Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
alagamento

Marabá: vereadores exigem que a prefeitura busque uma solução para alagamentos

Hoje tornou a chover em Marabá e população ficou apreensiva, temendo perder tudo na enxurrada
Por Eleutério Gomes – de Marabá

Depois do temporal da última quinta-feira (9), nova chuva caiu hoje pela manhã em Marabá, (14). Não tão intensa quanto a da semana passada, mas forte a ponto de, novamente, provocar alagamentos em casas localizadas em áreas baixas da cidade – como na Folha 33 – ou em locais à margem de grotas ou ainda em ruas cujos bueiros estão entupidos. E foi esse o assunto levantado pelo vereador Ilker Moraes Ferreira (PHS), na sessão de hoje da Câmara Municipal.

Em seu pronunciamento, ele lembrou que “muita gente diz que o governo está bem e é o melhor”, mas, os alagamentos da semana passada mostraram que não é bem assim. Ilker reconhece que esse problema é bem antigo, mas afirma que está na hora do governo municipal fazer um levantamento de todas as áreas críticas e começar a buscar uma solução definitiva para o problema.

Salientou que, a cada chuva forte, com os alagamentos muitas famílias perdem boa parte ou tudo o que têm, como aconteceu na quinta-feira passada, nas Folhas 20 e 28 da Nova Marabá, onde houve transbordamento da Grota Criminosa, e em áreas dos bairros Liberdade, Laranjeiras, Belo Horizonte e Da Paz, entre outros.

Ilker foi aparteado pelo colega Gilson Dias (PCdoB), ex-superintendente de Desenvolvimento Urbano de Marabá, e relatou que as águas que descem para a Grota Criminosa têm o volume cada vez maior em razão da urbanização crescente dos bairros Quilômetro Sete, Araguaia e Nossa Senhora Aparecida – estes dois antes invasões da Fanta e da Coca-Cola -, onde o asfaltamento impede que a água seja absorvida pelo solo.

Marcelo Alves (PT) também falou sobre sua preocupação com os alagamentos e disse que “entra governo, sai governo” e a situação perdura, parecendo “que tem cabeça de cavalo enterrada”. Ele afirmou que, na quinta-feira ligou para o prefeito Tião Miranda, advertindo de que “não tem governo no mundo que consiga ter popularidade com esses alagamentos”.

O vereador Pastor Ronisteu (PTB) também se reportou com muita preocupação sobre o assunto, chamando atenção para os inúmeros bueiros sem tampa na cidade, nos quais pessoas caíram na quinta-feira passada, alertando para o fato de que, se uma criança ou um idoso cair num desses bueiros, em dia de alagamento, corre risco de morte.

Irismar Melo (PR) disse ter sido acordada de madrugada e acompanhado o drama de “pessoas que já não têm nada e perderam tudo”, nos alagamentos, exigindo uma ação preventiva da prefeitura pois essa é uma situação previsível.

Comentários ( 2 )

  1. Engraçado que só vi questionamentos em relação a alagamento nessa gestão que está no início ainda.. vereadores vão procurar o que fazer e deixa o prefeito trabalhar, que até agora eu estou vendo que Marabá é um canteiro de obras.. e sobre esse questão dos alagamentos.. isso vem de tempos atrás e o que falaram na gestão dos outros prefeitos? Nada.. até onde eu vi..

  2. BOA NOITE!
    ESPERAMOS QUE NESSE GOVERNO SE RESOLVA
    UMA BOA PARCELA DESSES PROBLEMAS DE SANEAMENTO.SABEMOS QUE A PREFEITURA RECEBEU OS ROYALTIES PARA INVESTIMENTOS NO MUNICÍPIO.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido contra cópia!