Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Merenda escolar

Em Canaã dos Carajás, alunos da Rede Municipal de Educação terão reforço na merenda escolar

Mais de 12 mil alunos serão atendidos pela nova proposta da Secretaria. Desjejum é mais um reforço na alimentação já oferecida pelas escolas
Continua depois da publicidade

Apesar do grande de volume de chuva nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (06), mais de 12 mil alunos da Rede Municipal de Educação saíram de suas casas para ir às escolas do município. O que as crianças não sabiam é que um café da manhã quentinho já estava servido aguardando as suas chegadas. Os alunos da Rede de Educação tiveram, pela primeira vez, o reforço na alimentação nesta terça. Para inaugurar o novo cardápio, o prefeito Jeová Andrade, o presidente da Câmara Municipal, Junior Garra, e o secretário de educação, professor André Wilson, estiveram presentes na Escola Municipal João Nelson.

Oficialmente servida às 09 da manhã, a merenda, na verdade uma refeição escolar, vem sendo elogiada por alunos, pais e por toda a comunidade. Todo o cardápio é variado, balanceado e oferecido com total qualidade. A merenda escolar, inclusive, já utiliza desde o fim do ano passado alimentos produzidos no próprio município.

A nutricionista Andreia Silva, responsável pelo cardápio da merenda foi quem sugeriu que o café da manhã fosse aderido à programação: “Tivemos demandas de escolas dos Núcleos de Educação Infantil. As diretoras traziam a informação de que chegavam alunos muito cedo, sem tomar café. Sugerimos que fosse feito primeiro nos núcleos, mas conversando com o professor André e ele pediu para que a gente expandisse para todas as escolas. É por isso que já estamos fazendo e queremos melhorar ainda mais o cardápio com o passar do tempo.” A nutricionista explicou também que há a necessidade de a refeição ser mais rápida para que o aluno não se atrase para a sala de aula.

r

O vereador Junior Garra falou sobre a iniciativa: “É muito importante que haja esse reforço, pois as nossas crianças levantam muito cedo para vir à escola. Tenho certeza que 90%, ou até mais, dessas crianças vêm para a escola sem tomar café. Parabéns ao secretário de educação e ao prefeito Jeová. Isso é o poder público trabalhando, de fato, em prol da educação.”

Professor André Wilson também comentou o novo adendo ao cardápio escolar: “Estamos iniciando hoje em toda a Rede um café da manhã preparado e organizado pelos nossos nutricionistas. Tenho certeza que isso fará um diferencial na vida de todos os nossos alunos, na questão social e do próprio intelecto, pois estudar com fome nunca é bom. Antes de iniciar a aula essas crianças terão a possibilidade de tomar um café quentinho, preparado no dia e isso é muito positivo para a educação.

Já o prefeito Jeová Andrade explicou que esse é mais um avanço para a educação municipal: “Desde 2013, quando assumimos, nossa prioridade sempre foi a educação. Acredito que esse é o melhor caminho e todos os países desenvolvidos têm uma base educacional excelente. O café da manhã, antes de entrar na sala, fará muita diferença, pois, infelizmente, essa é a realidade do nosso Brasil: muitos saem de casa sem tomar ao menos um café puro. Com certeza, com essa nova oferta, a criança tem condições de ter um aprendizado bem mais eficiente.”

Depois de tomado o café, os alunos pareceram satisfeitos. Por volta das 07:30, o sinal tocou anunciando o início das aulas. Conforme falado pelas autoridades, o reforço alimentar deve melhorar bastante o aprendizado e quem ganha com isso é o próprio aluno.

Deixe uma resposta