Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Marabá

Na semana da Mulher, Estado anuncia tratamento de oncologia em Marabá

Secretária adjunta da Sespa, Heloisa Guimarães, garante que atendimento inicia até abril deste ano com foco em câncer de mama, colo do útero e próstata
Continua depois da publicidade

Durante uma passeata em busca da garantia dos direitos das mulheres, ocorrida nesta quinta-feira (8), no bairro Liberdade, em Marabá, a secretária adjunta de Saúde do Estado, Heloisa Guimarães, anunciou que o governo vai oferecer serviço de oncologia (tratamento contra o câncer) para o sudeste do Pará, a partir do mês de abril deste ano.

A secretária revelou que o projeto para o Centro de Oncologia do Sul e Sudeste do Pará está em fase de licitação e que até meados de abril, irá começar a funcionar o setor de quimioterapia em Marabá. “Inicialmente iremos cobrir os cânceres mais frequentes na região, como o de mama, colo do útero e de próstata”, antecipou.

Alguns exames também serão realizados no centro, inclusive biópsias e cirurgias, fazendo com que os pacientes possam passar pelos tratamentos no seu domicílio, sem precisar do TFD e passar dissabores em outras cidades. “É muito importante para quem está doente, ficar próximo da família e isso o Estado vai garantir a partir deste ano”, destacou Heloísa.

Uma clínica privada de Marabá, localizada no núcleo Cidade Nova, será contratada para fazer o serviço de quimioterapia, com pessoas capacitadas atendendo diariamente. O Hospital Municipal de Marabá (HMM) dará o suporte quando necessário e o Hospital Regional do Sudeste do Pará (HRSP) vai abrir leitos para as cirurgias de alta complexidade. “Esse é um momento de união e o Governo do Estado sabe disso. Temos acompanhado a evolução dos movimentos sociais na cidade e esse serviço é fruta de uma demanda das mulheres batalhadoras de Marabá”.

Marcha na periferia

Heloisa participou da Marcha das Mulheres no núcleo Liberdade, periferia de Marabá, que percorreu os bairros Liberdade, Independência, Bela Vista e Jardim União, até chegar à Praça São Francisco, onde foi servido um almoço a todas as mulheres.

A presidente da Coordenadoria da Mulher e presidente do Conselho Municipal da Mulher, Júlia Rosa Veloso, ressaltou a importância da marcha neste dia marcante. “Quem está aqui, está lutando e manifestando seu desejo de ter uma sociedade melhor. Parabéns para as mulheres que vieram para a rua para dizer tudo que a gente precisa. Que nós não queremos mais ser desrespeitadas, queremos viver uma cultura de paz, saúde e respeito”, pontuou.

Também participou da marcha, a secretária Municipal de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac), NadjaLúcia Oliveira. Para ela, essa foi uma conquista do Conselho da Mulher, da Diretoria da Mulher e dos movimentos sociais. O Gestor municipal se mobilizou por causa dessa união dos movimentos das mulheres e apoiou esta campanha”, disse NadjaLúcia ressaltando que a Seaspac tem se esforçado para contribuir com o fortalecimento da garantia de direitos das mulheres, com destaque ao atendimento em rede”, sustentou.

A marcha abriu a programação alusiva ao Dia da Mulher e hoje à noite será realizada uma exposição na Galeria Vitoria Barros, no Novo Horizonte, denominada “Mundanas”.

A programação organizada pelas mulheres é extensa e segue até o final de março.

Deixe uma resposta