Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Parauapebas

Parauapebas contará com apoio do Hospital do Câncer de Barretos

O combate ao câncer infantojuvenil torna-se realidade em Parauapebas com o início dos trabalhos da campanha Caminhada Passos que Salvam, do Hospital do Câncer de Barretos (HCB), que será realizada dia 27 de novembro. O município é o 501° a ser contemplado com esta ação que tem contribuído para salvar muitas vidas por meio da disseminação de informações e capacitação de profissionais de saúde.

O coordenador da campanha na cidade, Saulo Alves Ramos, mobilizou um grupo de pessoas formado por profissionais de saúde, integrantes de entidades filantrópicas, empresários, entre outros, para conhecer a proposta da Caminhada Passos que Salvam, que foi apresentada pela a equipe do HCB. O encontrou ocorreu nesta quarta-feira (14), no espaço modelo.

“Meu pai teve câncer e a partir dessa experiência tive a oportunidade de conhecer o HCB, fiquei encantando com a qualidade da estrutura e a humanização do atendimento. Soube da campanha e me coloquei à disposição para trazê-la ao nosso município”, destacou Saulo Ramos, informando que é uma ação puramente voluntária e que precisará de muita colaboração para que bons resultados sejam alcançados.

Caminhada Passos que Salvam

Promovido pelo HCB desde 2012 a Caminhada Passos que Salvam é um evento que ocorre simultaneamente em todo o Brasil, com a finalidade de sensibilizar as famílias sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil. “Temos o intuito de despertar a população e de divulgar aos pais e professores quais são os sinais e sintomas da doença, já que eles são facilmente confundidos com outras enfermidades menos graves”, explica a coordenadora nacional da campanha, Naima Khatib.

Além de disseminar a informação, o projeto também possui uma ação prática e mais direta de combate ao câncer infantojuvenil: ao adquirir o kit da caminhada, contendo uma camiseta, um boné e uma squeeze, com uma doação no valor de R$ 35,00, cada participante colabora com a arrecadação de fundos para o tratamento de pacientes.

Benefício para o município

Os municípios que aderem à campanha também são beneficiados com a qualificação de profissionais de saúde. O HCB disponibiliza gratuitamente treinamento e capacitação para médico e enfermeiro, devidamente selecionado pelo município, e esses profissionais passam a ser referência para avaliação de casos suspeitos.

“Os médicos e enfermeiros são treinados por nossa equipe para melhor identificar os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil, eles ficam em contato direto com a equipe do HCB e dependendo do caso o paciente pode ser encaminhado para Barretos em até dois dias, sem burocracia”, informou Naima Khatib.

Texto: Karine Gomes – Foto: Biano Lima

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido contra cópia!