Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Lazer

PA-275 é ponto de encontro para diversas atividades esportivas em Parauapebas

Centenas de desportistas usam diariamente a PA

O centro de Parauapebas é cortado pela PA-275, um dos símbolos da cidade que ainda mais cresce e se desenvolve no sudeste do Pará. Na época da florada dos Ipês, as margens da rodovia estadual recebem vários visitantes para contemplar a beleza das flores nas árvores e o mar de pétalas no chão.

Mais o local tem outro atrativo, e que dura em todas as estações do ano: a prática de atividades esportivas. Slackline (é uma modalidade esportiva na qual o objetivo é a manutenção do equilíbrio sobre a fita de diversas formas), skatismo, ciclismo, futebol, voleibol, patinação, zumba, corrida e caminhada são alguns dos esportes praticados ao logo da rodovia, no trecho entre a Portaria de Carajás e o Hotel Atrium, no bairro da Paz.

O percurso conta com parquinho infantil, academias ao ar livre, pista para a prática de skatismo, quadras de futsal, calçadas adaptadas para caminhada, ciclovia e uma área extensa com árvores e gramados, espaço aproveitado por quem gosta de fazer piquenique e também por crianças que gostam de deslizar nas pequenas ladeiras perto da concha acústica. No Centro de Desenvolvimento Cultural, que também fica na PA-275, centenas de mulheres participam das aulas de Zumba há mais de um ano.

“O nosso grupo joga vôlei aqui na PA há uns três anos. Todos que querem participar podem jogar, não precisa ser um bom jogador, o objetivo é praticar atividade física e vencer o sedentarismo”, relatou o policial militar, Antônio Marcos da Silva.

“Eu precisei praticar atividade física por indicação médica e me encontrei no vôlei aqui com os meninos”, relatou um dos integrantes do grupo conhecido por Pastor.

“Eu gosto de passear de bicicleta com meus dois filhos nas tardes de sábado e domingo. Prefiro utilizar os estacionamentos que ficam em frente ao quartel porque têm menos movimento no fim de semana e ficam perto da minha casa”, disse a administradora de empresas, Daiane Macedo.

“Eu saio do bairro dos Minérios três vezes por semana para vir fazer caminhada aqui na PA porque acho mais movimentado, mais estruturado”, compartilhou o servidor público, Wagner Costa.

Quem frequenta a PA-275 gosta do espaço para a prática esportiva, porém, afirma que são necessários alguns investimentos como melhoria da iluminação pública em alguns pontos, restauração dos brinquedos do parquinho e dos aparelhos das academias ao ar livre. “A gente nunca foi cobrar da prefeitura, mas ajudaria muito se melhorassem a iluminação aqui, nas proximidades da portaria, onde a gente joga, e se construíssem uma quadra de vôlei”, sugeriu Antônio Marcos.

Deixe uma resposta