Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Esporte

Hospital Yutaka Takeda realiza corrida “Natal Solidário” em Carajás

O evento, que faz parte do programa Carajás com Saúde, já reuniu mais de 1500 alunos em seis meses

O Hospital Yutaka Takeda realizou, hoje (03), a 1ª corrida “Natal Solidário” com concentração na praça da Jari, em Carajás. O evento que contou com 80 corredores faz parte do programa “Carajás com Saúde”, que é desenvolvido para os moradores do Núcleo Urbano de Carajás desde 2014.

No evento foram arrecadados 100 kits de higiene pessoal que serão entregues para o abrigo “Aconchego do Idoso”, localizado em Parauapebas. “Essa primeira corrida foi uma ação interna do Hospital junto ao Núcleo como forma de divulgar o programa Carajás com Saúde. É nossa primeira experiência com amadores em corrida, como também em organização desse tipo de evento, e estamos satisfeitos com a adesão, com esse saldo positivo, pois superou nossas expectativas. Abrimos 100 vagas para a corrida e foram todas preenchidas. Tivemos 80 corredores na competição hoje. Normalmente essa desistência é normal porque muito dos nossos alunos estão em horário de trabalho”, comemorou a professora de Educação Física do Hospital, Ana Lúcia de Toledo.

Leidiany de Sousa começou a correr neste ano e chegou em quinto lugar. Mesmo sem ganhar a premiação, ficou satisfeita com o resultado. “Fiz o percurso em 29 minutos e desde que entrei no programa faço atividades físicas frequentemente. Depois do incentivo para a corrida, agora eu pratico pelo menos três vezes na semana. Meu objetivo é participar de mais competições, já que Carajás favorece a prática da corrida por ser plano e com o clima agradável”, explica a aluna, que participa do programa Carajás com Saúde desde o início.

A dona de casa Queila Barbosa, também participante do programa Carajás com Saúde, fez todo o trajeto em uma hora na primeira experiência em competição. “A corrida foi maravilhosa, minha primeira vez correndo e gostei. Espero participar da próxima. Como iniciante, estou feliz com meu resultado”, disse a dona de casa.

Na categoria masculina, o primeiro lugar ficou com Amaro, que realizou a prova em 23 minutos; segundo com Frederico e o terceiro lugar com José de Arimateia. No feminino, o topo do pódio ficou com Jordana, segundo com Deusimar Camelo e o terceiro com Andreza Ribeiro. Eles foram premiados com produtos dos patrocinadores do evento e todos os participantes receberam medalha pela participação.

Programa Carajás com Saúde

Com mais de três anos, o programa reformulou o formato desde junho, o que atraiu muitos moradores, de acordo com as professoras. “Reformulamos o programa com o treinamento funcional em dois horários. de segunda a sexta. Na quarta-feira iniciamos o treinamento de corrida e esse primeiro evento já é consequência desse resultado. Além desse treinamento, nós temos uma Assessoria de Corrida para os alunos que adotaram esse esporte como atividade esportiva além do programa. Eles têm uma planilha de acompanhamento e superam nossas expectativas”, revelou a professora Ana Lúcia.

E o programa atraiu também os homens com o treinamento funcional. “Esse novo formato do programa atraiu mais moradores, principalmente os homens, que era o objetivo principal. Já tivemos de junho até dezembro a participação de mais de 1500 pessoas, sendo uma média diária de 100 alunos”, detalhou a professora.

A participante reforça a importância do Carajás com Saúde para os moradores do Núcleo: “O programa é muito bom, além de fazer exercícios, nos distraímos e fazemos amigos. Ele atende todos os objetivos: para quem quer perder peso, quem quer manter, quem quer competir e quem quer só cuidar da saúde mesmo”, informou Queila Barbosa, moradora que também participa do programa desde a criação.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido contra cópia!