Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Redenção

Pais estão deixando crianças sozinhas em casa para irem a shows

A atitude pode render aos pais negligentes até três anos de cadeia, segundo o Código Penal Brasileiro
Continua depois da publicidade

O Conselho Tutelar de Redenção registrou nesta semana vários casos de negligência cometidos por pais de crianças e adolescentes. Segundo o conselheiro Manoel Cordolino, para aproveitar os shows da Expo Polo Carajás 2018, vários pais estão deixando seus filhos sozinhos em casa e indo se divertir na balada. “Infelizmente, devido à festa, recebemos muitas denúncias informando que muitas crianças estão sozinhas em suas casas. Pedimos aos pais para não deixarem, Caso contrário, vamos recolher e encaminhar a criança para o abrigo e informar ao Judiciário e à polícia”, advertiu ele.

Na manhã desta quinta-feira (7), a Reportagem do Blog ouviu Lorena Alves, uma mulher de 33 anos, mãe de uma criança de seis anos. Segundo ela, está semana deixou seu filho sozinho em casa e foi curtir o show de Henrique Juliano.

Lorena alega que tem com quem nem onde deixar o garoto. “Eu não tinha com quem deixar o meu filho. Então, o deixei dormindo e fui ao show, mas, como moro perto, eu sempre voltava em casa para da uma olhadinha nele”, contou ela.

A mulher disse ter sido a primeira vez que deixou o filho sozinho em casa. Em outras vezes ela deixa com a avó, que neste dia estava na fazenda. Lorena disse que estava arrependida e que não vai mais deixar o filho sozinho em casa.

Casos como o da Lorena acontecem com frequência em Redenção. Quase todos os dias os conselheiros recebem denuncias, mais isso tem aumentado no período da 23ª Expo Polo Carajás 2018.

Veja também:  Tribunal de Justiça rejeita Agravo de Frigorífico da JBS em Redenção

Manoel Cordolino disse que, em casos assim, os pais da criança poderão ser penalizados. “Caso como esse é grave, primeiro, a criança corre risco caso acorde e procure por sua mãe e não encontra, logo começa a chorar. Se nós ficarmos sabendo de situações como essa, comunicamos imediatamente à polícia e encaminhamos a criança ao abrigo da cidade”, disse ele, afirmando que qualquer pessoa que vir crianças sozinhas em suas casas deve entrar em contato com o Conselho Tutelar. “Denuncie, não se cale por atitudes irresponsáveis de pais incompetentes” apelou.

O que diz a lei?

Constituição Federal – Artigo 227 – É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

Código Penal Brasileiro – Artigo 133 – Abandonar pessoa que está sob seu cuidado, guarda, vigilância ou autoridade, e, por qualquer motivo, incapaz de defender-se dos riscos resultantes do abandono. Pena: detenção, de 6 meses a 3 anos.

Estatuto da Criança e do Adolescente – Artigo 5º – Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais.

Deixe uma resposta