Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Ministério Público

Ministério Público apresenta projeto de estágio para alunos da rede pública de ensino

Durante a manhã da última sexta-feira, 1º, a coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAOIJ) e promotora de Justiça Mônica Rei Moreira Freire apresentou a diretores das escolas públicas de ensino médio e fundamental de Parauapebas dois projetos do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA): “Estágio Cidadão” e “Tutoria do Ensino Médio e Qualificação Profissional”.

O evento, que visava informar sobre os programas e implantar o de “Tutoria do Ensino Médio e Qualificação Profissional” no município, ocorreu no Auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e contou com a participação de cerca de 40 diretores, representes da Vale, técnicos da Semed e da secretária municipal de Educação Leila Lobato.

Segundo a promotora de Justiça Mônica Rei os principais objetivos dos programas é contribuir para a formação intelectual, cidadã e de futuro profissional dos alunos. “Atualmente o município de Parauapebas já conta com cinco estagiários do projeto ‘Estágio Cidadão’, mas almejamos implantar em breve o de ‘Tutoria do Ensino Médio e Qualificação Profissional’, que será um projeto piloto a funcionar inicialmente apenas aqui e na capital”, informou a promotora.

A secretária de Educação Leila Lobato avaliou como importante a iniciativa do Ministério Público em se aproximar mais da comunidade e contribuir ainda mais com a população. “Temos todas as condições favoráveis para a implantação do projeto, só temos que fazer os levantamentos de dados necessários e verificar como poderemos contemplar o maior número de alunos possível”, sintetizou Leila.

Projetos
O “Programa de Estágio para Alunos do Ensino Médio nas Promotorias de Justiça do Ministério Público do Estado do Pará” já foi implantado no município, e atualmente conta com cinco estagiários. Seu principal objetivo é proporcionar contato sistemático dos alunos com a realidade profissional. Beneficia alunos do Ensino Médio da rede publica de ensino.

Já o “Projeto de Tutoria do Ensino Médio e Qualificação Profissional: Possibilitando Novas Perspectivas aos Educandos” inda deverá ser implantado em Parauapebas. Ele visa melhorar o rendimento e o aprendizado dos alunos de 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, por meio de tutoria realizada por alunos do ensino médio, contemplando as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

 

Deixe uma resposta