Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Pará

Pastoral da Criança recebe apoio da Fundação Vale no Pará e Maranhão

Um projeto de promoção do desenvolvimento infantil em áreas vulneráveis, através da educação para as ações básicas de saúde, está sendo desenvolvido pela Pastoral da Criança, com apoio da Fundação Vale, em municípios do Pará e Maranhão. A parceria iniciou em 2013 e viabilizou a ampliação das ações preventivas de saúde e nutrição que já são executadas pela Pastoral.

Nos três primeiros meses da parceria em 2013, os voluntários acompanhavam 5.452 crianças. Três anos depois, com a intensificação das ações de saúde, educação, nutrição e cidadania, os dados do primeiro trimestre de 2016 apontam para a marca de 7.652 crianças, o que significa um aumento de 40% no número de atendimentos. Além de atender crianças de 0 a 6 anos, o programa também atua junto a gestantes que residem nos dois estados.

Equipes de apoio do projeto visitam, periodicamente,  as famílias acompanhadas, fornecendo orientações que sensibilizam para uma mudança de atitude em prol da qualidade de vida da população. O projeto também trabalha na mobilização de novos voluntários e atua na capacitação das pessoas envolvidas nas atividades da Pastoral da Criança.

As ações dos voluntários da Pastoral estão entre os principais programas e iniciativas que contribuíram para melhorar a saúde infantil no Brasil, nas últimas três décadas. O trabalho tem seu foco na organização da comunidade e capacitação dos líderes voluntários que ali vivem e assumem a tarefa de orientar e acompanhar entre 10 e 15 crianças vizinhas, em ações básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania, para que elas se tornem sujeitos de sua própria transformação pessoal e social.

No Pará, cinco cidades participaram das ações da Pastoral com a Fundação Vale: Canaã dos Carajás, Curionópolis, Eldorado do Carajás, Marabá e Parauapebas. Já no Maranhão o número chega a 20 cidades, beneficiando crianças de Bacabeira, São Luís, Bom Jardim, Igarapé do Meio, Monção, Pindaré Mirim, Santa Inês, Vitória do Mearim, Tufilândia, Anajatuba, Arari, Itapecuru Mirim, Miranda do Norte, Açailândia, Cidelândia, Imperatriz, Itinga do Maranhão, São Francisco do Brejão, São Pedro da Água Branca e Vila Nova dos Martírios.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido contra cópia!