Parauapebas: MP quer o fim do nepotismo na administração pública

Continua depois da publicidade

imageO Ministério Público Estadual, através do Promotor de Justiça Franklin Jones Vieira da Silva, da Comarca de Parauapebas, recomendou ao prefeito, presidente da Câmara Municipal e dirigentes de entidades que detenham a atribuição de nomear e exonerar ocupantes de cargo comissionados e funções gratificadas na administração pública direta e indireta, a exoneração, no prazo de 120 dias, dos ocupantes de cargos comissionados ou funções gratificadas que sejam conjugues, companheiros, ou detenham relação de parentesco consanguíneo em até terceiro grau com o prefeito, vice-prefeito, vereadores, secretários municipais, procurador-geral do município, presidentes ou dirigentes de autarquias, institutos, agências, empresas públicas, sociedades de economia mista e fundações públicas e com os demais ocupantes de cargos de direção, chefia ou assessoramento.

Os gestores da prefeitura e câmara de vereadores têm 10 dias para enviar à promotoria de justiça as cópias dos atos de exoneração e rescisão contratual. O não atendimento à recomendação acarretará medidas legais para implementação da recomendação.

Confira a íntegra da recomendação encaminhada pelo MP aos gestores:

image 

 image 

 image

  image

18 comentários em “Parauapebas: MP quer o fim do nepotismo na administração pública

  1. francisco Responder

    meu caro zedudu, esqueceram da esposa do vereador Braz a senhora makivalda secrtaria de habitação – SEHAB.

  2. Paula Responder

    O MP deveria dar uma volta na secretaria de agricultura (SEMPROR),a pratica do nepotismo está em alta nessa secretaria,o cujo secretario deixou claro que pra onde ele vai ele leva seu rebanho,e parece que esse argumento deu certo é só ver a quantidade de filhos, e parentes ele colocou lá para receber os vencimentos pagos pelo o contribuinte,é uma vergonha isso,MP vamos ficar de olho…..

  3. Maroca do BBB Responder

    Vai rolar uma nova dança das cadeiras na prefeitura e câmara… teremos uma redistribuição de renda, será se sobrar algo pra mim???

  4. Lestat Responder

    Saudações à todos e mais uma vez, obrigado pelo espaço cedido para comentar os fatos políticos em nossa Parauapebas.

    Poderia ser até algo impressionante, se não fosse previsível que o Ministério Público se manifestasse em uma virada de governo como foi a quebra da era Darci/PT para o nascimento do mandato Valmir/PSD.
    Como meu pai dizia: “Nova casa, novo chefe, novas regras” (!!!)
    Ora, nepotismo pode mesmo ser uma prática comum em todo o Brasil (como realmente é), mas não quer dizer que seja uma prática legal, moral ou tolerável. Favorecer a família e os amigos deve sim ser uma prática excluída do cotidiano do executivo e ou legislativo, mas, eu vou começar a pontuar informações que deixam nebulosa e duvidosa a transparência com que supostamente está se montando o quebra-cabeças do governo Valmir.

    SOBRE OS AMIGOS:
    Bom, ninguém pode criticar a formação de um governo e suas especificidades, mas é possível estabelecer uma crítica acerca dos critérios que são utilizados como justificativa para a montagem do mesmo. Dito isto, colocamos em análise a formação do secretariado do governo Valmir e, como exempli gratia, seleciono o caso da nominatária da pasta de Ação Social, Leudicy Leão.
    A supracitada já detém uma relação de trabalho e amizade com o atual prefeito que é pública e notória, administra e coordena as ações sociais da Fundação Integral e é partidádia do PSD, mas vem recebendo algumas críticas justamente pela falta de empatia do público com seu modo de conduzir a dita secretaria, o que denota a possibilidade de a escolha não ser das mais acertadas, o que coloca em xeque o critério: Grau de amizade e proximidade ou aptidão técnica?

    SOBRE A FAMÍLIA:
    Não há expectativa maior dentre a platéia que assiste a nomeação dos secretários (que ainda permanece) do que a suposta nomeação do ex vereador Antônio Massud para chefiar a secretaria de mineração. Ora, sendo Massud casado com a vice prefeita, poderia ocupar o cargo de confiança dado o cenário orientado pelo Ministério Público?
    Outro exemplo de expectativa que mantém uma sombra pairando sobre os primeiros dias do governo Valmir é justamente o murmúrio (até agora não passa disso) de que sua namorada/companheira/noiva (???) ocuparia algum cargo na administração pública, o que anda não se confirmou, mas também não se negou oficialmente, aumentando ainda mais as especulações.
    Em terceiro e mais notório é a nomeação da secretária de habitação.
    O incidente envolvendo a manobra do vereador Josineto Oliveira e seus aliados para alcançar a presidência da câmara municipal ocasionou o consequente racha do seu partido com o governo, causando a exoneração de seu companheiro de partido, Vicente Leite. Para garantir o apoio do vereador Bráz perante a ameaça na câmara, foi entregue à sua esposa o cargo de secretária da pasta de habitação, uma das pastas mais complexas e envolvida em embroglios administrativos. Não seria uma mostra clara de nepotismo conveniente?

    A pergunta que fica é: Com esses sinais de fumaça apontando no horizonte do governo Valmir, o fogo estaria tão longe, ou eu infelizmente estou certo e novos e velhos modelos de nepotismo serão continuamente aplicados?

    Talvez o Ministério Público, com suas orientações e recomendações, possa responder à essa questão que aflige a mente de muitos cidadãos preocupados com o futuro de nossa cidade.

    Mais uma vez, obrigado pelo espaço.
    Zé Dudu Posta.
    E nós, ávidos leitores, comentamos.

  5. parauapebense Responder

    Então, vamos ficar de olhos aberto, porque já tem mais pessoas que são parentes do próprio prefeito, irmã da namorada dele, esposo de filha da irmã da namorada dele, filho de secretário(a), irmãos, primo, tios, sogra, sogro, companheiro marital, esposa de vereador, esposo de vice-p, ……..

  6. Respeito é bom Responder

    Bem sei que o ministério público é um órgão sério , mais qualquer ação só será possivel e eficiente se denuciarmos as irregularidades que soubermos e sermos fiscais do mesmo. Nós unidos temos força minha gente, vamos ficar de olhos bem abertos!!!

  7. Mesmice Responder

    Acontece que o que tanto reclamavam e cobravam no governo do pt tá acontecendo e vai acontecer no governo do velhote do calote. Esperem, daqui um ano, um ano e meio tá a urubuzada toda se lamentando, reclamando, procurando um substituto para as próximas eleições, falando que só tem parentada e gente que não faz na prefeitura, e coisas do tipo. O povo fala da merda, mas volta e come a merda! Vá enteder!

  8. eu Responder

    respondendo o claudio almeida:
    Ele nao fica… o MP é bem claro. Pois ele é esposa da vice ou nao , rs rs rs
    No governo passado tinha muito fantasna e maraja, em belem ,tucuri, sao paulo, maraba,algumas cidade no maranhao, até na italia tinha funcinario.Nepotismo, só tinha uns dois rs rs a cunhada o cunhado do prefeito….
    E tem secretario(a) brigando pra colocar companheiro(a) na PMP, e ai vai… UMa só pessoa passa a mao, imagina o casal ou a familia inteiraa na PMP, nao vai deixar nem as paredes… rs rs
    sei de casal que ja planejou a furtuna que vai leva….

  9. ODILON BARBOSA Responder

    TEM UMA TAL DE NICE QUE TRABALHA COM EVENTOS QUE TA PRA FICAR LOUCA NAQUELA PREFEITURA… A MULHER TA DESESPERADA QUERENDO TODOS OS EVENTOS …. ESSE POVO TA MAL ACUSTUMADO COM O GOVERNO DO PT…. EI SE TOCA NINGUEM AGUENTA MAIS TE VER NA PREFEITURA

  10. Francisco Responder

    Veja como são as coisas. De repente o nosso MP acordou do sono tão, mas tão profundo que já durava oito anos. É para rir (sorrir) mesmo.

    Nota: Não sou contra as ações do MP, pelo contrário, o mesmo tem que atua de forma imparcial e constante, afinal o mesmo é um dos nossos representantes junto a esfera pública.

  11. Mosca Responder

    Muito bem, se o nepotismo for combatido em Parauapebas isso poderá desestabilizar muitos negócios de família mesmo. Exemplo: Um candidato a vereador chamado Barrão que dizem ter colocado na prefeitura uma porrada de parentes como cunhados, sobrinhos, irmãos, pai, mãe, avós paternos e maternos etc… E com certeza há varios outros suínos se aproveitando do momento e colocando a parentada dentro da prefeitura. Na verdade o prefeito deveria ele próprio coibir essa prática haja visto que não foram apenas alumas famílias que o elegeram mas muitas famílias e porque algumas tem tanta prioridade assim? É claro que essa é uma prática antiga não apenas em Parauapebas mas em todo o Brasil, porém se o novo governo passar a mão na cabeça desses corruptos aproveitadores….não sei não.

  12. Claudio Almeida Responder

    E o massud como que ele ficara nesse casa? pois ele e o nosso futuro secretario de mineração

    • Ricardo Peçanha Responder

      O Massud não precisa dessas coisas…rs afinal, ano passado no seu ultimo suspiro como vereador ele conseguiu aprovar uma emenda ao orçamento da prefeitura liberando uma pequena verba de 2,5 milhões para a “ações da vice-prefeitura”… Agora me digam: quem ocupa a vice-prefeitura e como justificar tanta grana para um departamento que praticamente não tem ação nenhuma?

    • MARCIA SOUZA RAMOS Responder

      CLAUDIO ALMEIDA ME FALE VC COMO O FUTURO DEPUTADO ESTADUAL ACHA CERTO OU NAO? O NEPOTTISMO ESTA ESTAMPADO NO SETOR RURAL DA EDUCACAO DO CAMPO DE PARAUAPEBAS CUJO O DIRETOR LINDOMAR TROUXE OS FAMILIARES E AMIGOS DO MARANHAO.DIRETOR RURAL LINDOMAR .LENILDE COORDENADORA CHEFE IRMA DO MESMO RICARDO MOTORISTA IRMAO DO MESMO.CRISTINA E WANDERLEY ESPOSOS E PRIMO DO MESMO.ASG E CUNHADA DO MESMO.SEU VALMIR DE UMA OLHANDINHA COM CARINHO PRA ESSE ASSUNTO OK.FICA A DICA……..

Deixe seu comentário

Posts relacionados