Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Turismo

Pará tem a gastronomia mais bem avaliada do Brasil

A gastronomia brasileira recebeu nota máxima de 95,4% dos visitantes internacionais e a de Belém chegou ao topo, com 99,2% de aprovação.

O estado do Pará é destaque na gastronomia do Brasil, com culinária de ingredientes da cultura indígena, temperada com influências portuguesa e africana. Estudo do Ministério do Turismo, realizado em 2016, revela que a capital, Belém, desponta como destino brasileiro mais bem avaliado pelos turistas estrangeiros.

De acordo com a pesquisa, a gastronomia brasileira recebeu nota máxima de 95,4% dos visitantes internacionais e a de Belém chegou ao topo, com 99,2% de aprovação. Maior parte dos visitantes chegaram à cidade no ano passado vindos da França (34%).

As avaliações positivas da gastronomia dos principais destinos brasileiros, com percentuais acima dos 93%, mostram que esse é um ativo importante do turismo brasileiro. Outros destinos bem avaliados são: Belo Horizonte (98,5%), Porto Alegre (98,2%), Paraty (97,7%) e São Paulo (97,5%).

Conheça alguns pratos da culinária paraense:

Pato no tucupi  – O tucupi é um caldo amarelo extraído da mandioca. O pato, depois de assado, é cortado em pedaços e fervido no tucupi, no qual fica de molho por algum tempo.

Maniçoba – À folha da planta da mandioca, depois de moída, é acrescentado o charque, toucinho, bucho, mocotó, orelha, pé e costelas salgadas de porco, chouriço, linguiça e paio, praticamente os mesmos ingredientes de uma feijoada completa.

Caruru – Feito com quiabo, camarões secos e inteiros, tempero verde (alfavaca e chicória), farinha seca bem fina e azeite de dendê.

Tacacá – O mingau quase líquido servido em cuias é constituído por uma mistura que leva tucupi, goma de tapioca cozida, jambu e camarão seco.

Chibé – A bebida, com um gosto levemente acidulado, leva farinha de mandioca e água. Considerada a mais paraense de todas as comidas.

Mujica – É um prato de espécie cremosa, que pode ser feita de farinha de peixe – conhecida como piracuí – massa de siri ou caranguejo.

Doces – As sobremesas paraenses são ricas em frutas, principalmente vindas da Amazônia, e licores. Os principais frutos que marcam a culinária regional são: açaí, cupuaçu, pupunha, guaraná e a manga.

Fonte: Ministério do Turismo

Deixe uma resposta