Governo estima investimentos na ordem de R$ 9,9 bilhões na Ferrovia Mato Grosso/Pará

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ferroviaA ferrovia que deve ligar Lucas do Rio Verde (MT), passando por Sinop (MT) e chegando a Itaituba (PA), no distrito de Miritituba, deve receber R$ 9,9 bilhões em investimentos com a concessão para a iniciativa privada.

É o que prevê o governo federal em uma extensão de pouco mais de 1.140 quilômetros, em fase de análise, no plano relacionado à expansão ferroviária. O objetivo é melhorar o escoamento da produção agrícola do Centro-Oeste, conectando-se no Pará ao Porto de Miritituba, na hidrovia do Tapajós, trazendo maior competitividade para os produtos brasileiros.

O governo ainda não marcou prazo, mas aponta que as próximas etapas serão a elaboração dos estudos técnicos pelas empresas autorizadas no âmbito do Processo de Manifestação de Interesse (PMI), o desenvolvimento das minutas de contrato, edital e modelagem econômico-financeira, realização de audiências públicas, reenvio ao TCU (Tribunal de Contas da  União) da documentação relativa ao processo de outorga, e lançamento do edital de licitação.

A produção estimada para este ano pela Companhia Nacional de Abastecimento passa de 49 milhões de toneladas de grãos. Por isso, entidades do agronegócio, como a Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil), têm defendido a construção de ferrovia para escoar parte da produção de soja, milho, algodão, carne e madeira do Médio Norte. A especulação é que o potencial de escoamento atingiria 30 milhões de toneladas até 2020.

Além desta ferrovia, está em andamento as discussões à respeito da Transoceânica que partiria do Peru, passando pelo Acre, Rondônia, Mato Grosso Goiás, Minas Gerais e Rio de Janeiro, criando um corredor entre os oceanos Atlântico e Pacífico, mas que seria um grande prejuízo para o Pará. Lucas do Rio Verde (MT) receberia um terminal de embarque e também teria ligação de um trecho com Campinorte (GO). Ela pode ter até 3.650 quilômetros de extensão, sendo mais de 1 mil só nos Andes. O investimento da parte brasileira poderia chegar a R$ 40 bilhões.

A construção da ferrovia MT/PA, aliada ao derrocamento do Pedral do Lourenço deverá colocar o Pará como um Estado de ponta no que se refere à logística de exportação, se investimentos forem feitos nesse sentido.