Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
concurso

Parauapebas: profissionais da Educação iniciam inscrições para concurso

Prefeitura cumpre TAC com o Ministério Público e abre vagas para professores concursados da rede municipal

A Prefeitura Municipal de Parauapebas abriu nesta semana (26) o edital para concurso público a fim de preencher 300 vagas de nível superior para o cargo de professor da Educação Básica I (creche, educação infantil, ciclos iniciais e Educação Física) e da Educação Básica II (Língua Portuguesa, Matemática, Educação Física, Ciências, História, Geografia, Artes, Ensino Religioso e Inglês) para as zonas rurais e urbanas conforme Termo de Ajustamento de Conduta – TAC assinado com o Ministério Público do Pará no final de outubro.

As vagas têm o objetivo de combater o serviço temporário irregular, ou seja, o TAC definiu que o município não pode ultrapassar o limite de 10% da folha com temporários sendo justificado apenas em necessidade excepcional e temporária.

O empresário em cursos preparatórios para concursos, Arilson Paixão, já planejou as turmas desde a assinatura do TAC, já que a prefeitura tinha o prazo para realizar o concurso até 31 de janeiro, e tem a expectativa de trabalhar com até 900 professores. “Teremos quatro turmas de segunda a sábado (manhã, tarde e noite) e turmas no final de semana que iniciam no dia 08 de janeiro e com finalização das aulas em 17 de fevereiro. Já temos credibilidade em aprovar nossos alunos em concursos públicos com nosso método, além da aplicação de simulados aos domingos. Agora a expectativa é de ter turmas cheias”, detalha Paixão.

De acordo com o edital, o concurso será executado pela Fundação de Amparo e Desenvolvimento de Pesquisa – FADESP com anuência da Universidade Estadual do Pará – UFPA e as provas serão aplicadas em Parauapebas no dia 18 de fevereiro, de 8 às 12 horas, com 50 questões objetivas de Língua Portuguesa, Conhecimentos Pedagógicos, Legislação, Atualidades e Conhecimentos Específicos. Os classificados para a segunda etapa serão avaliados por prova de títulos, mas não consta a data dessa fase no edital, e serão convocados por publicação no Diário Oficial do Estado do Pará e publicado a relação no site da FADESP. Os aprovados e convocados para assumir os cargos cumprirão jornada de 100 horas semanais, com remuneração de R$ 2.543,25 mais hora atividade.

A graduada em licenciatura plena em Educação Física e pós-graduada, Mila Araújo, chegou em Parauapebas em outubro deste ano e pensa em tentar o concurso como oportunidade de se atualizar nas provas. “Ainda não defini se vou fazer, se decidir, será na cara e na coragem. Pretendo estudar acompanhando o conteúdo descrito no edital”, disse a profissional que é de Minas Gerais, mas mora no Pará desde agosto de 2016.

Entretanto ao contrário de Mila, Arilson Paixão disse que já tem professor se preparando há meses. “Mais de 300 professores já estão estudando no Aprov, ou seja, já saíram na frente antes mesmo da divulgação do edital”.

As inscrições vão até 18 de janeiro no valor de R$ 80,00 e só podem ser feitas pelo site: http://portalfadesp.org.br/. Para se candidatar ao cargo de Professor de Educação Básica I é necessária escolaridade Normal Superior ou Licenciatura em Pedagogia. Para Professor de Educação Básica II é preciso ter Licenciatura Plena na disciplina que será ministrada, além da especificidade exigidas em cada cargo.

Pessoas com Deficiência – PcD têm direito a 5% das vagas e podem solicitar a isenção da taxa de inscrição, também pelo site até 12 de janeiro. É necessário enviar cópia do documento de identidade e da carteirinha ou declaração de cadastramento da instituição à qual pertence por ser deficiente físico, por meio de carta registrada ou Sedex à FADESP.

Segue abaixo o edital do concurso.

Comentários ( 2 )

  1. E o dinheiro que seria rateado entre os professores sai quando? Será se a justiça paraense dará essa causa aos professores ou será, se mais uma vez, dará a causa ao poder executivo (como de costume)??? Está no TAC a divisão dessa grana.

Deixe uma resposta