Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Verão

Em Marabá, o programa Verão Ecológico 2017 trabalha para minimizar a poluição dos rios Tocantins e Itacaiúnas

As ações vão de blitze em cada barraca de banhista até uma exposição denominada “Arte pelo Rio”, com belas obras feitas a partir de lixo retirado dos rios

Por Eleutério Gomes – de Marabá

Com a finalidade de tentar minimizar a quantidade de lixo despejada nos rios Tocantins e Itacaiúnas, pelos banhistas que frequentam as praias da cidade, sobretudo nesta época de veraneio, a Prefeitura de Marabá, por meio da Guarda Municipal, Semma (Secretaria Municipal de Meio Ambiente), Coordenação de Postura e Semsur (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos), em parceria com o Instituto Nacional de Defesa Ecológica e Vigilância Ambiental (Indeva), vem desenvolvendo o programa Verão Ecológico 2017.

A cada fim de semana não é difícil ver boiando nas águas dos dois rios milhares de latinhas de alumínio, cujo tempo de degradação na natureza é de 200 anos; garrafas de vidro, que levam um milhão de anos para se decompor; e, principalmente, garrafas pet, que resistem até 400 anos na natureza, entre outros detritos.

Entre as ações de educação ambiental estão acontecendo blitze educativas nas barracas das praias e distribuição sacolas recicladas junto com o folheto do Zé lixão. Paralelamente, acontece Exposição "Arte pelo Rio", que conta com obras produzidas com lixo reciclável retirado dos rios, que se transformou em obras de arte. (Com informações de Andréia Melo/Ascom da GMM)

Seja o primeiro a escrever um comentário

  1. Marabá é privilegiada pela enorme ilha de praia bem em frente a cidade, bastando apenas 5 minutos de travessia. Porém carece de os governantes viajar e conhecer as estruturas que outros municípios disponibilizam aos banhistas e visitantes. Nunca houve nada do governo municipal na praia de Tucunaré e Geladinho, tudo acontece ao bel prazer dos usuários. Banheiros químicos, posto policial, Tenda permanente de uma equipe da Secretaria de Saúde, palco para shows, competições diversas promovidas pela Secretaria de Turismo e Laser e muitos outras atitudes que acontecem em quase todos os municípios
    banhados pelos rios Araguaia e Tocantins, tanto no Estado do Tocantíns quanto no Maranhão e varias cidades do Pará, assim como no Rio Xingu.

Deixe uma resposta