Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Saúde

Prefeitura de Marabá inaugura Laboratório Central e Centro de Especialidades Médicas

Os dois prédios foram entregues no apagar das luzes do governo passado, mas só agora eles cumprirão sua finalidade

Por Eleutério Gomes – de Marabá

Após a população marabaense ter ficado seis meses sem poder dispor de exames clínicos feitos pela Secretaria Municipal de Saúde, tendo de pagar para fazê-los na rede privada, o governo municipal inaugura, no próximo dia 21, às 17 horas, o Lacem (Laboratório Central de Marabá). Antes, esse serviço era oferecido na Unidade Básica de Saúde “Pedro Cavalcante”, mas, no final de 2016, o governo passado inaugurou o prédio com alguns equipamentos, porém o laboratório não teve condições de funcionar.

O secretário municipal de Saúde, Marcone Nunes Leite, explica que, quando o novo governo assumiu, encontrou muitas pendências, que só agora foram totalmente sanadas. “A estrutura física precisava de adequações, tivemos também de fazer a rede elétrica, providenciar a instalação de rede de Internet e adquirir vários equipamentos”, detalha ele.

Essas adequações e aquisições, segundo o secretário, custaram à prefeitura R$ 150 mil, mas, agora, a população pode contar novamente com todos os exames de rotina que dão suporte aos diagnósticos médicos. “Quanto aos mais complexos, como os hormonais, por exemplo, entre outros, a prefeitura também vai oferecer, mas não no Lacem. Uma licitação será aberta em breve para contratação de laboratório”, antecipa Marcone Leite.

A partir do dia 22, portanto, 30 profissionais, entre bioquímicos e outros, estarão atendendo aos usuários da rede pública de saúde, segundo Marcone, das 7h às 17h. “Pela manhã, evidentemente, acontece a coleta de material e, no decorrer do dia, as demais atividades do Lacem”, afirma.

Indagado acerca do número de exames represados – cujos pacientes, por não terem condições financeiras ainda aguardam pelo município -, Marcone diz que são milhares, mas, informa que a vazão desses exames será rápida, pelo fato do laboratório segundo ele, ser dotado de equipamentos de última geração, “capazes de fazer centenas e até milhares de exames e emitir resultados em um dia”.

O secretário de Saúde anunciou ainda uma novidade, “que vai dar mais comodidade” ao usuário da rede: “Os resultados dos exames serão entregues pela Internet. Logo, quem tiver acesso à rede mundial não precisa se deslocar até o Bairro Laranjeiras [onde fica o Lacem] para buscar os resultados, pois receberá um login e uma senha para acessá-lo em casa”.

Centro de Especialidades

O secretário de Saúde de Marabá também anunciou a inauguração, às 17 horas do próximo dia 20, do CEM (Centro de Especialidades Médicas), outra obra cujo prédio foi inaugurado ao apagar das luzes do governo passado. Localizado na Folha 3o da Nova Marabá, vai centralizar todos os médicos especialistas da rede pública municipal de Saúde, hoje espalhados em várias UBS (Unidades Básicas de Saúde).

No CEM estarão concentradas as especialidades: endocrinologia, reumatologia, dermatologia, pediatria, nefrologia, psiquiatria, urologia, otorrinolaringologia, neurologia, angiologia, oftalmologia, ortopedia, ginecologia e cabeça e pescoço. “Estamos tentando também colocar lá um gastroenterologista e uma equipe multidisciplinar, com fonoaudiólogo, farmacêutico, psicólogo”, antecipa Marcone Leite.

O Centro de Especialidades também vai funcionar em horário integral, pela manhã e á tarde e atenderá conforme encaminhamentos do clínico da rede básica. “O médico encaminha, quando houver necessidade, e a própria UBS trata de fazer o agendamento da consulta com o especialista”, explica o secretário.

“Lá também foram necessárias algumas adaptações na estrutura e a correção de falhas na construção, mas, agora que já está tudo no lugar, o CEM cumprirá sua finalidade”, conclui Marcone Leite.

Seja o primeiro a escrever um comentário

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido contra cópia!