Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Marabá

Nota de pesar pelo falecimento de Hiran Bichara Gantus

A Prefeitura de Marabá, na pessoa do Prefeito Municipal João Salame Neto, vem de público manifestar profundo pesar e solidariedade com a família de um dos mais importantes personagens da história do município: Hiran Bichara Gantus, 88 anos, falecido por volta de uma hora da madrugada desta terça-feira, dia 13 de setembro, em Belém, em decorrência de parada cardiorrespiratória.

Hiran Gantus nasceu em Marabá, em 5 dezembro de 1928. Filho de pais libaneses – Jorge Bichara e Isabel Gantus -, ele se destacou como pioneiro no incentivo à Cultura regional, ao fundar o Cine Marrocos e trazer a Sétima Arte a Marabá, expandido também a exibição cinematográfica aos municípios de Parauapebas, Conceição do Araguaia e Jacundá.

Também teve destacada atuação da política local, eleito para quatro mandatos de vereador da Câmara Municipal de Marabá, tendo sido, inclusive, presidente do Legislativo.

Na Aviação Civil, Hiran Gantus também teve papel relevante, tendo sido representante regional das Viações Aéreas de São Paulo (Vasp).

Incentivador da prática esportiva Hiran Bichara fundou, em 1943, o Clube Atlético Marabá (CAM) e foi o primeiro presidente dessa agremiação.

Casado com Nazaré Gabi Bichara (in memoriam), ele deixa quatro filhos: Jorge Bichara Neto, Jorgina Gabi Bichara (Gina), Evaldo Gabi Bichara e Hiran Bichara Júnior (in memoriam).

O corpo de Hiran Bichara Gantus será velado no salão da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, na Praça do Novo Horizonte, e o sepultamento ocorre às 17 horas desta terça-feira, 13, no Cemitério de São Miguel, na Marabá Pioneira.

Seja o primeiro a escrever um comentário

Deixe uma resposta