FPF volta atrás e realiza sorteio após polêmica com a arbitragem da final da Segundinha do Parazão

Continua depois da publicidade

Por Fábio Relvas

A Federação Paraense de Futebol (FPF) conseguiu causar polêmica na reta final da Segundinha do Parazão 2017. Nesta terça-feira (28/11), a instituição escolheu a dedo a arbitragem para a decisão da competição entre Bragantino e Parauapebas, sem o tradicional sorteio. Isso fere o Estatuto do Torcedor. Segundo informações, a cúpula do Parauapebas Futebol Clube escolheu o nome do árbitro Gustavo Ramos Melo, o mesmo que apitou Izabelense e PFC pela semifinal da competição estadual, quando o Gigante de Aço venceu por 2 a 1. A diretoria do Tubarão do Caeté, através de seu presidente Cláudio Wagner Soares Cruz, o popular Cláudio da Van, afirmou que não estava sabendo de toda a situação.

A decisão pegou todo mundo de surpresa, principalmente pela forma que foi conduzida a escolha, sendo por baixo dos panos e uma visível manobra da federação. A Comissão de Arbitragem da FPF, através do presidente Fernando Sérgio Castro, de uma maneira estranha, pediu para a imprensa se retirar do local para a realização do “sorteio”, o que de fato não ocorreu.

“Lamentável o que aconteceu hoje (terça-feira – 28/11) a tarde na FPF.O árbitro Gustavo Ramos Melo foi escalado diretamente para apitar Bragantino x Parauapebas sem a realização de um sorteio, ferindo por completo o Estatuto do Torcedor. Não pode, tem que haver sorteio. Lembrando que já havia dois árbitros para o sorteio, Djonaltan Costa Araújo e Andrey da Silva e Silva e inexplicavelmente surgiu escalado Gustavo Ramos Melo”, afirmou Kleber Ribas de Almeida, ex-árbitro de futebol.

Depois de receber crítica pesada de toda a imprensa do estado do Pará, a Federação Paraense de Futebol (FPF), voltou atrás dessa manobra, que seria um verdadeiro retrocesso para a instituição, e resolveu realizar um sorteio na tarde desta quarta-feira (29/11), em seu auditório, localizado na capital Belém.  A FPF convidou os clubes, a imprensa e esportistas para acompanhar o sorteio.

Desse modo e de maneira correta, como exige o Estatuto do Torcedor, foi realizado o sorteio na casa do futebol e árbitro principal da final será Djonaltan Costa Araújo (CBF/PA), sendo auxiliado por Hélcio Araújo Neves (CBF/PA) e Nayara Lucena Soares. Tendo ainda Joquetam Moreira Guimarães e Mosenias Machado dos Santos Galvão, como quarto e quinto árbitros, respectivamente.

A partida final da Segundinha do Parazão 2017, entre Bragantino e Parauapebas, está marcada para quinta-feira (30/11), às 15h30, no estádio Olímpico São Benedito, o Diogão, em Bragança. Os ingressos para a decisão vão custar R$ 20 na hora da partida e R$ 15 antecipado. As diretorias entraram em acordo para divisão da renda. As duas equipes já estão classificadas para a elite do futebol paraense.