Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Pará

Governo promove a formatura de quase 2 mil novos policiais militares

Em Marabá a cerimônia acontece na próxima quinta-feira (12), quando 133 PMs reforçarão o 4º BPM e 88 se somam aos colegas do 23º BPM, de Parauapebas
Continua depois da publicidade

A cerimônia de formatura dos novos praças da Polícia Militar ocorreu na manhã desta segunda-feira (9), simultaneamente, em Belém e outros seis municípios paraenses: Santa Izabel, Castanhal, Barcarena, Capanema, Bragança e Tucuruí. Em Parauapebas, Marabá, Breves, Soure e Conceição do Araguaia, a formatura será celebrada na quinta-feira, dia 12. Na sexta-feira, dia 13, é a vez de Santarém, Altamira, Paragominas e Itaituba.

O governador Simão Jatene presidiu a cerimônia de formatura no Portal da Amazônia, bairro da Cidade Velha, em Belém. Milhares de familiares dos formandos lotaram o espaço para entregar aos novos policiais militares seus diplomas de conclusão de curso.

Somente da Região Metropolitana de Belém (RMB) serão 498 policiais que irão reforçar os batalhões da capital e demais cidades da área metropolitana, como Ananindeua, Marituba e Benevides. Saindo da RMB, a regional de Castanhal será contemplada com 133 militares que, além da própria Cidade-Modelo, atenderão o município de Santa Izabel, com 88 praças.

As regiões de Santarém e Marabá serão atendidas com efetivos de 130 e 133 novos PMs, respectivamente, enquanto que Altamira, com 99, e Conceição do Araguaia com 129 praças. No Marajó, o Comando de Policiamento Regional 12, com sede no município de Breves, receberá 87 soldados PMs, enquanto que a região de Soure, no Marajó Oriental, coberta pelo CPR 11, ganhará o reforço de 49 militares.

A região do Caeté contará com 104 novos praças, sendo 77 para atender Capanema e 37 para Bragança. Próximas à capital, as cidades de Barcarena e Santa Izabel terão reforçados seus efetivos, respectivamente, com 131 e 88 policiais militares. Já no sudeste paraense, Paragominas ganha um efetivo de 88 militares, assim como Tucuruí, com 97, enquanto que Parauapebas, com o 23º Batalhão da PM, 86. Na área do CPR 10, o 15º BPM passa a contar com 89 soldados em reforço ao trabalho da PM no oeste do Pará.

Veja também:  Tenente-coronel Valinoto passa comando do 23º BPM ao major Wilson

Os novos praças já se apresentarão aos seus batalhões na terça-feira, 10, devendo entrar em ação imediatamente. Aprovados em concurso público, os formandos passaram por nove meses de curso, com mais de 1.800 horas de instruções, dentre elas abordagem policial; ética, cidadania e direitos humanos; treinamento físico militar; 1ª Intervenção em Crises; defesa pessoal; armamento, munição e tiro; além de seis disciplinas voltadas para a área do direito.

A disciplina estágio supervisionado representou 200 horas/aulas do curso e serviu para a vivência profissional dos então alunos na prática da atividade policial militar. A nova proposta traz uma grade curricular mais abrangente com o acréscimo de quatro disciplinas na malha: Deontologia Policial Militar, Policiamento em área de selva, Segurança Pública e Comunicação Social e Conduta Policial Defensiva.

(Pascoal Gemaque: Agência Pará/Fotos: Sidney Oliveira)

Seja o primeiro a escrever um comentário

Deixe uma resposta