Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Parauapebas

Unisa Digital forma mais 24 profissionais de seis áreas em Parauapebas

A instituição, com 50 anos de tradição, 10 deles no município, tem sido cada vez mais procurada por quem deseja ter uma graduação
Continua depois da publicidade

A Unisa Digital – Polo de Parauapebas – mais uma vez esteve em festa. Aconteceu ontem, quinta-feira (16), a formatura de mais 24 profissionais preparados para o mercado, em: Administração, Ciências Contábeis, Engenharia Ambiental, Engenharia de Produção, Gestão de Logística e Gestão em Recursos Humanos. Para Lilia de Carvalho Moraes, responsável pela Unisa local, esse é um momento de muita satisfação, que vem se repetindo nos dez anos em que instituição de Ensino a Distância está na cidade.

“Estamos muito felizes e convidamos às pessoas que precisam de uma graduação que nos procurem. Nosso objetivo é oferecer à cidade o melhor Ensino à Distância, como uma instituição que já tem 50 anos de tradição no mercado”, destaca ela.

Durante a solenidade, os formandos não pouparam elogios à Unisa e isso se deve, segundo Lilia Carvalho, à qualificação da equipe que trabalha na instituição de ensino. “Nossa equipe é qualificada e estamos em constante capacitação, porque se trata de uma universidade a distância onde o tempo todo tem inovação e temos de inovar junto com ela”, assegura.

Reconhecimento e gratidão

Lilia afirma que a orientação para as funcionárias da Unisa é atender sempre bem aos acadêmicos, pois, reconhece que Parauapebas é um polo industrial no qual quase todos os que estudam ali trabalham e muitas vezes não conseguem cumprir os horários. “Somos muito gratos a todos por terem escolhido a Unisa para conseguir uma formação. Espero que façam a pós conosco também. Muito obrigado por esse reconhecimento”, agradece, anunciando que na próxima terça-feira (21) acontece mais uma formatura.

Para Simone Monteiro de Carvalho, que se formou em Recursos Humanos, a alegria de estar participando daquele momento era especial: “Só Deus sabe o que eu tive de passar para poder estar aqui hoje. Não é fácil você levantar pelas madrugadas para estudar, abrir mão do passeio com os amigos, abrir mão da família, porque sabe que o foco lá na frente é bem maior. E Deus, em todos os momentos, esteve comigo”, lembra.

Formandos recomendam a Unisa

“A Unisa para mim é uma instituição muito bacana, é uma faculdade em que as pessoas lá de dentro me ajudaram muito. Em todas as situações que eu precisei, eles me ajudaram e eu só tenho a agradecer a Unisa por ter me dado essa oportunidade de estar aqui hoje. Também quero fazer a minha pós aqui e recomendo a Unisa para quem quiser buscar uma formação”, avalia Simone.

Para Adelmo Pereira Gonçalves da Silva, que se formou em Engenharia de Produção, aquele momento foi ímpar. “Com certeza, depois de tanto sufoco, tanta batalha, que não foi fácil, por ter de parar a faculdade mais de três vezes para cumprir obrigações com a família e investir nos meus filhos. Indico a Unisa com toda a certeza, tanto é que já matriculei meu filho para fazer Gestão de Logística e estou fazendo a minha inscrição na pós em Engenharia de Segurança do Trabalho”, reconhece.

Em seu discurso, o paraninfo da turma, vereador Luís Alberto Moreira Castilho, da Câmara Municipal de Parauapebas, deu os parabéns a todos os formandos, disse que é difícil estudar para realizar o sonho de se formar, mas é necessário superar as dificuldades e buscar o conhecimento, “porque o conhecimento abre portas”,

“As portas do mundo estão aí e agora vocês têm o conhecimento para abri-las. Muitas coisas dependem da família, se não é o apoio da família e a nossa vontade de alcançar o objetivo, nós não alcançaremos nunca. Parabéns à família, pela paciência e pela compreensão da ausência”, disse ele, se dirigindo aos familiares dos formandos.

“Avancem! Hoje todos vocês são oceanos”

“Eu tenho certeza de que muitos aqui são pais e são mães e têm de deixar a casa, com o coração partido, mas têm de ir atrás do objetivo e o objetivo hoje foi alcançado. Na entrada, ali, percebi que o anel de formatura de vocês é colocado no dedo anelar, na mão esquerda”, observou o paraninfo, prosseguindo: “Então, é casar também com a profissão. É saber que aquela profissão que você escolheu o acompanhará até o final da vida”.

Luiz Castilho disse que não importa que curso cada um  escolheu. O importante – afirmou ele – é que a pessoa seja boa naquilo que escolheu, que seja a melhor. E lembrou que e as coisas novas nos dão medo, deixando, em seguida, aos novos profissionais, a mensagem contida no texto “O Rio e o Oceano”, de autor desconhecido.

“Diz-se que, mesmo antes de um rio cair no oceano ele treme de medo. Olha para trás, para toda a jornada, os cumes, as montanhas, o longo caminho sinuoso através das florestas, através dos povoados e vê à sua frente um oceano tão vasto que entrar nele nada mais é do que desaparecer para sempre. Mas, não há outra maneira. O rio não pode voltar. Ninguém pode voltar. Voltar é impossível na existência. Você pode apenas ir em frente. O rio precisa se arriscar e entrar no oceano. E somente quando ele entra no oceano é que o medo desaparece. Porque apenas então o rio saberá que não se trata de desaparecer no oceano, mas tornar-se oceano. Por um lado é desaparecimento e por outro lado é renascimento. Assim somos nós. Só podemos ir em frente e arriscar. Coragem! Avancem, todos vocês hoje são oceanos, não são mais rios. Parabéns a todos e sucesso em suas caminhadas!”, concluiu.

Parauapebas

Alunos da Unisa colam grau em cerimônia na Câmara Municipal de Parauapebas

A solenidade reuniu 38 alunos de oito diferentes cursos da universidade, para receberem seus diplomas de Ensino Superior
Continua depois da publicidade

Trinta e oito alunos da Universidade Santo Amaro (Unisa) colaram grau em cerimônia realizada na noite de quinta-feira (21), na Câmara Municipal de Parauapebas. Eles são formandos de oito diferentes cursos: Administração, Ciências Contábeis, Engenharia Ambiental, Engenharia de Produção, Pedagogia, Superior de Tecnologia em Gestão de Qualidade, Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos e Superior de Tecnologia em Segurança no Trabalho.

Tiago Silva formou-se em Engenharia de Produção. Funcionário da Vale, ele nos contou que a emoção que sentia era muito grande e que todo o esforço que fez para conquistar seu diploma valeu a pena. Também destacou que a opção de assistir aulas on-line (em casa) ou presencialmente é fundamental. “É claro que tem que ter o esforço do aluno, mas foi muito importante saber que, sempre que precisei faltar às aulas, pude assisti-la de casa. Isso é muito bom para quem trabalha”.

Já Edlaine Mendonça estava muito emocionada com a conquista de seu diploma de Pedagogia. “Estava comentando com minha colega sobre todo o sacrifício que fizemos para chegar aqui, e o final é muito recompensador. Eu tive esta oportunidade e a agarrei com toda força”, comemorou.

O administrador da Unisa, Junior Nauar, explicou que a Universidade já está no mercado há mais de 50 anos, com a experiência de ser a pioneira na educação a distância no país. “Isso traz uma credibilidade muito grande”.

Pará

Estudantes do Pará podem cursar arquitetura a distância

Inscrições podem ser feitas no site da Universidade Santo Amaro e as aulas começam em agosto. Alunos podem escolher entre 11 polos educacionais no Estado
Continua depois da publicidade

A Universidade Santo Amaro (Unisa) ampliou seu portfólio de cursos de Educação a Distância (EaD) e abre as inscrições nesta modalidade para graduação em Arquitetura e Urbanismo. Tradicional em São Paulo, a Unisa completa 50 anos neste mês e está aumentando sua presença no Pará, onde já conta com 11 polos educacionais.

 De acordo com o coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unisa, professor Dr. Paulo Eduardo Borzani Gonçalves, a abertura da graduação a distância é uma inovação para o setor, já que apenas nove instituições oferecem o curso no País.

As aulas do curso EaD de Arquitetura e Urbanismo começam em agosto. Para cursar, o estudante deve estabelecer uma rotina de aprendizado, com provas, avaliações e encontros presenciais nos polos. O diploma também não tem diferenciação entre presencial e a distância, já que seu conteúdo é o mesmo, o que muda é a metodologia de estudo.

O coordenador explica que o curso tem como objetivo formar profissionais completos para se destacar no mercado, “com a garantia de uma atuação pautada na responsabilidade socioambiental e no respeito à diversidade e à inteligência, tanto no âmbito do edifício, como na perspectiva da organização e do desenvolvimento das cidades”.

Para se inscrever, os interessados devem acessar www.unisa.br, em Processo Seletivo – Graduação a Distância, e consultar os polos que oferecem o curso. Os polos da Unisa no Pará são em Altamira, Ananindeua, Belém (Marcos e Castanheira Shopping), Castanhal, Marabá, Novo Progresso, Parauapebas, Tailândia, Tomé-Açú e Tucuruí.

Tucuruí

Unisa abre novo polo em Tucuruí

Universidade está entre as mais conceituadas instituições de ensino superior do Brasil
Continua depois da publicidade

Com presença consolida e atuação em EAD no Brasil, a Universidade Santo Amaro(Unisa) inaugura nesta sexta-feira (15) o novo pólo educacional em Tucuruí. A inauguração da nova unidade acontece às 19h no Shopping Tucuruí.

Com mais de 80 polos, credenciados em 16 estados, de diferentes regiões, a Unisa amplia a sua atuação no Ensino a Distância (EAD). A expansão, autorizada pelo Ministério da Educação (MEC), caracteriza um crescimento de 61% em número unidades da instituição.

A Universidade está entre as mais conceituadas instituições de ensino superior do Brasil, ocupando uma posição privilegiada no cenário educacional desde 1968, com os cursos de Letras, Pedagogia, Matemática, Física e, principalmente, o de Medicina, até hoje um dos mais concorridos do país.

A Universidade possui tradição de 50 anos e quatro campi na cidade de São Paulo e, desde 2027, oferta em Tucuruí cursos de Ensino semipresencais e a distancia, sendo pioneira no segmento.

Conforme explica Júnior Nauar, coordenador da instituição no Pará, atualmente mais de 20 mil alunos, de cursos presenciais e a distância são atendidos com ensino superior de qualidade. “Em Tucuruí, queremos seguir oferecendo ensino de qualidade para um número ainda maior de pessoas, aumentando as chances no mercado de trabalho”.

Em Tucuruí, serão ofertados  mais de 40 cursos de graduação, além de pós graduação e mestrado. Os cursos são semipresencais ou à distância sendo que os alunos contam com um ambiente exclusivo de aprendizagem, materiais didáticos gratuitos e consistentes, atividades com acompanhamento de tutores e transmissões de aulas diretamente dos estúdios Unisa, com participação de professores que atuam nos campi de São Paulo.

Os polos educacionais possuem infraestrutura completa, com bibliotecas, salas de aula e laboratórios e estão situados em pontos estratégicos, para o fácil acesso dos estudantes.

Além de Tucuruí, a Unisa está representada nos municípios de Belém, Altamira, Novo Repartimento, Marabá, Castanhal, Ananindeua, Novo Progresso, Parauapebas, Tailândia e Tomé-Açú.

Parauapebas

Unisa forma mais 22 Assistentes Sociais em Parauapebas

A mantenedora no Pará é o Grupo Educacional Gamaliel. A universidade UNISA está em Parauapebas desde 2005
Continua depois da publicidade

Aconteceu na noite de sábado (9) o Baile de Formatura da Turma de Serviço Social da Unisa, cuja instituição mantenedora no Pará é o Grupo Educacional Gamaliel, e presente em Parauapebas desde 2005. Vinte e duas novas Assistentes Sociais receberam o diploma, com a presença de familiares e amigos, entre discursos de agradecimento e de incentivo às novas profissionais. Margarete Ferro, uma das graduadas, afirma que com muita “garra e determinação” todas chegaram ao final do curso e diz que a Unisa EAD trabalha na formação de seus alunos com muito bom desempenho e profissionalismo.

Cassiana Magalhães, outra graduada, diz que, ter chegado a fim do curso e recebido o diploma, foi uma grande conquista e felicidade para ela, seus familiares e os amigos, “graças ao ensino proporcionado pela Unisa”.  Jacirene Pereira Fernandes, assistente social e tutora do curso de Serviço Social, lembra que o curso terminou, mas os estudos continuam, destacando que a missão de cada uma que se formou em Assistente Social “é algo muito importante”. “Todas devem atuar com ética, compromisso, humildade e, acima de tudo, amor. Que sejam profissionais humanos, sensíveis às injustiças sociais apresentadas a eles”, aconselha.

Responsável pelo Polo da Unisa em Parauapebas Lília de Carvalho Moraes disse que missão da instituição, não é só formar profissionais, “mas pessoas”. “A Unisa está sempre se renovando e, agora, com as Engenharias de Elétrica, Mecânica Química e o curso de Estética. Estamos firmes e fortes, também com pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho”, afirmou ela.
Lília explicou ainda que a Unisa está com um novo modelo de trabalho, que se chama trilho, empregado nas faculdades públicas: “Esse sistema usa livros, em vez de apostilas, e o aluno vai tê-los à disposição no seu login. Ele não terá dificuldade, pois terá um tutor para orientá-lo”, propagou ela.

“Por Parauapebas ainda ser uma criança, abriu um leque para pessoas que desejavam estudar sem sair da cidade. A Unisa EAD trouxe tudo o que elas iam buscar em outros Estados. Estudando aqui estão perto da família e com o maior apoio que alguém pode ter”, saliento u ela, informando que, no Pará, a Unisa EAD tem 4 mil alunos, destes 1.300 em Parauapebas.
Para Sueli Guilherme, socióloga e secretária-adjunta de Assistência Social de Parauapebas, hoje o Assistente Social está presente em todas as políticas públicas, onde tem uma atuação decisiva, importante, capaz de contribuir na transformação do indivíduo.

“Até mesmo nas empesas privadas esse profissional é extremamente importante para trabalhar o que a gente vai chamar de sociabilidade e garantia de direitos”, destacou ela, afirmando, sobre a Unisa EAD, que a instituição, por estar há 50 anos no mercado, vem demonstrando a sua integridade, ética e compromisso com o profissional.
“Isso é que é interessante e salutar, porque o que pesa é o ensino, o compromisso do aluno e da universidade com o aluno, garantindo professores, tutores e materiais didáticos suficientes para dar esse conhecimento primário para o formando”, avaliou.

Grupo Educacional Gamaliel está presente em mais de 10 cidades do Pará
O Grupo Educacional Gamaliel é hoje uma das maiores instituições de ensino superior do Estado do Pará. Por meio de sua parceria com a Unisa – que tem expandido sua área de atuação por todo o Brasil -, com polos presentes em mais de 10 municípios do Estado e hoje assumindo a gestão da Unisa Parauapebas.

Com sua sede em Tucuruí e com quase 20 anos de tradição em Educação, o Grupo educacional Gamaliel oferece mais de 50 cursos nas áreas de Saúde, Engenharias, Tecnologia e Direito (com índices de aprovação no Exame da OAB superiores à média nacional).

Os cursos podem ser ministrados nas modalidades presencial, semipresencial e a distância. Essa diversidade de modalidades de ensino tem o objetivo de permitir que o aluno escolha aquela melhor que atenda sua situação pessoal. Todos os cursos são reconhecidos pelo MEC, com excelentes notas avaliativas. Os profissionais formados pelo grupo educacional ao longo dos anos encontram-se bem alocados no mercado de trabalho pela excelência do ensino cursado.

Universidade Santo Amaro – Unisa – completa 50 anos
A Universidade Santo Amaro – Unisa – está entre as mais conceituadas instituições de ensino superior do Brasil, ocupando uma posição privilegiada no cenário educacional desde 1968, quando iniciou as atividades, com os cursos de: Letras, Pedagogia, Matemática, Física e, principalmente, Medicina, este, até hoje, um dos mais concorridos do País.

A história da Unisa começou a partir da necessidade de constituir a primeira instituição de ensino superior para a numerosa população da região de Santo Amaro, na cidade de São Paulo. Foi então que, profissionais influentes, como professores, empresários, dentistas, médicos e políticos, uniram esforços para criar a FASA – Faculdades de Santo Amaro. Em 1994, a instituição se tornou uma universidade e passou a se chamar Unisa.

Esse percurso a consolida como uma universidade de excelência. O reflexo desse desempenho permeia todas as ações da Unisa, especialmente, em 2005, quando foi transmitida a primeira aula via satélite, marcando o pioneirismo na oferta de cursos na modalidade de educação a distância (EAD).

Com um modelo de ensino diferenciado, a Unisa se destacou por estimular a prática por meio de atividades de responsabilidade social, com forte atuação em projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos com a comunidade. Disseminar conhecimento e reverter isso em benefício da população é um dos principais compromissos da Unisa.

A Unisa está presente em todo o Brasil, com quatro campi na cidade de São Paulo e mais de 200 novos polos de apoio educacional para oferta de cursos na modalidade de EAD, localizados em todo o País.

Atualmente, a Unisa oferece centenas de cursos presenciais e a distância, entre Graduação, Pós-Graduação e Extensão. E, assim, de tornou referência pelas diversas cidades no Brasil onde atua, como uma instituição de tradição e qualidade, que tem o compromisso de formar talentos criativos, empreendedores e transformadores.

 

Parauapebas

TCE Cidadão chega à Parauapebas com apoio da UNISA

O objetivo é dar ampla visibilidade do Tribunal de Contas do Estado e formar cidadãos que possam contribuir com a maior transparência dos processos públicos
Continua depois da publicidade

O Tribunal de Contas do Estado e a Universidade Santo Amaro – Unisa Digital (atualmente Grupo Educacional Gamaliel) realizam no dia 20 próximo, no Plenarinho da Câmara Municipal, evento destinado a estudantes universitários. É a primeira vez que o TCE realiza o evento em Parauapebas. O Programa TCE Cidadão foi criado em 2011 e já esteve em mais de 400 escolas públicas no Pará, beneficiando cerca de 10 mil alunos do Ensino Médio.

A partir de 2017, as atividades foram ampliadas e hoje o TCE possui três sedes Belém, Santarém e Marabá. Alexandre Melo da Costa, secretário da jurisdição de Marabá, responsável pelo atendimento de 37 municípios, proferirá a palestra aqui em Parauapebas. “Nosso objetivo é dar visibilidade às atividades do TCE”, afirma ele.

Alexandre afirma ainda que outra finalidade é deixar o órgão mais próximo da sociedade transmitindo conhecimento para estudantes de redes públicas e privadas, de níveis técnicos e superiores nas esferas municipal, estadual e federal, de leis e decretos que determinam a forma de utilização de recursos públicos em benefício da sociedade.

Durante a palestra, será apresentado o dispositivo de ouvidoria pública e sua importância para estimular a participação dos cidadãos. A ampliação do programa aconteceu graças ao apoio dos professores e diretores das escolas integrantes dos conselhos escolares em todo estado. Os multiplicadores formados pelo órgão levam aos estudantes, esclarecimentos sobre qual o papel do TCE-PA e de como o estudante pode contribuir para a maior transparência nos processos públicos.

Serviços

TCE Cidadão nas Escolas

Local: EEEM Eduardo Angelim

Rua Rio de Janeiro, 82 – Rio Verde

Data: 20 de abril de 2018

Horário: 15h

TCE Cidadão Universitário

Local: Plenarinho da Câmara Municipal de Parauapebas

Avenida F, Quadra 33, Lote Especial, Beira Rio II

Data: 20 de abril de 2018

Horário: 19h

O TCE emite declaração com o conteúdo da palestra para todos os alunos que comparecerem ao evento.

Os alunos da UNISA que participarem receberão certificados com as horas destinadas a este evento.

Esporte

Unisa Parauapebas conquista o Campeonato Paraense de Voleibol Masculino sub-24

A competição foi toda disputada na capital Belém e a equipe de Parauapebas foi à única representante do interior do estado
Continua depois da publicidade

Por Fábio Relvas

A cidade de Parauapebas, sudeste do estado do Pará, vem obtendo resultados expressivos dentro do esporte. A equipe Unisa (Universidade Santo Amaro) Parauapebas de voleibol conquistou no último domingo (03/12), o Campeonato Paraense masculino da categoria sub-24, dentro da capital Belém. O evento foi realizado pela Federação Paraense de Voleibol (FPV) e contou com a participação de cinco equipes: Clube do Remo, COE, Deodoro de Mendonça, UEPA e Unisa Parauapebas.

A competição foi realizada por etapas e em dois turnos, durante toda a temporada de 2017. O primeiro turno ocorreu no mês de maio e o returno em agosto, ambos em Belém. A equipe da Unisa Parauapebas foi à única do interior do estado, diante de quatro representantes da capital. A campanha dos garotos sub-24 foi incontestável, em 10 partidas pelo Campeonato Paraense, a equipe somou oito vitórias, e ainda conquistou o segundo turno de forma invicta.

O time parauapebense chegou forte na seminal para encarar um dos favoritos a conquistar o título da competição, o Clube do Remo, uma potência no voleibol. A partida foi realizada no último sábado (02/12), no ginásio do Sesi. O time da Unisa Parauapebas deixou para trás toda a história do adversário e passou para a final com uma vitória de 3 sets a 2, com parciais de (30×28/17×25/25×21/19×26/6×15).

A grande final foi contra a equipe da UEPA (Universidade do Estado do Pará), outra força dentro do voleibol paraense. Mais uma vez os garotos de Parauapebas corresponderam às expectativas e passaram pelo adversário, em partida realizada no último domingo (03/12), no ginásio Serra Freire, que pertence ao Clube do Remo. A vitória veio com o placar de 3 sets a 2, com parciais de  26×24 / 23×25 / 25×17 / 25×23 / 11×15). Com o triunfo, a equipe da Unisa Parauapebas conquistou o título do Campeonato Paraense de Voleibol masculino da categoria sub-24.

A equipe foi representada por: Dutó Hungria (técnico), Romero Luís (auxiliar técnico) Maxillam Lima, Thiago Santos, Marcos Vinicius, Kayon Max, Eder Verbeno, Henrique Silva, Alex Bruno, Geraldo Lucas, Derick Raul, João Paulo e Wanderson. Além do título de campeão, o time teve conquistas individuais, como Maxillam Lima, oposto, que foi eleito o melhor atacante do campeonato e Thiago Santos, capitão do time, garantindo como melhor levantador e jogador do toda a competição estadual.

“Só temos a agradecer a Deus pelas bênçãos alcançadas durante todo ano, é uma satisfação muito grande chegar ao final do Campeonato Paraense, corando o trabalho com o título estadual. Quero aproveitar para parabenizar toda a equipe, os nossos parceiros como a prefeitura de Parauapebas, através da Secretaria de Esportes, a Unisa (Universidade Santo Amato) que hoje está sendo fundamental na vida acadêmica de todos os atletas e fazendo dessa parceria um sucesso. Essa garotada está de parabéns por toda a dedicação e determinação em fazer do voleibol de Parauapebas um motivo de orgulho”, afirmou Dutó Hungria, técnico da Unisa Parauapebas.

Continua depois da publicidade

A UNISA Digital é a unidade da Universidade Santo Amaro responsável por educação na modalidade a distância. Tem como propósito o oferecimento de cursos e programas por meio da internet, de satélite, de material impresso e de outros recursos midiáticos.

Ronierison Rabelo, um assíduo leitor do blog, envia e-mail alegando que a UNISA, em conjunto como Colégio Amazon, realizou no dia 14/01/2010 um vestibular para seu pólo em Parauapebas. O leitor diz que passou no vestibular para o curso de Publicidade mas que quando foi fazer a matrícula, funcionários da UNISA informaram que a instituição não tem salas suficientes para a abertura da turma. Segundo ele, a empresa priorizou os cursos de Engenharia de Produção e Engenharia Ambiental e deixou de lado os outros cursos.

O espaço está aberto à Universidade Santo Amaro para as explicações aos que, como o leitor Ronierison, pagaram a inscrição, se prepararam, passaram no vestibular e agora não poderão fazer o curso.