Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Mineração

Minério de Ferro de Carajás passa de 106 dólares a tonelada em porto Chinês

Alta em 2016 chega a 80%

Boas notícias neste final do segundo semestre de 2016 sobre a produção mineral da região. É que o preço do minério de ferro de Carajás (IOCJ), com 65% de pureza, vendido nesta quarta-feira (7) no porto de Qingdao, na China, ficou em torno de 106,72 dólares por tonelada, conforme a provedora de informações Umetal.

Já o minério com 62% de pureza está sendo cotado a 81,78 dólares nesta quinta-feira (08), conforme o site Mettal Bulletin. O preço voltou a subir com a alta nos pedidos de cotação de minérios com alto e médio teor e, em Carajás, é encontrado o mais alto teor de ferro do planeta. Segundo a Vale, chega a 67% de pureza.

Atualmente a oferta apertada de minério com alto teor, com 62% de pureza ou mais, continua, o que pressiona os preços. Relatos mostram que o frete de transferência de minério do porto para as siderúrgicas caiu nos últimos dias, especialmente na região de Tangshan, o que reduz o custo total das usinas. Contudo, a diferença entre minério de alto e baixo teor está aumentando, o que leva usinas a usarem produto de médio teor. As informações são da Umetal.

A cotação do minério de ferro é um importante balizador para o desempenho das ações da Vale, já que é o seu principal produto. Às 9h36 desta quinta-feira (08) as ações da Vale negociadas na Bolsa de Nova York registravam alta de 1,31%, cotadas a 9,28 dólares. Se levar em consideração a evolução das ações da empresa nos últimos cinco dias, o crescimento foi de 14,30%, pois em 02 de dezembro o valor estava em 8,11 dólares.

O preço do minério de ferro no mercado à vista da China também tem crescido nos últimos meses. Um gráfico disponível no site da Vale, apresenta uma recuperação também nesta modalidade de venda. No dia 11 de novembro o preço subiu 7,4%, alcançando o maior nível em dois anos, diante de um otimismo com a demanda chinesa por aço, segundo operadores e analistas.

O minério de ferro é uma das commodities de melhor performance em 2016, tendo subido mais de 80 por cento, segundo o The Steel Index (TSI), com o mercado chinês tendo se mostrado melhor do que o imaginado no início do ano. Com informações do site NMB, Infomoney e Metal Bulletin

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido contra cópia!