Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Parauapebas

Obras da Unidade Básica de Saúde do bairro Rio Verde devem iniciar ainda este ano

Os recursos financeiros para a obra virão dos governos federal e estadual. A prefeitura entrará com equipamentos, insumos e mão-de-obra para o funcionamento da unidade.

A comunidade do Rio Verde aplaudiu calorosamente a gestão municipal durante a Audiência Pública do PPA realizada nesta terça-feira (11), na Escola Municipal Paulo Fonteles. A euforia foi graças a notícia repassada pela secretária adjunta de saúde, Raijane Loras, que anunciou a construção do prédio da Unidade Básica de Saúde (UBS) que atende a localidade. A previsão de início da obra é para o segundo semestre desse ano.

Há anos a comunidade do Rio Verde sofre com a falta de estrutura da Unidade Básica de Saúde, que já funcionou em vários prédios alugados, alguns com condições tão precárias que já precisaram até mesmo ser interditados. O prédio próprio será construído em uma área da Prefeitura, localizada na Rua JK esquina com Rua Minas Gerais, que já abrigou a própria Unidade de Saúde do Rio Verde e anos depois se tornou a sede da Unidade de Saúde Visual Jonas Melo. Atualmente a área está sem ocupação.

A construção da UBS Rio Verde decorre de uma emenda do deputado federal Wladimir Costa, feita em 2014, que pediu a liberação de pouco mais de R$ 700 mil para esse fim. O recurso para o restante da obra será complementado pelo governo do Estado. A responsabilidade da Prefeitura é de equipamentos, insumos e mão-de-obra para o funcionamento da unidade, que deverá entrar em operação em até 90 dias contados a partir da entrega do prédio.

“Já era uma demanda antiga da Prefeitura, tanto que a emenda foi proposta ainda em 2014, mas só agora se consolida. Depois de muita conversa o governo estadual aceitou construir toda a unidade. Nós argumentamos que Parauapebas não tinha como arcar e que já temos um custo muito alto com serviços de média e alta complexidade, cuja competência é do governo estadual, como UTI e Hemodiálise”, disse a secretária ajunta durante o evento.

Tipo da Unidade e capacidade de atendimento

De acordo com o projeto da Obra, será construída uma estrutura para comportar uma UBS Tipo IV, que deve contar com pelo menos 4 consultórios médicos, 4 consultórios odontológicos, sala de curativo, sala de administração de medicamentos, sala de vacinação, entre outros espaços. De acordo com dados do Ministério da Saúde, uma unidade tipo IV consegue atender até 16 mil famílias.

Deixe uma resposta