Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!

Marabá: Durante inauguração, Tião afirma que prepara mais de 70 obras para educação em 2018

O prefeito revelou que a Prefeitura de Marabá mantém obras, atualmente, “nos quatro cantos” da cidade

Por ocasião da inauguração da reforma da Escola Maria das Graças Ribeiro de Souza, no Bairro Bela Vista, no final da tarde desta quinta-feira, 8, o prefeito Tião Miranda anunciou aos presentes que está preparando um pacote com mais de 70 obras para a educação, com construção e reforma de escolas e quadras cobertas, inclusive da própria Maria das Graças.

O gestor lembrou que sua maior alegria é construir ou reformar escola, por entender que é ela quem abre as portas para o desenvolvimento do cidadão desde a mais tenra idade. “Estou no terceiro mandato como prefeito e mais de 20 anos na vida pública, mas reconheço que a base da vida da gente passa pela educação. Por isso é importante conscientizarmos as crianças para que saibam que essa escola pertence a elas e precisam conservá-la”, destacou.

UNIFORME PARA TODOS

Sob aplausos dos pais, estudantes, professores e líderes comunitários presentes, o prefeito Tião Miranda anunciou que também pretende adquirir, por meio de licitação, kits com uniforme, mochila e material escolar para os mais de 55 mil estudantes da rede municipal. “Gosto de ver as crianças uniformizadas nas escolas e motivadas para estudar”, justificou.

Tião revelou que a Prefeitura mantém obras, atualmente, “nos quatro cantos” da cidade, inclusive na zona rural, onde construiu e reformou pontes e bueiros para permitir que os produtores rurais escoem a produção do campo.

Miranda também destacou que o maior investimento da Prefeitura, atualmente, é na área de saúde, tendo sua gestão retomado a realização das cirurgias eletivas, apesar de todas as dificuldades. Até agora, já foram feitos mais de 700 procedimentos e muito mais ainda será realizado. “Não ficamos olhando para trás, para os problemas, mas focamos no que precisávamos fazer para melhorar as condições de vida de nossa gente. Já pagamos mais de R$ 60 milhões em dívida da gestão anterior. Em 2018, temos mais recursos em caixa e vamos fazer muito mais pela população de Marabá”, afirmou.

Falando aos moradores do Bela Vista, Tião recordou que foi ele, como prefeito, quem adquiriu aquela área do saudoso fazendeiro Manoel de Barros para repassar às famílias carentes. “Não sou de ficar prometendo, mas quero fazer mais coisas boas aqui nesse bairro a partir do verão deste ano”, garantiu.

O vice-prefeito Toni Cunha também destacou a seriedade da gestão atual e o compromisso em melhorar as condições de trabalho para os educadores nas escolas, além de torná-las um ambiente agradável para os alunos. “Com obras como esta, estamos possibilitando que nossas crianças tenham uma educação adequada para enfrentar os desafios da vida para escolherem a profissão que desejarem. Esta reforma e tantas outras obras de infraestrutura são a prova de que o grande instrumento da democracia, que é o voto, é importante para mudarmos a realidade das coisas”, disse Cunha.

O secretário de Educação, Luciano Lopes Dias, destacou que a Escola Maria das Graças foi a quinta instituição de ensino entregue totalmente revitalizada, mas reconheceu também que a gestão ainda tem um desafio muito grande, com 100 escolas na zona urbana e outras 95 no campo que carecem de reforma, as quais passaram muitos anos sem apoio do poder público. “A demanda é muito grande e esperamos atender a todas, oferecendo melhores condições de ensino”.

Também participaram da inauguração os vereadores Priscila Veloso (autora do Requerimento para reforma da Escola Maria das Graças), Mariozan Quintão, Cabo Rodrigo, os secretários municipais Fábio Moreira (Obras), Ricardo Pugliese (Indústria e Comércio), Nilton Medeiros (Administração) e Silvânia Ribeiro (presidente do Ipasemar), além da diretora da Escola, Maira Suanze Manheze.

A Escola Maria das Graças conta com nove salas de aula, onde estudam 680 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, além de duas turmas do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) e mais um grupo de alunos do 6º ao 9º, provenientes da Escola Irmã Teodora.

Hoje, sexta-feira, 9, ocorre a reinauguração da Escola Heloísa de Souza Castro.

Deixe uma resposta