Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Marabá

Marabá tem 10 candidatos na quarentena eleitoral

Por Ulisses Pompeu –  de Marabá

A Justiça Eleitoral em Marabá analisou, até o último dia 12 de setembro, os pedidos de registro de candidatura de 333 postulantes a um cargo eletivo no município. Mas nem todos passaram direito. Pelo menos um foi reprovado de cara, três pediram pra sair (renunciaram) e dez estão na corda bamba, ou seja, foram indeferidos pela Justiça, mas ingressaram com recurso.

Todos os indeferidos são candidatos a vereador. Edna Maria de Souza teve seu pedido de registro de candidatura indeferido pela Justiça Eleitoral e não recorreu. Outros dez também foram barrados, mas estrebucharam e apelaram à Justiça, tentando manter-se no páreo e disputar uma das 21 vagas na Câmara Municipal de Marabá.

Os indeferidos são Adelmo Azevedo de Lima (os motivos já foram relatados neste blog há uma semana), Adriano Silva Pereira, Dalila Alencar Conceição, Marcell de Souza Ribeiro, Elaine Nunes da Silva, Floreny Rodrigues Pereira, Gilvanete de Sousa Feitosa, Tamara de Jesus Barbosa de Castro, Jó Silva de Almeida e Hotacilinha Barros Pilenghy.

O indeferido com recurso, segundo a Justiça, é aquele candidato julgado não regular por não atender as condições necessárias para o deferimento do registro, que interpôs recurso contra essa decisão e aguarda julgamento por instância superior.

Ainda não há uma data para que o Tribunal Regional Eleitoral julgue o caso dos dez indeferidos. Isso deve ocorrer antes da eleição do dia 2 de outubro.

Os três que desistiram de concorrer a vereador são: Erotildes Tavares Pinto, Jaqueline Alves da Cruz e Nagila Rodrigues Zucolotto.

Além destes, até hoje consta no site do TSE um grupão de 41 candidatos que aparecem no sistema da Justiça Eleitoral como “Pendentes de julgamento” e não tiveram seus pedidos apreciados pelo juiz eleitoral. Sobre isso, a reportagem consultou o Cartório Eleitoral de Marabá e foi informada que esse neste caso específico, o site está desatualizado, e que praticamente todos os 41 tiveram o registro deferido, restando apenas atualização no sistema DivulgaCand.

Eldorado dos Carajás
Em Eldorado dos Carajás sete candidatos a vereador tiveram seus pedidos de registro de candidatura indeferidos pela justiça eleitoral. Desses, cinco entraram com recurso e aguardam julgamento.

Curionópolis
Em Curionópolis quatro candidatos a vereador foram indeferidos pela justiça eleitoral. Nenhum deles recorreu da decisão.

Canaã dos Carajás
Em Canaã dos Carajás cinco candidatos a vereador foram indeferidos pela justiça eleitoral.  Apenas um deles (Claudio Nascimento-PT) entrou com recurso. No município, três candidatos aguardam julgamento.

Parauapebas
Em Parauapebas apenas um candidato (Eli Farias-PSDC) teve seu registro de candidatura indeferido pela Justiça Eleitoral. Resta apenas um pedido de registro pendente de julgamento, o do candidato Josué Cabral, do PPS.

Na majoritária todos os cinco candidatos foram deferidos pela justiça eleitoral local. Contra os deferimentos dos candidatos Darci Lermen (PMDB) e Chico das Cortinas (PPS) existem recursos que foram encaminhados ao Tribunal Regional Eleitoral e aguardam julgamento.

Deixe uma resposta