Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Trânsito

Prefeitura de Parauapebas investe em tecnologia para cobrança de multas

Agentes do DMTT são capacitados para utilizar o talonário eletrônico, que substituirá o talão de multas convencional, a partir de 15 de dezembro

Em dois dias de treinamento, 80 agentes de trânsito do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte – DMTT – de Parauapebas são capacitados com o novo sistema de registro de multas, que vai substituir o talão impresso por um talonário eletrônico, que é um dispositivo portátil para auxiliar a fiscalização do trânsito na cidade.

“Acreditamos na eficácia do aplicativo para dar mais agilidade na aplicação das multas e, principalmente, mais transparência já que o novo sistema registra a foto no local da infração. Por exemplo, temos muitos registros de estacionamento em parada de ônibus e quando o veículo for flagrado nessa irregularidade, o agente poderá filmar para provar a imprudência”, relatou Wanterlor Bandeira, Secretário Municipal de Segurança Institucional, informando, ainda, que a previsão da implantação do novo sistema de multas é até 15 de dezembro.

Parauapebas será a primeira cidade do interior do Estado a trabalhar com o equipamento. O representante do aplicativo disse que atualmente 2 mil municípios brasileiros já utilizam o equipamento eletrônico para fiscalização do trânsito. “Esse sistema favorece as estatísticas. Um estudo identificou que se fazia muito papel e se chegava a pouco resultado estatístico no trânsito brasileiro. Então, a criação do talonário eletrônico foi com o objetivo de proporcionar transparência e segurança no processo da multa. Esse sistema tira o risco de multar uma pessoa numa infração que ela não cometeu. Esse dispositivo eletrônico não permite trocar uma placa, CPF, cor do veículo, situação de habilitação, então, o cidadão terá segurança das informações”, detalhou o funcionamento do sistema o instrutor do aplicativo, Edevalber Alves Pereira.

O agente de trânsito Valdenilson Ramos da Silva confia que o novo sistema vai favorecer a fiscalização do trânsito e aproximar o agente aos motoristas. “O sistema vai agilizar nosso trabalho e o aplicativo vai ajudar nas consultas quando o cidadão tem uma dúvida. O agente vai esclarecer dúvidas na hora. O sistema de internet e de satélite auxilia nessa informação instantânea. Além de acabar com a reclamação de que o motorista não cometeu a infração”, comemora o agente de trânsito.

Transporte

MP e prefeitura se reúnem com categorias do transporte público para regulamentar Uber em Parauapebas

"O monopólio, seja por parte do Uber, seja por parte de qualquer categoria, somente prejudica o consumidor. Temos e vamos encontrar uma regulamentação justa e que garanta o melhor serviço", afirmou o promotor Helio Rubens.

O Ministério Público do Estado do Pará, representado pelo Promotor Helio Rubens Pinho Pereira, se reuniu na tarde desta quinta-feira (16) com o Secretário Municipal de Segurança Institucional, Wanterlor Bandeira e com representantes das categorias do transporte público de Parauapebas. A pauta do encontro foi a chegada do Uber em Parauapebas.

O Promotor esclareceu a necessidade de compor dois interesses legítimos e coligados: a melhor prestação de serviço para o usuário e, ao mesmo tempo, a criação de um de um espaço de competição leal entre os prestadores de serviço no município.

“O monopólio, seja por parte do Uber, seja por parte de qualquer categoria, somente prejudica o consumidor. Temos e vamos encontrar uma regulamentação justa e que garanta o melhor serviço”, afirmou Helio Rubens.

O promotor informou, ainda, que depois de ouvidas as partes envolvidas, ficou acertado que haverão novas reuniões no sentido de construir uma regulamentação para o Uber voltada à segurança dos usuários. “A pauta da reunião, pelo que se percebeu, era para propor maneiras de proibir o Uber. Todavia, informei aos representantes das categorias concorrentes que isso era impossível, já que se tratava de uma questão técnica ligada ao artigo 170 da Constituição Federal, que prevê a livre iniciativa como um dos princípios básicos da ordem econômica. Mas que poderíamos construir uma forma de regulamentar uma competição justa, leal e salutar, buscando o melhor para os passageiros e evitando monopólios”, finalizou o promotor.

Parauapebas

Segurança: Wanterlor Bandeira articula retomada de demandas da Semsi

Wanterlor Bandeira deverá anunciar nos próximos dias a equipe que irá compor os departamentos ligados à Semsi.

O secretário municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão, Wanterlor Bandeira, já iniciou os trabalhos à frente da Semsi abrindo diálogo com diversas frentes, afim de alavancar os serviços que pareciam um tanto parados na pasta. Depois de sentar com representantes de diversas categorias de transporte público, o secretário, que teve o Decreto 2079/2017 publicado no dia 23 de outubro), recebeu durante a manhã desta sexta-feira (27) representantes da Vale para tomar pé de alguns convênios existentes junto a mineradora.

Na ocasião, Wanterlor esclareceu à empresa que ainda está se inteirando sobre os processos da secretaria e que um dos interesses, inclusive, é resgatar as ações do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), uma ferramenta vinculada ao Ministério da Justiça que busca alternativas para a construção coletiva de uma cidade mais segura, através de ações que diminuam o índice de criminalidade.

“Estamos nos organizando, planejando e tomando posse das informações para poder trabalhar da melhor forma possível, de forma preventiva, a segurança cidadã”, declarou Wanterlor Bandeira, que nos próximos dias deverá anunciar a equipe que irá compor os departamentos ligados à Semsi.

Secretários

Wanterlor Bandeira é o novo gestor da Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão de Parauapebas.

Entre as atribuições do novo gestor estão o Centro de Controle e Operações (CCO), a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, Gabinete de Gestão Integrada, DMTT, e a Guarda Municipal de Parauapebas.

Michel J. Correa Gomes não é mais o Secretário Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão de Parauapebas. Ele foi exonerado na sexta-feira (20) pelo prefeito Darci José Lermen. Em seu lugar assume Wanterlor Bandeira Nunes, 52 anos. Bandeira foi chefe de gabinete do ex-prefeito Valmir Queiroz Mariano.

Profundo conhecedor das nuances políticas parauapebenses, Wanterlor Bandeira chega para assumir a Semsi em momento de profunda violência no município. Somente neste mês de outubro nada menos que 12 pessoas já morreram de forma violenta.

Entre as atribuições do novo gestor estão o Centro de Controle e Operações (CCO), a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, Gabinete de Gestão Integrada, DMTT, e a Guarda Municipal de Parauapebas.

A posse do novo gestor da Semsi deve acontecer às 10 horas da terça-feira no gabinete do prefeito Darci Lermen.

Atualização: A posse do novo secretário deverá acontecer na quinta-feira (26) e não amanhã. O adiamento se dá em virtude da agenda de secretários de governo e de agentes da segurança local, que deverão estar presentes.

Confira o decreto de nomeação:

Opinião

Artigo: “nem tudo que reluz é ouro”!

Chefe de gabinete de Valmir Mariano faz sua previsão sobre o futuro de Parauapebas

Por Wanterlor Bandeira ( * )

Apesar de ser pouco conhecedor da política de Parauapebas, temo que em pouco tempo acabará a “Lua de Mel” do nosso futuro prefeito com seus 40% do eleitorado (levando em conta que os outros 60% não votaram nele, portando não estão esperando muita coisa).

Darci deixou o governo em 2012 com altos índices de rejeição. Não conseguiu eleger seu sucessor e voltou agora com o discurso da “oportunidade”. Fez uma campanha competente, de resultados, e precisa, agora, manter os 40% do seu eleitorado satisfeitos e buscar apoio da maioria que temia seu retorno.

É de conhecimento comum que os municípios brasileiros atravessam um cenário de crise econômica e política, e em Parauapebas a coisa não é diferente. Com a redução da nossa quota parte, perdemos nos últimos quatro anos mais de 500 milhões de reais em arrecadação somente de ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), que caiu de 21% para 11% em 2016, sem contar na queda da CFEM (a Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais) e do ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza).

Não se cria uma nova matriz econômica em quatro anos de governo e o atual cenário não é muito auspicioso para 2017 ou para anos vindouros.

As previsões de analistas são pessimistas no que diz respeito à queda de arrecadação e ao desemprego. Da mesma forma, a máquina pública já não suporta ser esse mastodonte que é hoje, parecendo mais um elefante numa loja de cristal.

É preciso discutir imediatamente o tamanho da folha de pagamento da prefeitura, bem como a redução do Vale Alimentação. De outra forma, Darci Lermen se tornará o “Prefeito de Folha de Pagamento”, com poucos recursos para investimentos em infraestrutura, educação e na problemática saúde.

Não será uma tarefa fácil para quem pretende fazer política baseada em populismo.

Já estamos, de certa forma, familiarizados com as caras que estarão no Morro dos Ventos a partir de janeiro, e todos lembram muito bem a maneira como costumam lidar com as situações rotineiras da gestão municipal, mesmo assim, devemos fazer algumas reflexões.

No momento do aperto será que os olhos azuis do nosso futuro alcaide serão suficientes para encantar as diversas serpentes que permearão seu futuro governo (na Prefeitura e Câmara Municipal)?

Será que as oportunidades tão “cantadas” durante a campanha serão alinhadas às necessidades da população e chegarão a todos?

Só nos resta torcer para que Parauapebas atravesse esses quatro anos como tem feito até agora: com força, coragem e fé.

( * ) – Wanterlor Bandeira é paraense de Jacundá e há mais de 30 anos reside em Parauapebas. Ex-juiz classista, ex-vereador em Parauapebas pelo PT e atualmente acumula os cargos de chefe de gabinete do governo Valmir Mariano e de gestor do SAAEP.

Parauapebas

Wanterlor Bandeira é o novo chefe de gabinete do prefeito Valmir Mariano

WanterlorBandeira2Wanterlor Bandeira, 50 anos, servidor público municipal é o novo chefe de gabinete do prefeito Valmir Queiroz Mariano. A portaria 854, de hoje (30), será publicada amanhã. Wanterlor é ex-vereador em Parauapebas (2005/2008) pelo Partido dos Trabalhadores e conhece como poucos a política local.

Bandeira é ex-diretor administrativo da Câmara Municipal e Parauapebas (2013), Assessor de gabinete do prefeito e diretor administrativo da CMP.

Portaria

Wanterlor substitui o advogado Gilmar Moraes, que deixou o cargo no início do mês de setembro. O advogado Jadson James substituirá Wanterlor Bandeira na diretoria legislativa da CMP.

error: Conteúdo protegido contra cópia!