Navegantes (PROS), que assumiu a prefeitura após o afastamento de Artur Brito.

Artur Brito está afastado pela justiça após pedido feito pelo Ministério Público e pela Câmara Municipal, que investiga diversas denúncias contra Artur em uma CPI, cujo relatório será apresentado ainda essa semana e pode culminar na cassação de Artur Brito.

O Secretário ainda não se pronunciou sobre o teor do áudio veiculado nas redes sociais.

Ouça o áudio em questão:

Futebol

Águia se prepara para amistoso contra o Independente de Tucuruí

Com boa preparação física e tática, o Azulão fará seu primeiro teste para esta temporada

Com 24 atletas confirmados, o Águia de Marabá se prepara para seu primeiro amistoso de 2018. O jogo será contra o Independente de Tucuruí, no próximo sábado, dia 6, naquela cidade. A preparação dos atletas está acontecendo diariamente, tanto na parte física quanto tática. De acordo com Gesiel Pasiani, preparador físico da equipe, todos os atletas foram avaliados individualmente e foram traçados planos de preparação específicos para cada jogador.

“Já estamos na segunda etapa do trabalho de força, não forçando demais, para que cheguemos com um potencial bom no início da competição. Um ponto forte é que essa é uma equipe muito jovem, tem muita vontade e respondem bem. Acredito que com o continuar dos treinamentos e dos jogos teremos uma boa evolução”, explicou.

Entre os atletas está o goleiro Bernardo. O jogador mineiro se profissionalizou nas categorias de base do Corinthians, com passagem ainda pelo Santos e pelo Cruzeiro. “Eu já tinha ouvido falar do Águia e confirmei que tem uma estrutura boa, com equipe técnica de profissionais capacitados e atualizados e que estão nos deixando bem preparados para o campeonato,” disse ele, confirmando ainda estar ansioso pela sua estreia no amistoso: “A impressão que eu tenho é de que será um time muito competitivo, apesar da pouca idade, e vamos dar trabalho aos outros times”.

Outro que está satisfeito no Águia é o zagueiro Léo Azevedo, que veio da Tuna. Bem integrado com os demais jogadores, o atleta já vem participando dos treinamentos com bola, realizados em Marabá e em Itupiranga. “Tivemos um pouco de dificuldade pela falta de entrosamento nos primeiros dias, mas, no decorrer do trabalho, isso está sendo sanado”, declarou. Ele disse ainda que a expectativa é boa para a partida contra o Independente: “O Independente é um bom time e será um bom treinamento”.

O Águia viaja amanhã, 5, para Tucuruí, a 262 km de Marabá, para enfrentar o Independente no Estádio Municipal “Antônio Dias”, o Navegantão.

Fonte: Ascom Águia

polícia

Acusado de estupro de vulnerável é preso em Tucuruí

Edilson de Souza Dias e acusado de violentar sexualmente duas crianças em Cametá

A Polícia Civil prendeu, nesta quinta-feira, 27, em Tucuruí, por meio de mandado de prisão preventiva, o acusado Edilson de Souza Dias, apontado como responsável em violentar sexualmente duas crianças, em Cametá, na região do Baixo-Tocantins, nordeste paraense. A prisão dele foi realizada por policiais civis da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) de Tucuruí. “Na ocasião da denúncia dos crimes, o acusado chegou a se apresentar na Delegacia de Cametá e logo em seguida fugiu da cidade”, explica a delegada Marizol Vasconcelos, titular da DEAM de Tucuruí.

Os policiais civis de Cametá passaram a monitorar o acusado e o localizaram em Tucuruí. Diante disso, a delegada passou a investigar o paradeiro do preso que foi localizado em uma casa onde ele se escondia. “Edilson de Souza não reagiu à prisão e foi encaminhado à Delegacia de Polícia de Tucuruí”, ressalta a delegada.

O acusado será transferido para Cametá, onde responderá pelo crime de estupro de vulnerável. A ação contou com o apoio do delegado Gilandeson Negreiros Caldas, da Delegacia de Cametá, e dos investigadores Sérgio Pompeu, Liana Sousa, Márcio Brito, escrivã Juliana Fontes e apoio de policiais civis da Seccional de Tucuruí , sob comando dos delegados Marizol Vasconcelos e Geraldo Pimenta.

plágio

Tucuruí plageia campanha de fim de ano de Marabá

O plágio foi autorizado pelo secretário de comunicação à revelia da Agência que detém a conta de Tucuruí

A Prefeitura de Tucuruí plagiou a Campanha de fim de ano da Prefeitura de Marabá. O roteiro do BR divulgado em TVs e redes sociais foi integralmente copiado. Tucurui substituiu apenas as imagens e o nome da cidade.

Vale ressaltar que o plágio foi feito pelo próprio Secretário de Comunicação do Município, Wellington Hugless, sem o conhecimento da empresa Ivo Amaral, Agência que venceu a licitação em Tucurui.

O prefeito de Marabá, Tiao Miranda, visando o bom relacionamento com a vizinha cidade, pediu à Agência Gama Comunicação, autora do roteiro de Marabá, que esta não tome nenhuma medida judicial contra a prefeitura de Tucuruí.

O plágio é a cópia não autorizada de várias informações, e é considerado crime, previsto no Códio Penal Brasileiro, e na lei 9610. O plágio é considerado uma atitude antiética em vários países, e em vários é considerado como crime de violação de direito autoral.

Veja abaixo os vídeos da Campanha de fim de ano:

MARABÁ

TUCURUÍ

Ação natal

Tucuruí: Natal das Crianças chega às ilhas e zona rural

750 brinquedos foram entregues para as crianças de três localidades das ilhas do lago. Ação vai contemplar ainda as comunidades da Bom Jesus, Reunidas e Trocará

As crianças das comunidades do lago de Tucuruí receberam a comitiva da Prefeitura de Tucuruí e puderam participar da ação Natal das Crianças. O Prefeito Bena Navegantes e a secretária de Assistência Social, Alessandra Francês, reuniram com os pais e crianças nas escolas Ouro Verde, Manoel Mendes e Santo Antônio/Ararão para entregar os tão aguardados presentes de Natal.

750 brinquedos foram entregues para as crianças e a secretária Alessandra Francês agradeceu a participação da comunidade. “Nossa intenção é fazer com que essas famílias se sintam abraçadas e incluídas. Os presentes distribuídos são uma pequena forma de dizer que este governo está empenhado em fazer o melhor para a população da cidade e na zona rural”, disse a secretária.

O Prefeito Bena Navegantes fez questão de lembrar aos moradores que o Governo tem visitado as comunidades na zona rural para ouvir e definir quais as necessidades e prioridades de cada localidade. O Prefeito anunciou que em janeiro e fevereiro serão intensificadas as ações de saúde nas ilhas e em outras comunidades da zona rural de Tucuruí. “Nossa intenção é demonstrar para todos que a Prefeitura está preocupada em melhorar as condições de saúde, educação e infraestrutura não somente na cidade, mas também na zona rural”, enfatizou Bena.

A ação Natal das Crianças vai contemplar ainda as crianças das comunidades rurais da Bom Jesus, Reunidas e Trocará nos dias 28 e 29 de dezembro.

Fotos Aldeney Moraes
error: Conteúdo protegido contra cópia!