Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Cultura

Paraense Guilherme Relvas é o novo titular do Departamento do Livro, Leitura e Bibliotecas do Ministério da Cultura

Guilherme Relvas assume pasta que estava acéfala desde a saída de Cristian Brayner

O Departamento de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) do Ministério da Cultura (MinC) já tem novo diretor. É o paraense Guilherme Relvas , que é secretário-executivo do Sistema Estadual de Bibliotecas do Pará. O novo titular chega ao cargo por indicação de de Mansur Bassit, secretário da Economia da Cultura do MinC, órgão ao qual a pasta está subordinada.
Em comunicado, o ministro Sérgio Sá Leitão ressaltou a experiência de Relvas na gestão das políticas públicas do sistema de bibliotecas públicas no país. “É um profissional competente, com experiência na área e na administração pública, que tem bom trânsito no setor”, afirmou.

Ele tem experiência na gestão de políticas públicas de livro, leitura, literatura e bibliotecas e coordenou, nos últimos dois anos, um programa de capacitação que qualificou mais de 2,4 mil agentes culturais em 15 polos regionais do Pará.

Um dos projetos planejados por Relvas foi aprovado na seleção do Programa Ibero-Americano de Bibliotecas Públicas (Iberbibliotecas): o Encontro Pan-Amazônico de Bibliotecas Públicas, previsto para ocorrer em 2018, em Belém. Atualmente, desenvolve, em parceria com o Instituto de Políticas Relacionais, os Encontros Regionais Pará Ler e o Censo de Bibliotecas Municipais do Pará. Também participou da organização do Encontro Nacional de Bibliotecas Comunitárias em 2017, em Belém, promovido pela Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias, com o apoio do Instituto C&A.

O DLLLB é responsável pela formulação, implementação, monitoramento e avaliação da política do MinC no campo do livro e da leitura. Em 2014, passou a incorporar na sua estrutura o Sistema Nacional de Bibliotecas (SNBP); o Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler); e a Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles – BDB, além das Coordenações-Gerais de Leitura e de Literatura e Economia do Livro.

Relvas tomará posse nos próximos dias.

Seja o primeiro a escrever um comentário

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido contra cópia!