Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
palestra

O maior nome no Judô Paraolímpico Brasileiro Antônio Tenório estará em Parauapebas

Para falar sobre a inserção da pessoa com deficiência, através de práticas esportivas

O Tetracampeão Paralímpico de Judô, Antônio Tenório da Silva, estará em Parauapebas, nesta sexta-feira, dia 29. A palestra gratuita será realizada no Plenarinho da Câmara de Vereadores, a partir das 9h da manhã.

Prestes a completar 47 anos, o judoca brasileiro Antônio Tenório, é tetracampeão no judô para deficientes visuais. Tenório conquistou os quatro ouros nas edições dos Jogos Paralímpicos em Atlanta (1996), Sydney (2000), Atenas (2004) e Pequim (2008). Em 2012, nos jogos de Londres, ele conquistou o bronze, e nos Jogos Paralímpicos do Rio, em 2016, ele anunciou a aposentadoria depois de conquistar a prata em casa. No currículo, Tenório traz ainda a conquista do campeonato mundial de judô, em 2006, além de inúmeros campeonatos brasileiros conquistados. Mas a luta de superação do atleta começou ainda muito cedo. Aos 13 anos de idade, durante uma brincadeira com estilingue, Tenório foi atingido por uma semente de mamona no olho esquerdo, perdendo a visão. Seis anos depois, uma infecção tirou a visão do outro olho, deixando-o completamente cego.  Foi no esporte que ele encontrou o caminho de vitórias.

Responsável pela vinda do atleta, o professor de judô de Parauapebas, Antônio Sérgio Oliveira Soares, quer incentivar as pessoas com deficiência, a praticar o esporte com o apoio das famílias e dos professores. “Tenório sempre deixa entre os participantes da palestra uma mensagem de superação, quebrando alguns paradigmas, combatendo a segregação e construindo novos valores, através do esporte, seja olímpico ou paralímpico”, destacou o professor.

Essa é a 3º vez que Antônio Tenório vem a cidade de Parauapebas. A visita do tetracampeão também a oportunidade para divulgar o Grand Prix Parauapebas de Judô que será realizado neste sábado, dia 30, no Ginásio Poliesportivo da cidade. “Parauapebas tem se destacado em competições nacionais e internacionais de judô, como o que aconteceu agora com estudante de Parauapebas, Thiego Marques da Silva, de 18 anos, que será o único representante da região norte do país na Seleção Brasileira de Judô Paralímpico que foi convocada para a Copa do Mundo da Federação Internacional de Esportes Para Cegos, agora em outubro”, enfatizou Antônio Sérgio

A palestra é aberta ao público, porém para os estudantes de educação física será emitido um certificado de participação

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido contra cópia!