Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Comunicação

Jornalista de Parauapebas participa de Conferência Nacional sobre Comunicação e Saúde

A ideia da conferência é reunir jornalistas, blogueiros, coletivos de comunicadores, estudantes, além de conselheiros nacionais, estaduais e municipais de saúde.

A jornalista Karine Gomes, de Parauapebas, integra o seleto grupo de 600 participantes que tiveram suas inscrições aceitas para a 1º Conferência Nacional de Comunicação e Saúde, promovida pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), em Brasília, entre os dias 18 e 20 de abril. O evento se realiza no Centro de Convenções Internacional do Brasil (CCIB) e tem como objetivo discutir a democratização do acesso da população às informações sobre saúde.

“Pra mim é uma grande oportunidade de conhecimento e compartilhamento de experiências. Entendo que nós, jornalistas, precisamos abordar os assuntos relacionados à saúde pública com um pouco mais de profundidade e conhecimento, também precisamos contribuir mais com a disseminação de informações sobre o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS), muitos usuários sofrem por falta de informação e acabam deixando de ser beneficiado com atendimentos que estão disponíveis na rede pública, é nosso papel contribuir neste sentido com a elaboração de matérias jornalísticas de cunho educativo”, relatou Karine Gomes.

A jornalista escreve para o Blog do Zé Dudu e também já atuou, por seis anos, na Assessoria de Comunicação (Ascom) da Prefeitura da cidade, sendo que os dois últimos anos de atuação foram dedicados ao atendimento das demandas de comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Sobre a Conferência

O tema da conferência é “Direito à informação, garantida de direito à saúde”. A ideia da conferência é reunir jornalistas, blogueiros, coletivos de comunicadores, estudantes, além de conselheiros nacionais, estaduais e municipais de saúde.

De acordo com a Resolução nº 540, do CNS, os principais objetivos do evento são: subsidiar as ações do controle social em Comunicação e Saúde; unificar o conceito de acesso à informação ao direito de acesso à saúde; estabelecer parâmetros de comunicação para comunicadores e militantes em Saúde, nas diversas plataformas de produção, edição e disseminação de informações.

A conferência também para servir para lançar as bases de um sistema comum de comunicação em rede, por todo o país, para compartilhamento de informações e experiências em saúde pública, e consolidar uma narrativa em defesa do SUS, a partir de estratégias de disseminação de conteúdo via redes próprias, em contraposição ao discurso negativo da mídia hegemônica.

Programação da Conferência

A abertura do evento foi nesta terça-feira (18), com a presença de vários ex-ministros de saúde, que participaram do ato político de relançamento da carta atualizada dos usuários do SUS. Na terça-feira (19) a programação segue com a formação de mesas em que os participantes debaterão os seguintes temas: desafios de comunicação em saúde; papel da comunicação na defesa da informação em saúde; o SUS na sala de aula; Novas Mídias e o SUS.

No último dia de programação, quinta-feira (20), os temas debatidos serão: informação em saúde como direito; experiência em coletivos de comunicação. Antes da consolidação dos debates realizados pelas mesas, a atriz Ana Petta, protagonista da série médica Unidade Básica, do Universal Channel, falará sobre a experiência do trabalho com o SUS. O encerramento do evento será com a palestra “O preconceito contra o SUS”, com a jornalista Tereza Cruvinel, ex-presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Deixe uma resposta