Faltando 80 dias para a Copa do Mundo, venda de televisores ainda não teve aumento em Canaã

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Ao que parece, o cidadão canaense vai preferir assistir Neymar, Jesus e companhia em televisores antigos. Faltando 83 dias para a Copa do Mundo na Rússia, pouca gente compareceu às lojas para garantir um novo televisor e uma melhor imagem para acompanhar o futebol da seleção brasileira. Acostumados a vender muito mais nessa época em anos anteriores de Copa do Mundo, alguns lojistas reclamaram da baixa procura da população pelos aparelhos de TV. A venda de antenas parabólicas também não apresenta números significativos.

Segundo gerentes e vendedores do comércio varejista em Canaã, o não aumento das vendas pode ser um reflexo da crise vivida por todos os brasileiros. No município, a crise também existe e ganhou corpo depois do fim da implantação do Projeto S11D. Muitas empresas foram embora de Canaã e deixaram para trás um rastro de desemprego entre a população. Desde então, filas se repetem na porta do Sistema Nacional de Emprego e menos dinheiro circula no comércio local.

Magno Silva

O gerente de loja Magno Silva trabalha há mais de 10 anos com vendas em varejo. Acostumado a vender bem nos períodos de Copa do Mundo, o profissional reclama da situação: “Na linha de televisores, as vendas ainda estão muito tímidas. Ainda não deu para sentir o aquecimento de vendas que a gente é acostumado no período. Geralmente, por essa época, as pessoas estão procurando bastante novas TV’s, antenas, uma melhor imagem para ver a Copa, mas esse ano está muito parado. Nem parece que vai haver uma Copa do Mundo. Tenho certeza que isso acontece por causa dessa crise. Aqui em Canaã mesmo: é desemprego, prefeito afastado, greve geral… É complicado.” Segundo o gerente, a loja pretende fazer promoções nos próximos meses para incentivar a compra de televisores.

Wallace

Quem também mostra desânimo com a situação é o gerente Wallace Rodrigues. O jovem gestor tem sob seu comando vários vendedores ansiosos por um aquecimento de vendas que ainda não veio: “Na realidade, o que nós esperávamos não aconteceu. A procura das pessoas por televisores e antenas ainda está muito pouca. Acho que essa dificuldade, essa crise que está acontecendo explica isso. O povo está pensando muito antes de comprar e fazer uma dívida. Já nos próximos dias, queremos fazer grandes promoções para atrair essas pessoas para a loja. Vamos facilitar o parcelamento e tentar caprichar no preço à vista.”

Lane Oliveira

Apesar da reclamação dos gerentes, a vendedora de uma outra empresa, Lane Oliveira, acredita que dias melhores virão: “As vendas de TV deram uma caída. Já o fluxo para as antenas até que está razoável. No caso das TV’s, a gente tinha um estoque do ano passado que foi vendido em fevereiro. As vendas dos aparelhos foram até boas nesse mês passado, mas agora está meio parado. Um novo estoque deve chegar até o final do mês e, como também é o aniversário da loja, vai haver várias promoções e tenho certeza que a procura vai ser grande.”

De olho na clientela, as lojas canaenses têm buscado melhorar os preços de seus produtos. Outro fator que pode fazer toda a diferença em períodos de crise, é o atendimento mais qualificado ao cidadão. Além disso, o marketing da empresa e melhores planos de parcelamento podem incentivar o consumidor a querer ver a seleção canarinho em melhor resolução.