Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Carajás

Parque Zoobotânico Vale em Carajás recebeu mais de 127 mil visitantes em 2016

O Parque Zoobotânico Vale funciona todos os dias da semana, de 10h às 16h. O plantel em Carajás é constituído de 260 animais, com destaque para as espécies de aves e mamíferos.

Após inauguração de recinto de répteis e da expansão do estacionamento, o Parque Zoobotânico Vale (PZV) recebeu mais de 127 mil visitantes em 2016. Localizado no coração da Floresta Nacional de Carajás, Unidade de Conservação Federal preservada e fiscalizada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), com o apoio da Vale, o parque ocupa uma área de 30 hectares na Floresta Amazônica, com cerca de 70% de sua área de floresta nativa.

Para o supervisor do PZV, Marco Pamplona, o público foi receptivo quanto às melhorias implementadas ano passado. “O recinto de répteis foi inaugurado em fevereiro. Já o estacionamento, concluímos a obra em novembro. Durante todo o ano foram mais de 127 mil visitantes. Em janeiro desse ano já registramos que mais de 18.400 pessoas estiveram no parque”.

Lá de Redenção, Deusimar de Oliveira Lima, que estava conhecendo o PZV, acompanhou Elen Maria Feitosa, que estava retornando ao espaço. Ambos estavam muito satisfeitos durante a visita. Elen avaliou que ampliação do estacionamento foi positiva. “O parque está melhor para acolher o visitante, agora com um estacionamento maior e mais estruturado”.

Para o jovem casal de Parauapebas, Jackson Galvão e Patrícia de Mendonça, o parque é uma opção de laser para a família. “Acho que está tudo bem organizado e sinalizado. Nosso filho pode brincar e nós podemos andar com tranquilidade aqui”, destacaram.

Além de espaço para visitação, onde é possível ver espécies que estão ameaçadas de extinção como a onça pintada, suçuarana, macaco-aranha-da-testa-branca e o macaco cuxiú, o parque desenvolve um programa de conservação de espécies, em cativeiro, a exemplo da ararajuba (Guaruba guarouba). Outro programa desenvolvido no PVZ é o de pesquisa botânica. Periodicamente, os técnicos do parque coletam amostras das espécies nativas da região para desenvolver todo o trabalho de catalogação das informações sobre a flora amazônica. Mantido e administrado pela Vale, o parque abriga também um orquidário e um centro de visitantes, onde são realizadas ações de educação ambiental.

Horário de funcionamento do PZV

O Parque Zoobotânico Vale funciona todos os dias da semana, de 10h às 16h. O plantel é constituído de 260 animais, com destaque para as espécies de aves e mamíferos. Entre as principais atrações do parque estão os macacos, as onças e as aves, como a Harpia (Gavião-Real) e a Arara-Azul-Grande.

Deixe uma resposta