Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
legislativo

Em sessão extraordinária, criação do distrito industrial é aprovada em Canaã

Na ocasião, topônimo também foi aprovado de forma unânime pela Casa de Leis

Agora é oficial. O tão sonhado distrito industrial de Canaã dos Carajás foi criado na manhã desta quinta-feira (25). Como as atividades do legislativo municipal só retornarão no dia 06 de fevereiro, uma sessão extraordinária foi necessária para aprovar a questão, visto que a inauguração do local já tem data marcada. A aprovação do distrito industrial aconteceu de forma unânime pelos 10 vereadores presentes. A plenária da Câmara ficou lotada para o ato e a decisão final foi comemorada pelos presentes.

Além do distrito industrial, o antigo canteiro sudeste também abrigará o polo universitário. A área foi doada ao município no final do ano passado pela mineradora Vale com o objetivo de promover o desenvolvimento da região. A ideia é que empresas se interessem em fazer o investimento no município, se instalem no distrito e possam gerar renda para a população local. Quanto ao polo universitário, o governo municipal já mantém conversas com algumas instituições sobre a possibilidade da vinda de cursos superiores para a cidade.

À frente do projeto, o secretário de desenvolvimento econômico, Jurandir José, concedeu entrevista: “Quero, primeiro, agradecer a todos os vereadores que entenderam a importância disso para o município. Nós criamos um modelo de distrito empresarial, pois é direcionado a grandes, médios e pequenos empresários, além da prestação de serviços. Então, não vão ser só indústrias, já que entendemos que não há muito o que se industrializar aqui. A prestação de serviços vai dar certa sustentabilidade ao município. Estamos preparados para qualquer tamanho de empresa que venha desenvolver o nosso espaço lá. Tenho certeza que vai ser muito bom para o empreendedor.”

Prefeito em exercício, Alexandre Pereira também participou da sessão: “Esse é um passo muito importante para o nosso município. Nós precisamos, mais do que nunca, incorporar na cabeça dos cidadãos a necessidade de criar um novo modelo econômico para que, no futuro, possamos ter aquela resposta tão sonhada de que podemos sobreviver sem mineração. Acreditamos que isso vai gerar emprego e renda. Temos potencial e estamos muito animados com essa nova etapa.”

Na ocasião, o nome de Antônio José de Araújo foi aprovado como topônimo do distrito industrial de Canaã. Antônio foi um empresário do ramo farmacêutico, pioneiro da cidade, ex-secretário de indústria e comércio e ex-diretor da Agência Canaã. O comerciante sempre acreditou no potencial da região e foi um dos pioneiros no debate da sustentabilidade econômico do município.

A viúva do homenageado, Geiel Araújo, também esteve presente, junto com o filho, e falou sobre o momento: “Para mim, essa homenagem é motivo de muita alegria. Ele foi um desbravador dessa região e sempre sonhou em ver essa cidade melhor.”

O Distrito Industrial Antônio José de Araújo será inaugurado na próxima sexta-feira (2). De acordo com o secretário Jurandir José, vários empresários já foram convidados e confirmaram presença na cerimônia.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido contra cópia!