Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Saúde

Instituto Sorriso Legal promove mutirão de cirurgias de lábio leporino em Marabá

Pessoas de todas as idades podem se submeter à correção dessa deformidade, que ocorre de 2 a 6 de outubro

Por Eleutério Gomes – de Marabá

De 2 a 6 de outubro próximo a ONG Instituto Sorriso Legal promove, em Marabá, mais um mutirão de cirurgias de correção de lábio leporino e fenda palatina, gratuitamente. Os interessados ou seus responsáveis devem entrar em contato com a instituição pelos telefones (94) 99161-6862, 99257-3908, 99143-9975 e 99154-7018, este último para quem mora na região do Lago de Tucuruí, para agendamento. As cirurgias serão realizadas nos centros cirúrgicos dos hospitais públicos Municipal de Marabá e Regional do Sudeste do Pará e envolvem seis cirurgiões, seis enfermeiros e dois anestesiologistas. Todos tralharão voluntariamente.

“Como se trata de um grande mutirão, estamos cadastrando pessoas de todas as cidades para que venham a Marabá se submeterem à cirurgia”, informa Ana Paula Guedes, presidente de fundadora do Instituto Sorriso Legal que em 2017 completa 17 anos de existência.

Segundo ela, o mutirão é resultado de parceria com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, prefeitura de Marabá, governo do Estado e a Smile Train, de New York (USA), que treina os profissionais para esse tipo de cirurgia.

“Cem pessoas já passaram pela nossa triagem. No dia 2 de outubro acontece a triagem geral, com a equipe de cirurgiões, e nos três dias seguintes ocorrem as cirurgias”, detalha Ana Paula.

Indagada se só as crianças podem passar pelas cirurgias, ela disse que não só crianças quanto adultos também. “Temos aqui na triagem pessoas de 50 anos que vão fazer essa correção”, informa.

O começo

Ana Paula conta que a história do Sorriso Legal começou em 2000, em Brejo Grande do Araguaia, onde ela era vereadora: “Havia lá uma moça com lábio leporino. Um dia passou um médico pela cidade e os pais dela pediram para que ele a operasse. Sensibilizado, ele disse que operaria, desde que tivesse um hospital”, conta, acrescentando que na mesma hora veio a Marabá e conseguiu, com o prefeito, o centro cirúrgico do Hospital Municipal.

 “Foi assim que nasceu o instituto que, de lá para cá, já promoveu a realização de 8 mil cirurgias de lábio leporino e fenda palatina”, conta Ana Paula Guedes, informando que, em 2016, foram 34 cirurgias, o segundo lugar no País, perdendo apenas para Manaus (AM).

Agora, de 3 a 6 de outubro, ela diz que espera fazer o máximo de cirurgias e informa que o mutirão vai acontecer ao mesmo tempo na Bolívia, Argentina, Chile e Peru. “É um mutirão na América Latina, nós vamos estar todos interligados”, encerra.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido contra cópia!