Escola Família Agrícola (EFA) reivindica área da Sedap em Itupiranga

Continua depois da publicidade

EFA SEDAPA Escola Família Agrícola (EFA) Professor Jean Hébette entregou um documento solicitando abertura de diálogo para um processo de negociação visando a Cessão de Uso de uma parte da área da Secretaria de Estado Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (SEDAP), situada no km. 27, em Itupiranga, sendo um hectare na parte da frente e outros nove hectares no fundo, para desenvolvimento de atividades agrícolas e ambientais pela EFA e parceiros através de um projeto denominado Escola-Acampamento.

O Secretário de Estado Hildegardo de Figueiredo Nunes recebeu a reivindicação com grande possibilidade de atendimento do pleito já que é parceiro de origem do desenvolvimento da pedagogia da alternância no estado do Pará.

A EFA de Marabá funcionou até o final de 2010 na estrutura da Fundação Agrária do Tocantins Araguaia (FATA), no âmbito do Programa Centro Agroambiental do Tocantins (CAT). A partir de 2013 foi discutida sua retomada, e, em maio de 2014, com custeio da Prefeitura de Marabá, através Secretaria Municipal de Educação (SEMED) iniciou seu funcionamento ofertando uma formação integral para jovens agricultores em nível de Ensino Fundamental.

O grande desafio e problema é que a área que atualmente funciona a EFA é locada, impedindo investimentos permanentes de construção de infraestruturas via convênios com os governos federal e Estadual. Por outro lado, os alunos ficam impedidos de desenvolver atividades agrícolas de ciclo permanente.

O projeto de implantação da EFA na base física da SEDAP, no km. 27, conta com apoio do gerente regional Marivan Oliveira Sousa. O Supervisor Regional da EMATER em Marabá, Francisco da Silva Ferreira entende que a parceria com EFA permitirá a implantação de uma Unidade Didática nos moldes que a empresa tem em Bragança.

A iniciativa conta com a participação da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (FETRAF), representada pelo líder Tião Branco. A articulação inicial do projeto é coordenada pelo educador Damião Santos, que informou õ agendamento de reuniões e um seminário para fomentar as discussões com as organizações envolvidas.