Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Saúde

Parauapebas: usuários atendidos no Centro de Atenção Psicossocial – Caps – conhecem belezas naturais de Carajás

“Eu me senti renovada durante todo o passeio. É relaxante esse contato com a natureza. Além disso, gostei muito das brincadeiras e de toda a interação com o grupo”, relatou uma usuária.

O contato com as belezas naturais de Carajás encantou o grupo de usuários do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), que teve a oportunidade de conhecer trilhas, grutas, cavernas e a linda cachoeira de Águas Claras durante um passeio realizado na terça-feira (30). “Os passeios terapêuticos e culturais compõe as ações do CAPS e têm como objetivo oportunizar o acesso ao conhecimento cultural, socialização em grupo e liberdade para ocupar os espaços da cidade e da natureza”, informou a gerente do estabelecimento de saúde, Gardênia Lima.

A visita foi realizada graças à parceria com o ICMbio, por meio do programa de Uso Público e do Centro de Visitantes do Mosaico de Carajás, e contou com a participação da equipe multiprofissional do CAPS e de integrantes do Grupo de Capoterapia, que animou os visitantes com brincadeiras e danças.

“Os passeios terapêuticos devem ser realizados pelo menos uma vez por mês e compõe as ações extra muros do Caps ofertadas aos usuários do serviço”, acrescentou Gardênia Lima.

“Eu me senti renovada durante todo o passeio. É relaxante esse contato com a natureza. Além disso, gostei muito das brincadeiras e de toda a interação com o grupo”, relatou uma usuária.

Pacientes que têm sofrimento mental leve ou severo são atendidos no Caps por uma equipe formada por psiquiatras, psicólogos, enfermeiros e técnicos. Dentre as atividades promovidas pelo departamento, que é vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), estão a realização de grupos terapêuticos e a produção de materiais artesanais.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido contra cópia!