Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Turismo

Parque Zoobotânico de Carajás reabre para visitação

Espaço conta agora com 60 novas vagas de estacionamento. Ampliação foi necessária para atender o crescente número de visitantes

O Parque Zoobotânico Vale (PZV) será reaberto para visitação neste domingo, 20/11. Após a conclusão das obras de ampliação do estacionamento e implantação de uma nova passarela para pedestres, o parque volta a receber os visitantes e a proporcionar um contato único com a natureza.

A ampliação atende ao número crescente de visitantes da unidade que abriga cerca de 270 animais da fauna amazônica. O parque registrou 96.517 visitantes em 2011. Esse número subiu para 135.895 em 2015. E, até setembro deste ano, mais de 116 mil pessoas visitaram o Parque Zoobotânico Vale, para conhecer um pouco da fauna e da flora típica do Brasil, demonstrando a importância do parque no contexto regional, como uma das principais opções de lazer do município de Parauapebas e seu entorno.

O PVZ está localizado na Serra dos Carajás, em Parauapebas, no coração da Floresta Nacional de Carajás, Unidade de Conservação Federal preservada e fiscalizada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), com o apoio da Vale.

Mantido e administrado pela mineradora, o parque conta com diversos profissionais, entre biólogo, médico veterinário, técnicos em meio ambiente, identificador botânico e tratadores. Além de espaço para visitação, onde é possível ver espécies que estão ameaçadas de extinção como a onça pintada, suçuarana, macaco-aranha-da-testa-branca e o macaco cuxiú, o parque desenvolve um programa de conservação de espécies, em cativeiro, a exemplo da ararajuba (Guaruba guarouba). Outro programa desenvolvido no PVZ é o de pesquisa botânica. Periodicamente, os técnicos do parque coletam amostras das espécies nativas da região para desenvolver todo o trabalho de catalogação das informações sobre a flora amazônica.

O Parque Zoobotânico Vale é aberto à visitação pública todos os dias, das 9h às 16h30. A entrada é gratuita.

Deixe uma resposta