Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Religião

Parlamento paraense celebra 90 anos do Coral da Assembleia de Deus em Belém

ALEPA homenageia os 90 anos do Coral da Igreja Assembleia de Deus

Para homenagear as nove décadas de fundação do Coral da Igreja Assembleia de Deus em Belém, uma Sessão Solene foi realizada nesta sexta-feira (04/11), no plenário “Newton Miranda”, na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa). A sessão foi uma proposta do deputado e pastor Raimundo Santos. Ao se pronunciar durante a abertura do evento, o autor da proposição falou emocionado, de sua experiência por mais de 15 anos no grupo musical religioso. “Me lembro como se fosse hoje, eu ainda criança comecei a cantar no coral e, na época, saíamos cantando em grupo pelas ruas dos bairros para que as pessoas mais pobres pudessem conhecer os hinos e saber como era um coral. É muito bom recordar esses momentos, porque cantar a Deus é louvá-lo”, ressaltou.

O parlamentar abordou ainda a importância do coral para a sociedade. “São 90 anos dedicados à adoração ao Senhor e com grande relevância na vida das pessoas e para a cultura musical paraense, além de ser um marco na igreja, porque é considerado o primeiro coral das Assembleias de Deus no Brasil. É com muita honra que como deputado, realizo essa sessão em reconhecimento ao belíssimo trabalho do coral”, elogiou.

O vice-presidente da Assembleia de Deus em Belém, pastor Nelson Cardoso também falou sobre a homenagem. “É com júbilo e alegria que festejo esse momento porque nos alegra celebrar as coisas que vêm de Deus. Foi aqui em Belém que surgiu a igreja Assembleia de Deus e, do mesmo modo, aqui também nasceu o coral. É uma honra receber desta Casa de Leis, essa homenagem dedicada ao coral”, destacou.

Cerca de 150 pessoas, representantes da denominação religiosa, prestigiaram a solenidade que contou com exibição de vídeo institucional sobre o conjunto musical e apresentações do coral. Um dos fundadores do coral, Filinésio Moreira Soares, de 96 anos, sendo 50 deles dedicados à regência do coral, falou sobre a emoção de ser regente e de fazer parte dessa história. “Me sinto muito feliz por ter recebido o dom de Deus e fazer parte dessa linda obra que é louvar através da música. Deus me deu talento para reger e compor. Só sinto alegria em fazer parte dessa história”, relatou.

TESTEMUNHO – A corista Maria José é uma das integrantes do grupo que participou da apresentação durante a sessão. Ela explicou o que a motivou a fazer parte do conjunto. “Eu tive aneurisma cerebral e por conta disso fiquei em coma por nove dias. Quando saí do estágio de coma, acordei ouvindo hino e a canção tocou a aminha alma. A partir daquele dia fiz um propósito com Deus, se eu fosse curada, iria louvá-lo no coral. E assim aconteceu para minha alegria. Estar aqui viva e com saúde é motivo de muita emoção”, conclui.

HOMENAGEM – Ao final do evento, o deputado Raimundo Santos prestou uma homenagem especial: Ao som da sanfona, seu instrumento preferido, tocou e cantou o hino “ preciso de milagres”, encantando o público presente.

Durante a Sessão Solene, foram agraciados com homenagens aos 90 anos do coral da Assembleia de Deus, recebendo certificados pelos relevantes serviços prestados na área musical, evangelística e social, as seguintes pessoas evangélicas: Pastor Samuel Câmara, Filinésio Moreira Soares, Juracy Correa Soares, Cardoso  de Ataíde, Jeremias Sousa, Moisés Oliveira do Nascimento, Manoel Bispo de Almeida, Wilton Pacífico, Maria Ignez Costa do Amaral, Lucimar Gonçalves Costa da Silva e Zenildes Souza dos Santos.

HISTÓRIA – São nove décadas dedicadas a louvores e adoração ao Senhor. A primeira apresentação aconteceu por incentivo de Julião Silva, membro da igreja e Oficial da Polícia Militar, conhecedor de música, convidou 16 irmãos a formarem um coral para cantarem no aniversário do pastor Samuel Nystrõm, no dia 09 de outubro de 1925. O grupo aceitou e cantou o Hino “Por Nossa Pátria Oramos”, sob a regência de Julião. Em 1926, o grupo passou a se chamar Conjunto Coral da Assembleia de Deus.

É considerado o primeiro Coral da denominação religiosa no Brasil, sendo referência para as igrejas da mesma congregação do Pará, do país e até na América Latina, contribuindo para a formação de vários outros grupos musicais. O sucesso das apresentações foram transformadas em obras fonográficas. São mais de dez títulos, entre LP, Cd’s e Dvd.

Por Mara Barcellos  – Ascom Alepa / Foto: Ozéas Santos

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido contra cópia!