Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Associação

Produtores rurais de Canaã dos Carajás conseguem reduzir custos em 30% com compras coletivas

Bom resultado alcançado é fruto da prática do cooperativismo e apoio da Vale

Localizada na zona rural de Canaã dos Carajás, a Vila Ouro Verde é hoje um dos principais polos de produção de alimentos do município. Na última quarta-feira, 29/11, os produtores da Vila inauguraram a nova sede da associação, que foi ampliada e reformada, com o apoio da Vale. Por meio do convênio, o grupo recebeu também um trator e equipamentos para expansão da atividade agropecuária, além de consultoria para melhorar as técnicas de cultivo e fortalecer o cooperativismo. Segundo a Associação, um dos frutos já colhidos foi a redução entre 25% a 30% dos custos dos associados na aquisição de insumos, com a realização de compras coletivas.

“De 1 a 10 eu consigo dar 10 para compras coletivas. É muito importante para gente discutir preço da semente, dos insumos, defensivos agrícolas, o que temos no mercado, o que precisamos. Isso tudo temos feito por meio das compras coletivas e isso é uma vantagem muito grande para nós”, revela o sócio-fundador da Associação dos Pequenos Produtores Rurais da Vila Ouro Verde, Rubens Sousa.

O atual presidente da Associação, Ailton Cândido, comemora os resultados, a união dos associados e o apoio recebido. “A gente sabe que é um novo tempo, um novo desafio. A gente acredita que isso vai dar bastante fruto, resultado, não apenas para os sócios, mas em toda região, porque a gente vai gerar emprego e renda”.

As ações fazem parte de conjunto de investimentos realizados pela empresa Vale no município, como a construção da Feira do Produtor, em apoio à prefeitura municipal. Os projetos são indicados pela própria comunidade dentro de plano de diálogo realizado em localidades próximas a operação da empresa.

“Nossa expectativa é que a produção cresça, que se fortaleça o associativismo, favorecendo o aumento das compras locais, a diversificação econômica e a melhoria da qualidade de vida”, diz a gerente de Relacionamento com Comunidades da Vale em Canaã, Silvia Cunha.

Compromisso

O evento contou com a presença do prefeito de Canaã, Jeová Andrade, além de representantes da Vale, secretarias municipais, Câmara de Vereadores e Sindicato de Produção Rural. Fundada no ano de 2000, a Associação, que já soma 17 anos de existência, teve seus ex-presidentes também prestigiando o evento junto com a comunidade.

Para o primeiro presidente da Associação, Valdete Couto, a seriedade dos associados é o que diferencia a entidade. “A Associação deu certo e continua dando certo, primeiro pelo compromisso dos sócios com a entidade e a união, e segundo, o benefício que a Associação, através do seu CNPJ, vem conseguindo e está dando maior sustentabilidade para o produtor rural”, revela Valdete.

Produção Rural

A Vila Ouro Verde é uma das principais áreas produtoras de alimento e leite em Canaã. São 106 hectares com plantações de milho, mandioca e frutas, além da pecuária de corte e leiteira. Os associados produzem em média 100 mil litros de leite por mês. A associação recebeu o trator há duas semanas e já foram atendidas 30 roças. O maquinário permite a redução de custos com a locação e a entrega da produção com maior agilidade e no tempo certo da colheita.

Fonte: Assessoria de Imprensa Vale

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido contra cópia!