Galpões da Feira do Produtor são demolidos em ação da Prefeitura

Continua depois da publicidade

Iniciada no dia 16 de novembro deste ano pela Prefeitura, a ação para desocupar a área da antiga Feira do Produtor  teve continuidade no último sábado (12), com a demolição dos galpões, que abrigavam os feirantes que hoje estão atuando no Centro de Abastecimento de Parauapebas (CAP).

Apesar de pacífica, a ação dividiu opiniões entre os feirantes e moradores do entorno. Para Karine Barbosa, que mora perto do local, a retirada de toda a estrutura é um ganho para a cidade. “Esse ano, recebi o meu irmão que mora em Brasília. Levei ele pra conhecer alguns pontos da cidade e quando passamos pela feira, ele ficou me perguntando porque existia aquele local bem no centro da cidade e sugeriu que o prefeito desse um jeito naquilo”, lembra.

_MG_8262k

Já para a feirante, Rose Santos, que trabalha na feira há 10 anos, a retirada, neste momento, está gerando transtornos para os trabalhadores. “Mas, tenho esperança de que tudo será melhor no local onde eu escolhi, que é o Mercado do Rio Verde”, acredita.

Conforme a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semurb), cerca de 60 feirantes, entre hortifrúti, variedades e vendedores de animais vivos ou abatidos, já foram remanejados para o CAP, onde estão sendo construídos 10 boxes para abatedouro e comercialização de aves. O segmento de confecção e os restaurantes do Costa pra Rua serão todos transferidos para o Mercado do Rio Verde.

De acordo com a Semurb, a ação de demolição e retirada dos feirantes ocorre após diversas reuniões entre os poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e os feirantes. A Prefeitura efetiva a ação recomendada pelo poder Judiciário ainda em novembro quando os feirantes foram notificados e decidiram entre os espaços oferecidos pelo governo municipal.

“Vamos trabalhar direto para até o final desta semana finalizarmos essa ação”, destaca Wanterlor Bandeira, chefe de Gabinete, acrescentando que essa é uma ação de governo.