Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Eventos

Em Parauapebas, ICMBio promove 1ª Capacitação para Conselho Consultivo da APA do Igarapé Gelado

A gestão integrada do ICMBio promoveu na última sexta-feira, dia 21, no auditório do ICMBio em Parauapebas, uma capacitação para os membros do Conselho Consultivo da Área de Proteção Ambiental do Igarapé Gelado  com objetivo de fortalecer a atuação dos conselheiros e seus suplentes como membros e apresentar o novo plano de manejo da unidade de conservação.

A APA do Igarapé Gelado, criada pelo Decreto Federal nº 97.718/89 é uma Unidade de Conservação (UC) protegida por lei e pertence a categoria de uso sustentável e visa conciliar a conservação ambiental de ecossistemas regionais com o desenvolvimento das atividades da população local. Está localizada na zona rural do município de Parauapebas. Como trata-se de uma unidade de conservação federal é gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e conta com o um conselho consultivo formado por instituições representativas públicas e privadas, instituições de ensino e associações.

A programação apresentou o histórico dos 27 anos de trabalhos realizados em conjunto com a comunidade na APA do Igarapé Gelado e logo após seguiu com a capacitação, ministrada pela colabora Fernanda Colares, analista ambiental da Coordenação Regional do ICMBio/Belém (CR-4). Ela destacou pontos altos como as atribuições do conselhos definidas por lei; participação e perfil dos conselheiros bem como o papel que cada membro do conselho tem em relação à tomada de decisão que envolvam as unidades de conservação e a sua representatividade perante a sociedade.

A segunda parte da capacitação, foi ministrada por Manoel Delvo, chefe da unidade e analista ambiental do ICMBio, e focada no Plano de Manejo da APA do Igarapé Gelado, aprovado pela Portaria nº 58 de 30 de maio de 2016. Foram destaques, temas relevantes como a atualização dos limites da APA; o contexto hidrográfico; os objetivos específicos da APAIG; e a distribuição das áreas de zoneamento definidas com diferentes objetivos de manejo e graus de intervenção. No fim do evento, os conselheiros presentes receberam o termo de posse, certificados de participação uma a cópia do plano de manejo em mídia.

No dia seguinte os conselheiros também tiveram a oportunidade de conhecer a unidade, quando visitaram as instalações do projeto Laticínios, desenvolvido na Estação Conhecimento, e a Barragem do Gelado, ambos localizados na APA do Igarapé Gelado.

Por Erika Sarmanho – Comunicação do ICMBio – Fotos: Jayme Jr./Érika Sarmanho

Deixe uma resposta