Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Emprego

Oportunidade para quem precisa, ou falácia de campanha?

O governo começa a ver manifestações pontuais por emprego. É hora de acender o sinal de alerta?

“A vida não é mais que uma sucessão contínua de oportunidades para sobreviver.”

A frase acima, retirada do livro “A má hora: o veneno da madrugada”, de Gabriel García Márquez, vem ao encontro do que acontece em Parauapebas nesse momento. Eleito após pregar durante a campanha que seu governo seria o governo das oportunidades, o prefeito Darci Lermen se depara com a cobrança dos milhares de desempregados do município que esperam ansiosamente que a atual situação se modifique em Parauapebas.

Tão logo se sentou na cadeira mais macia dos Morro dos Ventos, sede do Executivo local, Darci se deparou com a peregrinação de centenas de desempregados caminhando diuturnamente em busca da oportunidade anunciada. Ele e seu staff do gabinete ficaram, várias vezes, até altas horas da madrugada atendendo pacientemente, um a um, aqueles que buscavam vagas de trabalho, ou a oportunidade.

É bom lembrar que vivemos momentos de profunda recessão na economia do país, ou melhor, já vivíamos na época da campanha eleitoral, e não será fácil arrumar oportunidades para todos os que precisam dela no município. Darci, o populista, usa a arma que mais conhece para tentar protelar a aparente paciência que os trabalhadores do município demonstram quando em contato com o gestor: a experiência acumulada após 8 anos no Morro dos Ventos e o poder de encantar os menos favorecidos com um discurso inteligente e eficaz. Darci fala ao povo o que o povo quer ouvir, e isso lhe garante a popularidade, pelo menos até que esta população desempregada e à espera de oportunidades chute o balde. E isso já vem acontecendo.

Essa semana manifestantes interditaram o acesso a prefeitura em busca de solução para o problema do táxi-lotação. Depois de um breve bate papo com a turma do gabinete e a promessa de que o assunto seria tratado em um outro momento com o prefeito, a manifestação terminou. Os manifestantes ouviram o que precisavam ouvir. Mas, se analisarmos bem a situação, a promessa do gabinete vai de encontro aos interesses de taxistas e mototaxistas, que apoiaram incondicionalmente Darci no pleito eleitoral passado. Será que o prefeito vai regularizar a situação dos interessados em trabalhar com táxi lotação à revelia dos interesses dos concorrentes?

Na parte da tarde funcionários do GAMP fizeram manifestação em frente ao Fórum Trabalhista de Parauapebas. Esses querem receber seus salários, rescisões e, claro, a garantia do emprego na Secretaria Municipal de Saúde, que doravante tocará o Hospital Geral. A prefeitura promete pagar diretamente aos funcionários assim que receber o aval da justiça. Quanto aos empregos, há um TAC assinado com o MP para que a PMP se abstenha de admitir não concursados.

Hoje pela manhã dezenas de desempregados fizeram manifestação em frente ao SINE. Houve tumulto e queima de pneus. Um representante da prefeitura foi chamado e garantiu que o governo trabalha incansavelmente em uma solução para o desemprego no município. Insiste o governo em chamar para si a responsabilidade pelo desemprego em Parauapebas, quando deveria tentar qualificar os desempregados facilitando suas contratações pela iniciativa privada.

Inconscientemente, só pode ser assim, o governo alarda aos quatro cantos que os U$70 milhões que a prefeitura busca junto ao BID para obras de macro-drenagem e a orla do Rio Parauapebas serão a solução do problema de desemprego no município. Isso tem atraído novos desempregados para o município, agravando a crise já instalada. Esse dinheiro vai demorar a sair e as obras ainda dependem de várias outras situações burocráticas para serem iniciadas.

Na prefeitura não cabe mais ninguém. Todos os cargos possíveis e imagináveis foram ocupados pelos carregadores de bandeira, sejam eles capazes ou não para ocupá-los. Resta ao prefeito nesse momento buscar junto aos grandes parceiros do governo solucionar parte dessa demanda dando oportunidades aqueles que batem à porta da PMP. São vários parceiros que já foram contemplados com contratos que superam milhões de Reais. Todos eles, claro, doadores da campanha de Darci. Ora, se a PMP fecha um contrato com a rede de Supermercados Hipersena de mais de R$10 milhões é justo que esta empresa, em contrapartida, contrate pelo menos uns cem desempregados que estão na porta do gabinete em busca de oportunidade! Assim poderia ser proposto à White Tratores, ao Rafael Saldanha Júnior, apenas para citar alguns dos privilegiados até o momento pelo atual governo. É hora de cada um dar sua parcela de contribuição!

Claro que empregar a população é meta prioritária desse governo. Mas, seria bom que ele focasse nas ações que promoverão a melhoria na educação, na saúde, na segurança… assim, quem sabe as oportunidades aparecerão,  e por consequência, contribuirão para que nossa comunidade seja um lugar com mais qualidade de vida para se morar.

Comentários ( 6 )

  1. Depois de 4 anos de caos político de uma gestão ridícula onde não se fez investimentos pensando no bem estar do povo, o atual prefeito terá que conviver com essa herança maldita, mas pelo que entendi do slogan de campanha, a oportunidade não seria dentro da máquina pública pois a mesma não suportaria a quantidade de pessoas que estão precisando de empregos. Mas de se fazer algo que venha gerar o tão sonhado emprego, coisa que é impossível em apenas 30 dias de governo.

  2. Os bestas que acreditaram nessa história de oportunidades. Mais tem uma turma que já está recebendo altas “oportunidades “. O povo tem a OPORTUNIDADES de serem chamados de Idiotas por terem acreditado nessa mentira.

  3. o novo governante esta perdido e desorientado, pois foram tantas promessas e ate agora não fizeram o custo e viabilidade econômica de cada secretaria, para seus respectivos investimentos podendo gerar empregos e serviços para o município, pois os secretários nomeado muitos ate não pode ter ensino médio completo, ou uma qualificação para gestão, e no meio dessa crise infame alojada não só no nosso município mais em todo o pais pensam realmente nos próprios umbigos, sendo esses interesses que se propagam anteriormente a muitos anos..” ganhar dinheiro”
    Oque deveria mesmo era o prefeito com seus secretários, tentar marca com o prefeito Dória de são Paulo e pelo menos treinar em pouco tempo de espaço minimo, para os leigos assimilar de 1 ano ou mais.. o que realmente e uma gestão eficiente……aqui fica meus pêsames pois o povo perece por falta de conhecimento, e acredita não na realidade mais sim na emoção de se emprenha pelos ouvidos o que querem ouvir… e simplesmente se iludir, sonhado com o elefante branco, como Alice nos País das maravilhas, como papai noel. e não reclame o povo tem o governo que merece.

    E para finalizar ….. DARCI na suas “festôes” anteriores não construiu o hospital, e agora na sua gestão com o seu secretario enrustido, reclamando da gestão da GAMP NO HGP, residiram o contrato, bom demais justo que empresas da gestão anterior não pode fazer parte da nova gestão, mais agora fechar parte do HGP, E TRABALHAR SO COM A METADE DO HOSPITAL , POISE POVO “SABIO” ONTEM FOI FEITA UMA REUNIÃO SORRATEIRA INTERNA DIMINUINDO OS ANTEDIMENTOS DO HGP PARA A METADE …. DECISÃO DO SECRETARIO enrustido com sua direção totalmente habilidade e eficiente e seus (ASPONE) assessor de porra nenhuma…. e um monte se concursados fraldadores de seus salários.

Deixe uma resposta