Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Eventos

Instituto Vencendo o Câncer promove bazar beneficente em Parauapebas

No próximo domingo (30) o Instituto Vencendo Câncer (Ivecan) realizará um bazar beneficente que marcará o encerramento de várias ações realizadas em alusão ao Outubro Rosa. Segundo a médica Raijane Loras, que é parceira da causa, produtos de qualidade foram arrecadados e serão vendidos. A programação contará ainda com venda de vatapá e feijoada, música ao vivo e uma palestra com o médico oncologista Gumecindo Filho. O evento iniciará às 10 horas e será realizado no CDC.

Desde o início do mês diversas atividades foram realizadas pelo instituto com o objetivo de promover o cuidado e a prevenção do câncer de mama e do colo do útero, entre elas o Pit Stop do Ivecan, realizado dia primeiro de outubro, na Rua F, esquina com a Rua 10, no bairro Cidade-Nova, com a distribuição do laço rosa e material educativo sobre a importância do diagnóstico precoce; palestras em diversas empresas, inclusive nas áreas de operação das Minas, em Carajás; ação educativa no Partage Shopping e vendas de brindes personalizados para arrecadação de fundos; passeio ciclístico, realizado na última quinta-feira (20), que contou com o apoio do grupo Parauapebas Moto Clube.

Como surgiu o IVECAN

O instituto foi fundado por Edelves Carvalho, moradora de Parauapebas, que teve câncer e perdeu uma das mamas. Ela precisou sair do município para realizar tratamento e ao longo de sua experiência, a partir do diagnóstico da doença, percebeu a necessidade que pacientes oncológicos têm de trocar experiências e apoio, por isso, criou um grupo de Wathsapp chamado Vencendo o Câncer, em 2014.

O grupo foi crescendo a as ações de busca por pacientes oncológicos, de sensibilização sobre a importância dos exames preventivos, do diagnóstico precoce e da necessidade de disponibilização no município de Parauapebas de tratamento nessa área, passaram a fazer parte da vida da Edelves. Todas essas ações culminaram na fundação do Ivecan, que atualmente conta com o apoio de 400 pessoas, entre pacientes e voluntários das mais diversas profissões.

“Eu acredito que o câncer não escolhe, ele pode atingir qualquer um. Quando eu passei pela experiência dessa doença, vi que poderia fazer algo por mulheres que enfrentavam o problema também. Criamos o Ivecan com o objetivo de promoção gratuita da saúde, mas também para levar informação e apoio para quem precisa. Fico muito feliz em ver as mulheres que integram o nosso grupo, passando pela doença de cabeça erguida, saindo de casa, buscando ter uma vida normal”, destacou Edelves Carvalho.

Os interessados em contribuir com doações para o bazar do Ivecan ou em realizar qualquer outro tipo de apoio podem entrar em contato no telefone 98136-8422 ou no e-mail vencendoocancer.pa@gmail.com.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido contra cópia!