Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Brasil

O problema agora é seu, Temer !

O Senado Federal afastou hoje (12) pela manhã a presidente Dilma Rousseff por 55 votos favoráveis contra 22. Por uma série de motivos eu me mantive contra a abertura do processo de impeachment de D. Dilma. Não que ela merecesse permanecer no cargo, já que eu via o país mergulhado em uma crise financeira e institucional sem precedentes e não vislumbrava nenhuma chance de melhora com a presidente no cargo. Mas acredito que D. Dilma foi afastada porque nossos deputados e senadores foram intransigentes no cumprimento do que reza a lei.

O impeachment existe em nossa Constituição e deve ser usado quando necessário. Se é lei, deve ser cumprida. Mas, convenhamos, existem tantas leis nesse país que não são cumpridas…  A lei da transparência, da Ficha Limpa, do idoso, a da que fixa normas gerais sobre o Serviço de Atendimento ao Consumidor por telefone, entre outras.

Os políticos, principalmente, usam a Constituição Federal como melhor lhes convêm. A Lei do Impeachment está lá, então usaram nesse momento porque era conveniente. Há uma Lei que diz que investigados não podem assumir cargo de presidente, mas, nesse caso, isso é só um detalhe. Temer é investigado no TSE pela campanha eleitoral de 2014 e, supostamente, não deveria assumir a vaga da presidente Dilma.

Foi interessante ver nesse processo, tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado, como nossos representantes estavam interessados em fazer o trabalho. Nunca antes na história desse país nossos deputados e senadores haviam trabalhado tanto. Houve sessões às segundas e sextas-feira, e votação no domingo, pra orgulho de toda a Nação. Ontem nossos nobres senadores trabalharam de 11 às 7 horas do outro dia, com pequenos intervalos para um rápido lanche porque ninguém é de ferro. Fiquei orgulhoso de ver tanta dedicação!

De concreto é que temos um presidente interino por pelo menos os próximos 180 dias e espero que a partir de amanhã não tenha mais desemprego, fome, inflação, e que os problemas na saúde no Brasil estejam solucionados imediatamente. Pode parecer hipocrisia, mas Temer está lá pra isso. A oposição à D. Dilma cansou de afirmar que ela não poderia mais continuar no cargo sob a pena de quebrar o país, então, que se cumpra a profecia.

D. Dilma foi afastada do cargo por um Congresso Nacional formado por 513 deputados (299 destes respondendo algum tipo de ocorrência judicial), e por 81 senadores (31 destes na mesma situação), sob o discurso da moralidade, dos bons costumes e da honestidade plena. Que coisa !

Uma experiente política local me disse certa vez que as decisões políticas são tomadas conforme a conveniência momentânea. Pra maioria dos nossos deputados e senadores deve ter sido conveniente trabalhar tanto nos últimos dias para que Temer assumisse a vaga de D. Dilma. Oxalá tenha valido a pena e que o país encontre o seu caminho!

Comentários ( 2 )

  1. Não há santos nesse purgatório!Com tantos ministros respondendo a processos no Judiciário, o Governo Temer já chega ao poder com a mesma pecha de lularápios. Oxalá, o Brasil não seja submetido a mais uma quadrilha… É o caso de dizer: Os corruptos que permeiam lá, permeiam cá!

  2. E muita pretensão agente analisar que essas verdadeiras serpentes, lideradas por Michel Temer, vai solucionar alguma coisa neste governo, o rumo já foi perdido. Para governar precisamos de pessoas com serenidade e não de uma quadrilha de lesa pátria.

Deixe uma resposta