Grupo Retumbá realiza arrastão com o ritmo de carimbó pela cidade de Parauapebas

Continua depois da publicidade

Por Fábio Relvas

O Carimbó, manifestação típica do estado do Pará e da região Amazônica, foi reconhecido em setembro do ano passado, como patrimônio cultural e imaterial do Brasil. Motivo de orgulho para os praticantes da dança, que vem de origem indígena. Algumas pessoas vieram de Belém para a cidade de Parauapebas e criaram o Grupo de Expressão Cultural Retumbá, que realiza um trabalho voltado para uma projeção cultural. Criado há dois anos, este grupo conta com 22 membros, entre homens, mulheres e adolescentes.

Carnaval_20150215_AntonioCicero_9609

O Retumbá segue as origens da dança, que é executada ao som de instrumentos artesanais, contando ainda com mulheres de saias rodadas e floridas e com homens com camisas coloridas. Também faz parte do grupo o tradicional boi junino que no momento ainda não possui nome e dos cabeçudos oriundos da cidade de São Caetano de Odivelas, nordeste do Pará.

O carnaval do Retumbá é sair com arrastão pela cidade, tendo a concentração na esquina da rua 10 com a rua E, na PA 275. “Retumbá quer dizer o som que vem de longe e a gente tem este projeto de fomentar a cultura aqui na região. Agora no período do carnaval, escolhemos um movimento cultural de rua, com o lançamento do boi”, afirmou Edson Ferreira, coordenador do grupo.

O projeto do Grupo Retumbá é inserir crianças dentro do contexto do carimbó, além de batizar o boi e denominar o movimento de cortejo cultural. Após o carnaval, os arrastões vão continuar aos domingos, pelo menos dois finais de semana em cada mês. “O trabalho é independente, é com o esforço dos componentes para que a gente possa movimentar. O intuito é de agregar no cenário cultural de Parauapebas, um fomento de cultura popular. Uma vez, a gente percebe que aqui a população vem para trabalhar. Nós queremos dá uma alternativa e atingir principalmente as crianças e as famílias. Por isso escolhemos o dia do arrastão para ser um domingo pela manhã e contemplar também essa população”, finalizou Edson.

Serviço:

O boi vai seguir com o grupo nos festejos juninos e atualmente está sem nome. A votação para batizar um dos símbolos do folclore popular brasileiro está em aberta. Basta entrar em contato com o Grupo Retumbá e sugerir os nomes. Contatos: (94) 98149-6035 (WhatsApp) / (94) 98169-7758. E-mail: edson.folk@gmail.com / (94) 99243-3135 (WhatsApp)