Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
FPF

Jânio Balzac será o representante do apito da cidade de Parauapebas na Segundinha do Parazão

O árbitro foi aprovado no FIFA teste e prova teórica da FPF e pode ser escalado nos jogos

Por Fábio Relvas

A Comissão de Arbitragem da Federação Paraense de Futebol (FPF) realizou nesta segunda-feira (09/10), na cidade de Marabá, testes para a arbitragem filiada ao estado do Pará, para qualificação visando trabalhos na Segundinha do Parazão. Os testes foram realizados pelo árbitro Djonaltan Costa de Araújo, marabaense e que faz parte do quadro da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e coordenador da FPF, e Edinailson Guilherme Queiroz Soares, também de Marabá, que é coordenador e diretor de arbitragem, ambos representantes do Sul do Pará.

O árbitro que atua no futebol de Parauapebas, Jânio Balzac Pereira, de 38 anos, foi aprovado no FIFA teste e prova teórica da FPF (PA) e vai poder entrar no quadro de escalas nos jogos do Campeonato Paraense da segunda divisão. Os testes são os mesmos que o quadro internacional faz com seis tiros de 40 metros em menos de 6.2s cada e 40 tiros de 75 metros no tempo de 15s cada com descanso em movimento de 18 a 20 segundos.

O desempenho levou o árbitro Jânio Balzac a receber elogios da comissão, sendo dos árbitros centrais, a ganhar as melhores notas no FIFA teste e aprovado com média alta na prova teórica. “Agradeço primeiramente a Deus por me dá a saúde e a minha amada esposa Thânia Lopes, que está comigo em todos os momentos. Agora que venha a Segundinha 2017 e logo após o Parazão 2018. Pronto e preparado pra tudo” afirmou Balzac.

O árbitro Jânio Balzac é natural de São Paulo do Potengi no Rio Grande do Norte, chegou a Parauapebas em 2001, vindo da escola técnica do RN para trabalhar na região. Iniciou na arbitragem pelo futsal em 2004, a convite do professor Carlos Lopes, o Neguinho. Em 2007, a convite dos amigos da arbitragem, foi para o futebol de campo como assistente, vindo a se firmar como árbitro central nas temporadas de 2009, 2010 e 2011.

Antes disso, em 2007 e 2009, fez cursos pela Federação Paraense de Futebol, sendo que foi a partir de 2012, que sua carreira começou a se consolidar. Balzac foi destaque e melhor árbitro em Parauapebas nas temporadas de 2012, 2013 e 2014, arbitrando as finais do Campeonato Municipal da categoria Master e da primeira divisão da cidade. Em 2013 foi para entidade ALCA (Associação das Ligas de Carajás), onde se destacou nas regiões sul e sudeste do Pará arbitrando a final da Copa de Seleções em 2014 e a final da Copa dos Campeões em 2016.

“Minha história pela federação iniciou no final de 2014, quando os professores Olivaldo Moraes e Fernando Castro vieram fazer uma reciclagem com os árbitros e fizeram testes para selecionar novos talentos do interior e aí fui aprovado. Em 2015 fiz a pré-temporada em Belém com os árbitros do quadro regional e nacional. Em 2016 veio à escola de formação de árbitro e novamente obtivemos êxito. Daí veio a pré-temporada 2017 e a espera pela escala no Parazão 2017, não fui escalado, mas Deus tem sempre a hora pra tudo na nossa vida”, lembrou o árbitro.

Balzac não foi escalado no último Parazão, mas participou de escalas importantes como no jogo do Campeonato Paraense sub-17, sendo quarto árbitro no clássico entre Remo e Paysandu no Mangueirão, valendo pela semifinal da categoria. Na Segundinha do ano passado, também foi quarto árbitro na partida entre Gavião Kyikatejê e Vênus, no estádio Zinho Oliveira, em Marabá. O árbitro acredita que agora tem grandes chances de ser escalado.

“Agora é chegado o momento. Fiz os testes para a Segundinha e novamente com êxito. De Parauapebas sou o primeiro árbitro central a se destacar na Federação Paraense de Futebol. Aqui temos grandes profissionais como a assistente FPF Thânia Lopes (minha esposa) e futura promissora ao quadro nacional em breve e Gilmar, ambos estão no Departamento Médico”, finalizou Balzac.

Além do árbitro central Jânio Balzac, a cidade de Parauapebas vai contar com outro representante na Segundinha do Parazão. O assistente Isael da Silva passou no teste e também pode entrar nas escalas para as partidas do Campeonato Paraense.

Seja o primeiro a escrever um comentário

  1. Não esquecendo também o Arbitro Isael Silva que já foi do quadro da FPF/PA e hoje retorna, o mesmo também estará disponível como Arbitro Assistente após ter feito a avaliação do FIFA teste.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido contra cópia!