Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Esporte

Enxadristas vão participar da 2ª etapa da Copa do Rei de Xadrez em Parauapebas

Já foram confirmados 17 eventos de xadrez na cidade para o ano de 2018
Continua depois da publicidade

Enxadristas de Parauapebas, Palmares 2, Eldorado dos Carajás e Canaã dos Carajás, vão participar da 2ª etapa da Copa do Rei de Xadrez, que será realizada na tarde deste sábado (24), na Feira do Produtor – CAP, que fica localizada na avenida Faruk Salmen. A competição será promovida pelo Clube de Xadrez Parauapebas, que já desenvolve um trabalho há mais de 10 anos na região sudeste do estado.

“Começamos a fazer os torneios agora em forma de circuito para abranger mais todas as áreas da cidade e não ficar em um lugar só. Desde o ano passado, estamos fazendo 10 torneios no estilo rápido, até 20 minutos para cada jogador e em 10 etapas. O campeão é aquele que fizer mais pontos durante a etapa e tem algumas premiações. Ano passado foi um jantar em um restaurante com fogão a lenha e um passeio de avião panorâmico por Parauapebas”, afirmou Rodrigo Leal, presidente do Clube de Xadrez Parauapebas.

O número de participantes só vem crescendo a cada ano. Em 2017, foram mais de 100 enxadristas. A 1ª etapa da Copa do Rei começou no domingo passado, no clube Sthopa, e seguirá neste sábado com a 2ª etapa no CAP, lugar no qual todos os sábados, são ministradas aulas gratuitas de xadrez das 8h às 11h para toda a comunidade. O principal objetivo é ensinar a prática para as crianças para que aprendam o jogo, fortalecendo a parte intelectual, ajudando a memória, a concentração e o raciocínio lógico.

“O objetivo é de está difundindo o xadrez e levando cada vez mais longe. Esse ano de 2018, teremos 17 eventos confirmados em Parauapebas, só de xadrez, e faremos outros torneios, que ainda não estão confirmados com parcerias como a prefeitura por exemplo, que é o Jeps, eles não tem ninguém que façam isso, então fazemos o Jeps para a prefeitura de forma voluntária”, disse Rodrigo Leal.

A partir do mês que vem, vai está surgindo a formação de alguns professores de educação física para difundir mais o xadrez na zona rural com a educação no campo. É um projeto da SEMED (Secretaria Municipal de Educação) que vai levar o xadrez para a educação do campo, onde serão comprados 120 jogos de peça para que 12 escolas possam ter materiais, com os professores sendo qualificados para poder dá essa formação para os alunos.

“Nós vemos que o xadrez vai melhorar muito a partir dai. Porque quanto mais pessoas tiverem trabalhando, principalmente na área educacional, melhora ainda e esse esporte cresce cada vez mais. Para as mulheres temos uma novidade. No dia 18 de março no shopping, vai acontecer o 4º torneio da Copa da Rainha, com mil reais de premiação e as inscrições são gratuitas. Então a tendência é só crescer e o Clube de Xadrez de Parauapebas vem trabalhando para que o xadrez cresça na cidade e na região”, finalizou Rodrigo.

Por Fábio Relvas

Deixe uma resposta