Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Legislativo

Presidente da Câmara Municipal de Marabá encerra o ano prestando contas da atuação do Legislativo

Na última sessão de 2017, o vereador Nonato Dourado propôs homenagem aos profissionais de Comunicação de Marabá, todo 1º de junho, quando transcorre o Dia da Imprensa
Continua depois da publicidade
Por Eleutério Gomes – de Marabá

O presidente da Câmara Municipal de Marabá (CMM), vereador Pedro Correa Lima (PTB) – Pedrinho – recebeu a Imprensa marabaense, nesta sexta-feira (15), para um café da manhã seguido de coletiva durante a qual fez um balanço da sua gestão e dos trabalhos do Legislativo no ano de 2017. Ele começou sua fala agradecendo aos jornalistas que cobrem as sessões da Câmara duas vezes por semana, levando à população o informe dos trabalhos legislativos e também pela maneira ética como esses profissionais se comportam no relacionamento com a Casa de Leis.

Pedrinho agradeceu também à Mesa Diretora e aos demais vereadores da CMM, pelo respeito e pela consideração para com ele e com os demais colegas que dirigem os trabalhos nas sessões.

Em seguida citou os números que traduzem as atividades da Casa no ano que está terminando: 2.028 matérias apreciadas, 62 sessões ordinárias, sete sessões solenes, duas sessões extraordinárias, cinco audiências públicas e 108 reuniões de trabalho.

“Obviamente que todo esse trabalho foi sempre pautado no coletivo. Muitas vezes nós temos alguns embates, aqui nesta Câmara Municipal, de alguns segmentos, mas, esta Casa, com todos os vereadores, sempre primou pela melhoria da coletividade”, destacou o presidente.

Ele lembrou que as melhorias realizadas no município são resultado do bom trabalho da gestão municipal, o qual merece reconhecimento. Mas ressaltou é preciso também que o trabalho da Câmara Municipal seja reconhecido como participante dessas conquistas: “A maioria das demandas que são resolvidas pelo Executivo perpassam pela iniciativa do Poder Legislativo. É o Poder Legislativo, através de suas matérias, através de suas proposições, que leva ao Executivo a necessidade de serviços para a população de Marabá”.

O presidente da CMM destacou que, se hoje em Marabá o prestador de serviços, o fornecedor e o servidor púbico recebem em dia “é porque aqui tem uma Câmara ativa, que não só propõe, mas também que fiscaliza o Executivo”.

“Quantos e quantos requerimentos eu vi aqui nesta Casa, de vereadores, de matérias fiscalizando, pedindo informações para o Executivo. Então, eu fico honrado e agradecido neste momento, de estar presidindo esta Casa, com o resultado desse trabalho”, observou Pedrinho.

Em seguida, ele relacionou algumas conquistas que considera relevantes, como a transmissão das sessões em tempo real pela rede social Facebook, a criação da Ouvidoria do Legislativo, para ouvir sugestões e também críticas, a criação da Comissão Especial para o Estudo da Revisão da Lei Orgânica do Município e do Regimento Interno da CMM e o fortalecimento da Escola do Legislativo, com o trabalho da Câmara Mirim.

A seguir, ele respondeu a vários questionamentos dos jornalistas, intercalando com pequenos discursos dos vereadores que acompanharam a coletiva, todos voltados às ações que conseguiram desenvolver durante o ano e também a elogios à Assessoria de Comunicação da CMM e aos repórteres que cobrem as atividades da Casa no dia a dia.

Homenagem

Após a coletiva, aconteceu a última sessão ordinária do ano, ocasião em que o vereador Nonato Dourado (PMDB), que também é radialista e âncora do programa “Barra Pesada” da RBA TV, enviou à Mesa Diretora projeto de lei instituindo que, todo dia 1º de junho, quando transcorre o Dia da Imprensa, os profissionais de Comunicação de Marabá sejam homenageados com Sessão Solene, inclusive com entrega de comendas.

Deixe uma resposta