Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Esporte

Instituto Samurai-Zen promove aulão de karatê em Parauapebas

A ideia é promover o evento mensalmente para fortalecer a prática e integrar os municípios através de treinamentos
Continua depois da publicidade

O Instituto Samurai-Zen, em Parauapebas, realizou na noite desta sexta-feira (25), o chamado “treinão”, para os caratecas da cidade e região sudeste do estado Pará. A ideia dos organizadores é de fazer o evento mensalmente abrangendo as cidades de Parauapebas, Marabá, Curionópolis, Eldorado dos Carajás, Ourilândia do Norte e Tucumã, fortalecendo a prática e integração através de treinamentos.

“A gente vem fazendo treinamentos de Karatê, e essa integração sempre existiu, de Parauapebas com outros municípios. Estou aqui há mais de mais de 20 anos e posso dizer que a gente começou o karatê aqui, trouxe para essa cidade e isso é importante para trazer  conhecimento que a gente tem. Mas essa integração com esse aulão é para familiarizar mais o nosso trabalho em nossa região”, afirmou o professor Josimar Alves, faixa preta 7° dan, de Marabá.

O aulão realizado no instituto é um pouco de tudo com a prática de defesa pessoal, parte física e a força do karatê, que traz a técnica da arte marcial com performances no kata, luta e kumite. Além dos atletas da Samurai-Zen, também participaram dos treinamentos outras associações como a Associação Girão de Artes Marciais (AGAM). “Esse é um aulão, é um “treinão” que acontece  mensalmente tentando unificar o karatê de Parauapebas com o do sul do Pará entre as cidades vizinhas. Hoje a Samurai-Zen tem entorno de 500 atletas matriculados sendo de diversos lugares como alunos da Palmares um e dois, Vale do Sol, Cidade Jardim e Cidade Nova”, disse Adaias Fernandes, dono da Samurai-Zen e faixa preta de karatê.

Veja também:  Pequeno Gigante: Pedrinho, aos 6 anos, é campeão mundial de karatê na Escócia

Em Parauapebas, existem aproximadamente 4.000 praticantes de karatê, que tiveram uma experiência única em um evento recentemente ocorrido na cidade, que foi o Zonal Norte e Nordeste de Karatê Interestilos, um campeonato de grande proporção que contou com a participação de mais de 1.000 atletas de vários estados e que valeu vagas para o Campeonato Brasileiro e Mundial.

Por Fábio Relvas

Deixe uma resposta